27 setembro, 2025

Senadores do Maranhão, Weverton e Eliziane no centro do escândalo do INSS

O Maranhão voltou ao centro do noticiário nacional por causa das investigações sobre o rombo bilionário no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Dois senadores maranhenses, Weverton Rocha (PDT-MA) e Eliziane Gama (PSD-MA), aparecem em situações distintas, mas que se conectam ao escândalo previdenciário e ampliam a dimensão política do caso.

Reportagem do portal Metrópoles revelou que Weverton utilizou um jatinho ligado ao lobista Antonio Carlos Camilo Antunes, o “Careca do INSS”, investigado pela Polícia Federal na Operação Sem Desconto, que apura fraudes estimadas em R$ 6 bilhões. A aeronave, registrada em nome do advogado de Antunes, teria sido usada pelo lobista em fevereiro e julho de 2024. Já o senador foi flagrado descendo do mesmo avião em setembro, em viagens entre São Luís e Brasília. O uso do jatinho está sob apuração da PF.

Em paralelo, a CPMI que investiga o rombo do INSS aprovou a convocação de Elisvane Gama, superintendente federal de Pesca no Maranhão e irmã da senadora Eliziane. Ela é suspeita de envolvimento em fraudes na emissão de carteiras de pescador, que teriam permitido acesso irregular ao seguro-defeso e gerado prejuízos milionários à União. A deputada Coronel Fernanda (PL-MT), autora do pedido, afirma que há indícios de que Elisvane sabia do esquema e possivelmente se beneficiava politicamente dele. Os episódios reforçam como a crise previdenciária ultrapassou os limites administrativos e alcançou figuras de peso da política maranhense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário