01 fevereiro, 2013

Delegacia Federal do MDA implanta biblioteca rural na comunidade Morada Nova, no município de São José dos Basílios - MA

Por: Mendes Junior
Ascom DFDA/MDA 
No último dia 21, domingo, a equipe técnica da DFDA-MA, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), composta pelo Delegado Federal, Ney Jefferson Teixeira e a assistente técnico Antonia Araújo – coordenadora do Programa Arca das Letras no estado, fizeram a entrega de uma biblioteca rural com acervo de 200 livros, na comunidade Morada Nova, no município de São José dos Basílios, onde a equipe da DFDA foi recebida calorosamente pela população local com cânticos festivos para comemorar o evento, e, ainda fizeram a exposição de alguns produtos da agricultura familiar, advindos do extrativismo vegetal, gerados a partir do coco babaçu, como: azeite, óleo e sabão.
Arca das Letras
Programa tem como objetivo estimular o hábito da leitura nas comunidades rurais do país e beneficiar famílias do campo formadas por agricultores familiares, assentados da reforma agrária, comunidades de pescadores, remanescentes de quilombos, indígenas e populações ribeirinhas. O Maranhão conta hoje com 440 bibliotecas implantadas e em pleno funcionamento, em mais de 91 municípios do estado.
A coordenadora estadual do Arca das Letras Antonia Araújo falou acerca dos benefícios do programa para as comunidades rurais do estado. “No nosso estado há ainda uma deficiência muito grande no quesito da leitura, e o programa é feito com intuito de incentivar esse hábito, principalmente na zona rural, onde há os maiores índices de deficiência na leitura”, destacou.
Durante o evento a comunidade recebeu esclarecimentos acerca do funcionamento do Programa Arca das Letras, logo após a comunidade participou da montagem da biblioteca juntamente com a coordenadora estadual do programa, Antonia Araújo que instruiu passo a passo no processo de organização e conservação do acervo.
O delegado federal Ney Jefferson Teixeira, também palestrou à comunidade, dando esclarecimento acerca do Selo de Identificação e Participação da Agricultura Familiar (Sipaf), da importância e dos benefícios que podem ser gerados para o agricultor familiar com a certificação do que produzido por eles. Enfatizou que mais de 70% dos alimentos consumidos na mesa dos brasileiros advêm da agricultura familiar e selo vem cumprir um papel social, valorizando a mão de obra do agricultor na produção desses alimentos, identificando-os e agregando essa função social em estimular aos consumidores na aquisição desses produtos favorecendo o agricultor, com uma maior comercialização.
SIPAF
O Selo de Identificação da Participação da Agricultura Familiar pretende identificar os produtos que tenham em sua composição a participação majoritária da agricultura familiar e dar visibilidade a empresas e aos empreendimentos da agricultura familiar que promovem a inclusão econômica e social dos agricultores, gerando mais empregos e renda no campo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário