10 maio, 2022

OPERAÇÃO TAMBAQUI: Suspeitos de fraudar benefícios previdenciários de pessoas falecidas são presos em Teresina e Caxias

Seis pessoas foram presas pela Polícia Federal na Operação Tambaqui na manhã desta terça-feira (10), suspeitas de participar de um esquema para conseguir benefícios referentes a pessoas aposentadas, como pagamentos de INSS e empréstimos consignados, usando nome de pessoas inocentes, algumas delas já falecidas. Uma pessoa segue sendo procurada.

O nome dado à operação foi motivado pelos próprios investigados. Segundo a Polícia Federal, em suas conversas interceptadas pelos agentes, os acusados nomearam os benefícios previdenciários como “Tambaqui”.

Os policiais fizeram buscas em um endereço e prenderam duas pessoas em Teresina, no Piauí. Os demais alvos, cinco pessoas foram presas e outros nove mandados de busca foram cumpridos em Caxias, no Maranhão. Duas pessoas tiveram suas contas bancárias bloqueadas.

Os nomes dos envolvidos não foram divulgados. Os investigados poderão responder pelos crimes de Organização Criminosa, Estelionato Majorado, Falsidade Ideológica e uso de Documento Falso.

Benefícios previdenciários fraudados

A operação recebeu o nome de Tambaqui, nome de um peixe de água doce que seria o termo que os membros da organização criminosa usavam para se referir aos benefícios previdenciários que conseguiam.

Segundo a Polícia Federal, foram identificados 68 benefícios previdenciários ligados aos criminosos, e 24 deles foram feitos usando o nome de pessoas falecidas. 31 deles foram comprovados e foram suspensos pela Justiça.

Ainda segundo a PF, a fraude causou um prejuízo de R$ 772 mil ao INSS. Os investigadores estimam que as fraudes causariam um prejuízo futuro superior à R$ 10 milhões. G1 PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário