27 abril, 2011

Assembleia vai deflagrar campanha para reduzir acidentes de motos




A Assembleia Legislativa – por meio da Comissão de Saúde - vai deflagrar, nos próximos dias, uma grande campanha institucional, envolvendo órgãos federais, estaduais e municipais, para coibir o número crescente e alarmante de acidentes de motocicletas registrados no Maranhão.

O assunto foi tratado na manhã desta quarta-feira (27), quando os membros da Comissão, Dr. Pádua (PP) [presidente], Antonio Pereira (DEM), Valéria Macêdo (PDT), Marcelo Tavares (PSB) e Vianey Bringel (PMDB) estiveram reunidos.

Serão convidados a participar da campanha os representantes do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), do Governo do Estado, da Prefeitura de São Luís, do Tribunal de Justiça, do Ministério Público Estadual, do Ministério Público Federal e autoridades ligadas a todos os municípios do Maranhão.

Para doutor Pádua, a campanha é importante porque nos últimos dez anos houve um aumento de mais de 740% no número de acidentes de moto no Maranhão, que hoje se coloca em primeiro lugar nesta estatística. “Temos que mudar esta triste realidade que mata, mutila as pessoas e onera a previdência social e o sistema de saúde”, afirmou.

Da mesma opinião compartilha a deputada Valéria Macedo (PDT). Segundo ela, o número de acidentes de moto registrados na região Tocantina passa de 40%, principalmente na cidade de Imperatriz. “O poder aquisitivo melhorou e as pessoas compraram motos. Mas, junto com isso vieram as mortes, mutilações e outros problemas”, disse.

A deputada lamenta que a estrutura de saúde pública ainda não é suficiente para atender estes casos, pois faltam leitos de UTI, profissionais especializados. Para amenizar o problema, Valéria sugere a instalação de Ciretrans [Circunscrição Regional de Trânsito] nos principais municípios, para fiscalizar o porte da CNH, o uso de capacete e o cumprimento da lei seca.


Agência Assembleia

Nenhum comentário:

Postar um comentário