09 fevereiro, 2012

Operação no trânsito apreende veículos em Grajaú


Com o objetivo de coibir infrações administrativas e crimes cometidos no trânsito, o Ministério Público do Maranhão, por meio da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Grajaú, deu início, na semana passada, à operação Encarrilha. A ação contou com a participação de policiais civis e militares, além de guardas e agentes de trânsito do município.

A operação foi deflagrada por meio de blitzen em pontos estratégicos do município de Grajáu (a 555km da capital).

À noite, o pátio da Delegacia de Polícia já estava lotado, com vários veículos automotores apreendidos, especialmente motocicletas, a maioria em razão dos motoristas as conduzirem sem habilitação, fato definido como crime no art. 309 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).


Proteção

No início do ano, a Promotoria de Justiça lançou uma campanha para alertar a comunidade sobre o elevado número de acidentes de trânsito envolvendo motocicletas. A ideia era ressaltar a importância do uso do capacete.

Segundo o promotor de Justiça Carlos Róstão, da Comarca de Grajaú, a campanha, que envolveu vários segmentos, inclusive, os moto-taxistas, surtiu efeito de forma célere. “Em pouco tempo, mudou a postura dos motociclistas, que passaram a utilizar os dois capacetes conforme determina do Código de Trânsito”, disse.

No entanto, o promotor de Justiça afirma que uma minoria continuou a descumprir a lei, transportando passageiros, inclusive crianças, sem o indispensável acessório de proteção, o que coloca em risco a vida e a integridade física do passageiro ou carona. Por isso, foi necessária uma nova operação.

MP

Nenhum comentário:

Postar um comentário