30 maio, 2022

Prefeitura de Paraibano é denunciada no MP por transportar alunos em Pau de Arara

Em pleno século XXI, no Maranhão o meio de transporte conhecido como "Pau de Arara" é ainda usado por prefeituras  no interior do estado. Um flagrante foi feito na cidade de Paraibano, em um vídeo uma moradora relata que a gestão da prefeita Vanessa Furtado estaria transportando alunos, utilizando um pequeno caminhão pau de arara.

O fato ocorre cinco anos após o lançamento do Programa Pau de Arara nunca mais, lançado em 2018 pelo Ministério Publico do Maranhão . Outro fato que chama atenção é a quantidade de licitações para aluguel de veículos, incluindo para transporte escolar .

De acordo com o Sistema de Acompanhamento Eletrônico de Contratação Pública (Sacop), do Tribunal de Contas do Estado (TCE), a empresa Locar Empreendimentos Eireli, com sede no pequeno município de São Raimundo das Mangabeiras, fechou apenas no ano de 2022, seis contratos totalizando o valor de R$ 4,5 MILHÕES. A mesma empresa vem atuando desde o ínicio da atual gestão do município.

De 2014 até 2022 foram registrados mais de 20 acidentes envolvendo transporte escolar, em que no mínimo 10 estudantes morreram ou tiveram parte do corpo mutilado. Mesmo diante dos contratos milionários realizados pela prefeitura para o transporte escolar , os alunos estão sendo transportados em pau de arara, sem sinto ou qualquer tipo de segurança.

O caso deve ser denunciado no MPF (Ministério Publico Federal) e na CGU - Controladoria Geral da União.

Via Enquanto Isso Maranhão 

Nenhum comentário:

Postar um comentário