18 julho, 2022

Escândalo nacional do orçamento secreto pode implodir campanha de Weverton

Weverton e o escândalo do orçamento secreto. Foto: Reprodução

A já combalida pré-campanha do senador Weverton (PDT) ao governo do Estado sofreu um duro golpe nos últimos dias: as revelações da imprensa nacional sobre a existência de um mega esquema de desvio de verbas públicas no Maranhão, por meio de emendas parlamentares do Orçamento Secreto. No centro do escândalo, o pedetista vê suas pretensões políticas implodirem.

Desde que a Revista Piauí revelou o esquema, Weverton se mantém em silêncio, mas seu braço direito e coordenador da sua campanha, o prefeito de Igarapé Grande Erlanio Xavier, acusou o golpe com uma nota à imprensa que não explica como o município se tornou o início do escândalo.

Diante dos relatos feitos pela reportagem, que atingem em cheio uma dezena de prefeitos aliados de Weverton, o clima dentro da campanha pedetista é de pessimismo e desânimo. A conta é a de que quando a eleição começar, de fato, o assunto virá ainda mais à tona, e o senador ainda não tem uma explicação plausível para o envolvimento do seu nome e de aliados fortes, como o deputado federal Josimar de Maranhãozinho (PL) e o senador Roberto Rocha (PTB).

Os próprios atos de Weverton durante a pré-campanha tiveram um declínio nos últimos 15 dias. De eventos grandiosos, com túneis futuristas e caravanas de ônibus de várias cidades, a cena comum agora é ver o senador reunido em varandas e quintais de apoiadores seus nos municípios.

A conta que os pedetistas fazem é a de que o escândalo do Orçamento Secreto atingiu em cheio a pré-campanha de Weverton. E que a segunda posição nas pesquisas estaria fortemente ameaçada, com Lahesio Bonfim (PSC) podendo ir ao segundo turno contra Carlos Brandão (PSB).

Talvez seja por isso que o próprio Weverton, em entrevista à TV Mirante, tenha admitido que pode não ir para o segundo turno. Outro sintoma do declínio da pré-candidatura pedetista é o sumiço da divulgação das pesquisas. Até mês passado, de 15 em 15 dias, eles estavam divulgando levantamentos dando o senador em primeiro lugar.

O fato é que o escândalo do Orçamento Secreto ainda vai render. E, consequentemente, prejudicar a combalida pré-candidatura de Weverton Rocha.

Do Jorge Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário