A pré-temporada da arbitragem maranhense 2023, teve duração de três dias (6, 7 e 8) em São Luís, visando os trabalhos para o Campeonato Maranhense da Série A, que começa já esta semana e demais competições. O encontro reuniu cerca de 70 oficiais de diferentes regiões do Estado.
As atividades foram coordenadas pela Comissão Estadual de Arbitragem contando com a rica contribuição do instrutor CBF, Jailson Macêdo Freitas. Os profissionais da arbitragem passaram por testes físicos na pista de atletismo do Castelinho, treinamento prático no campo do SESI Clube Araçagi e palestras sobre as regras do jogo e suas modificações, principalmente sobre impedimento e não impedimento, no auditório da Federação Maranhense de Futebol. A jornada contou ainda com o importante trabalho da psicóloga Dra. Joyce Sales. A pré-temporada foi concluída com sucesso no final da manhã de domingo.
O presidente da CEAF-MA, Marcelo Filho, avaliou o trabalho da pré-temporada como bastante satisfatório. "Realizamos mais uma pré-temporada do nosso quadro de arbitragem buscando cada vez mais aprimorar o desempenho desses profissionais. Fico feliz com o resultado dessa preparação que já nos coloca diante do primeiro trabalho do ano que é o Campeonato Maranhense", destacou.
As instruções sobre as atualizações da regra com vídeos foi ministrada pelo instrutor CBF, o ex-árbitro Jaison Freitas. As mudanças quanto ao impedimento foi bastante explorada para que árbitros e árbitros assistentes estejam atentos nas ações que caracterizam ou não o ato de impedimento.
Os árbitros receberam reforços quanto ao preenchimento de súmula, a importância do trabalho de equipe quanto ao plano de jogo. Ao árbitro que terá sempre como meta principal o foco na partida, a concentração será determinante para a sua melhor tomada de decisão.
A pré-temporada do quadro de árbitros maranhenses contou com apoio da FMF e participação do instrutor CBF (Jailson Macêdo Freitas), integrantes da CEAF-MA, Marcelo Filho, Simas Júnior, Sílvio Eduardo, Jorge Viana, Juscelino Sousa, José Henrique, José Carlos, Raimundo Nonato Silva e Valderi Sousa Carvalho, professores Carlos Augusto e Carlos Augusto Júnior, psicóloga Dra. Joyce Sales, fisioterapeuta Dr. Ruanderson Nunes e AMAFI (Associação Maranhense de Árbitros de Futebol do Interior).
Parabenizamos e desejamos a todos muito sucesso na temporada que está se iniciando!
Nenhum comentário:
Postar um comentário