22 novembro, 2021

“Ninguém acredita que sou vereador”, conta parlamentar que sofreu racismo em hospital de São Luís

O vereador de São Luís, Eni Ribeiro, do Coletivo Nós, relatou ter passado por uma situação de racismo durante uma visita ao Hospital da Criança, enquanto cumpria a agenda oficial. O episódio aconteceu na última terça-feira (16), em pleno Mês da Consciência Negra.

De acordo com o relato, Eni Ribeiro tinha reunião marcada com a diretora do hospital, Luciane Duailibe, mas foi impedido de entrar no local pelo segurança, que não acreditou que era vereador. Segundo a assessoria, ele ainda foi ridicularizado pelo vigilante: “ele [o segurança] ainda ficou fazendo piada do tipo ‘tu? Vereador? Tu pode ser vereador lá na tua cidade, mas aqui não’. E ficava rindo e falando para os outros lá, com deboche: ‘olha esse aí querendo dizer que é vereador’”.

Apesar do acontecido, o vereador decidiu por não entrar com ação contra o segurança. “O segurança é também negro e classe trabalhadora. Então ele processando não muda nada em relação ao racismo”, se posicionou a assessoria.

Confira a nota emitida pelo Coletivo Nós:

Quando falamos que existe uma estrutura racista, estamos falando que nossa sociedade se moldou para negar até a vida política ao povo preto, indígena, favelado, da zona rural e pertencentes a grupos ‘minoritários’ .

Ontem passei por mais um episódio de racismo enquanto cumpria uma agenda oficial como co-vereador legítimo e eleito pelo @sounos.sl. Eu aprendi bem cedo que, independente do lugar que eu ocupe, meu ponto de partida sempre será o mesmo, e serei julgado por isso…

Não vou mudar o meu cabelo, nem me embranquecer, não irei negar a minha origem periférica, para poder entrar em padrões estabelecidos por quem sequer me reconheceu.

Reaja ao racismo ou serás morto!
Reaja ao racismo ou serás morta!”

Portal  Guará

Nenhum comentário:

Postar um comentário