20 abril, 2021

PGR questiona governadores sobre uso de verbas na pandemia

PGR pede que governadores esclareçam como usaram verbas no combate à pandemia.| Foto: José Cruz/Agência Brasil

Além de terem sido cobrados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) a apresentar informações sobre o ritmo de vacinação contra a Covid-19, todos os 27 governadores também deverão explicar o uso de verbas no enfrentamento da pandemia. Os governantes receberam ofícios da PGR após a instalação da CPI da Covid no Senado, que vai investigar a atuação e possíveis omissões do governo Jair Bolsonaro na crise sanitária.

Foram requisitados esclarecimentos complementares depois que uma primeira leva de informações foi considerada "insuficiente" ou "incompleta" pela Câmara de Direitos Sociais e Fiscalização de Atos Administrativos em Geral do Ministério Público Federal. Nos documentos, a subprocuradora-geral da República Lindôra Araújo envia perguntas relacionadas, por exemplo, ao fechamento de hospitais de campanha montados para tratar pacientes com Covid-19 e aos gastos com insumos e equipamentos das estruturas desativadas.

Lindôra também pede esclarecimentos sobre o uso de repasses federais, na linha das acusações feitas por Bolsonaro que, em guerra com governadores e prefeitos desde o início da pandemia, levantou desconfiança sobre supostos desvios de recursos da Saúde. No final de fevereiro, o presidente publicou nas redes sociais uma lista com valores enviados pela União para cada Estado em 2020.

Gazeta do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário