25 fevereiro, 2012

INFORMAÇÃO: UMA FERRAMENTA DO POLICIAMENTO COMUNITÁRIO


Por conta do dilúvio, Noé utilizou-se um uma pomba para obter informações essências para manter os ocupantes da arca com vida: “Ao entardecer, quando a pomba voltou, trouxe em seu bico uma folha nova de oliveira. Noé então ficou sabendo que as água tinham diminuído sobre a terra” Gênesis 8.11. Este relato demonstra com propriedade a importância da informação nas atividades desenvolvidas pelo ser humano. No policimento comunitário não é diferente. A obtenção de informações dos cidadãos sobre os crimes e os criminosos é um instrumento de fundamental importância para a atividade de polícia. Vamos citar três exemplos dessa ferramenta tão valiosa.

Caso 1 Apreensão de um Fuzil Alemão na Vila Dantas: Após vários assaltos cometidos por dois infratores na zona rural, recebemos a informação da comunidade que na Vila Dantas, encontrava-se um homem de posse e uma arma de grosso calibre, momento em que montamos uma operação e apreendemos 8 kg de maconha, um revolver calibre 38, o homicida, um fuzil.556 Alemão, uma motocicleta roubada e vários objetos produto de roubo;

Caso 2 Apreensão de 47 pedras de crack : Foi através de ampla divulgação na imprensa na TV Jitirana, sobre a expansão do crack em Barra do Corda, que as pessoas passaram a informar as polícias os pontos de comercialização de entorpecentes na cidade, uma semana depois foi apreendido 16 papelotes de maconha e 47 pedras de crack na cidade;

Caso 3 Assaltantes no Carnaval: Após cometerem vários assaltos no carnaval, três infratores foram presos graças a atitude do cidadão que decorou a placa do veículo que era utilizada pelos bandidos repassando a polícia civil. Esta por sua vez, através Rede de Integração Nacional de Informações de Segurança Pública, Justiça e Fiscalização - REDE INFOSEG, localizou o endereço de um dos envolvidos culminando com a prisão dos delinquentes. Com essa atitude, o cidadão contribuiu para tirar de circulação os bandidos que possuíam um vasto histórico de crimes.
Ver-se, portanto, que a informação é uma ferramenta do policiamento comunitário. Este por sua vez, só se concretiza quando existe um vínculo sólido de confiança entre a comunidade e a polícia. O controle do crime ganha outra configuração. O cidadão, os órgãos policiais, as organizações não governamentais, o poder público, a comunidade de negócio e a mídia passam a serem parceiros na transformação proativa da segurança pública, visando à melhoria da qualidade de vida de todos.

Capitão Valtermar Pinto Ribeiro- Comandante da 1ª Companhia, Multiplicador de Policiamento Comunitário, Especialista em Direitos Humanos (DF), Orientador de Formação de Conselhos Comunitários de Segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário