O vice-governador Carlos Brandão deu continuidade, nesta terça-feira (13), à entrega de cartões aos participantes do Maranhão Verde Pró-Campo, programa de apoio à conservação, recuperação ambiental e elevação de renda da população em situação de extrema pobreza. Desta vez, os beneficiários foram em Palmeirândia e Penalva.
Depois de iniciar a ação em Pinheiro e também levar para a cidade de Santa Helena, no último dia 9, Brandão comentou sobre a importância da iniciativa para gerar emprego e renda, além de favorecer a preservação ambiental.
“A gente paga uma bolsa no valor de R$ 300,00 durante dois anos para que essas pessoas possam fazer uma recuperação ambiental. Serão dadas palestras, as pessoas serão capacitadas, e elas vão exercer um papel muito importante para o meio ambiente: resgatar áreas degradadas, preservar as matas ciliares e produzir, inclusive, mudas, para que sejam repovoadas as áreas degradadas”, comentou o vice-governador.
Para o prefeito de Palmeirândia, Edilson da Alvorada, a parceria entre prefeitura e governo estadual tem colocado o município no caminho de desenvolvimento. A cidade deve receber ainda outras ações, como ampliação do sistema de abastecimento de água, programa Mais Asfalto, entre outros.
“Para nós é muito gratificante saber que as coisas começam a acontecer em Palmeirândia. A gente percebe o tanto que está no caminho certo e está avançando”, afirma.
O secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais, Diego Rolim, considera que o programa idealizado pelo governador Flávio Dino está sendo crucial para a geração de renda, conscientização e preservação ambiental.
“Está sendo crucial essa iniciativa para as cem famílias beneficiadas. Com grande emoção, com grande animação que nós aqui entregamos todos esses cartões aos beneficiários, para possamos galgar juntos para o desenvolvimento do meio ambiente em nosso estado”, disse Rolim.
“Estou me sentindo feliz demais de estar aqui participando dessa comemoração. Agradeço ao Edilson, da prefeitura de Palmeirândia.”
A também lavradora Raimunda Nonata, entre o vice-governador e o prefeito Edilson, manifestou gratidão aos gestores e afirmou que o programa não poderia ter chegado em melhor hora.
“Eu agradeço muito a vocês por estarem fazendo essa maravilhosa obra. Para mim é uma gratificação muito grande. Está chegando numa boa hora, principalmente para mim que vivo da roça, vivo da minha plantação de verduras, que planto em casa e vendo.”
Penalva
Na segunda agenda de Carlos Brandão, em Penalva, o prefeito Ronildo Campos comentou sobre o Maranhão Verde Pró-Campo.
“É um programa que vai trabalhar a conscientização ambiental, reflorestamento das nossas matas ciliares, mas também traz renda para as famílias, uma bolsa de R$ 300 para cada beneficiário, e isso vai ajudar muito as famílias.”
O município ainda recebeu dez motores para canoa de pesca artesanal, além de assinatura para liberação da plataforma de acesso ao Maratoninha Maker – programa de capacitação na área de robótica voltado para alunos do ensino fundamental 2.
Participaram da agenda em Palmeirândia, com Carlos Brandão, o prefeito Edilson da Alvorada; a primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social, Patrícia Santos; o vice-prefeito Lúcio Henrique; o secretário-chefe da Casa Civil, Marcelo Tavares; o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais, Diego Rolim; o deputado federal André Fufuca; o prefeito de Bequimão, Joao Martins; a prefeita de Olinda Nova, Conceição Cutrim; a secretária adjunta de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), Lucyana Genésio; e o ex-deputado Zé Genésio. Em Penalva, além de Brandão, Rolim e o deputado Fufufa, participaram o prefeito Ronildo Campos e a assessora técnica da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Gabriela Rodrigues.
Nenhum comentário:
Postar um comentário