22 julho, 2022

MDB e Roseana confirmam apoio a Brandão

O MDB confirmou ontem em convenção o já prenunciado apoio à candidatura do governador Carlos Brandão à reeleição, e foi além, ao decidir, em votação, que a coligação com o PSB envolve toda a chapa, incluindo a candidatura do ex-governador Flávio Dino ao Senado. Por conta da insatisfação de alguns setores do partido, o apoio a Flávio Dino não foi declarado, mas terá de ser oficializado na ata da convenção. Com a decisão, tomada em votação com o aval da esmagadora maioria dos delegados do partido de todo o estado, o MDB consolidou sua decisão de participar das eleições apenas no plano proporcional, com chapas de candidatos a deputado federal e à Assembleia Legislativa. A reunião partidária, que teve momentos de tensão provocados pelo deputado federal Hildo Rocha, contrário à coligação com o PSB, foi comandada pela ex-governadora Roseana Sarney, que oficializou sua candidatura na chapa de 19 candidatos à Câmara Federal, e chancelou a relação de 31 candidatos emedebistas à Assembleia Legislativa. Tão logo teve confirmado a coligação do MDB com o PSB em torno da sua candidatura à reeleição, o governador Carlos Brandão (PSB) foi à convenção emedebista agradecer a aliança.

A coligação MDB/PSB aprovada na convenção emedebista não foi uma costura fácil. Ela foi o resultado de semanas de conversas, com alas do partido, ligadas ao ex-senador Edison Lobão e ao deputado federal Hildo Rocha resistindo à proposta de apoio à chapa do PSB, principalmente a candidatura do ex-governador Flávio Dino ao Senado. Na votação de ontem, a cédula continha pergunta sobre essa aliança. A esmagadora maioria, cerca de 90% dos delegados, vindos de todas as regiões do estado, aprovou a coligação majoritária, que pelas regras eleitorais tem de incluir governador e senador. Realizada a partir das 14 horas, a convenção foi iniciada com a decisão da cúpula emedebista já tomada de colocar em votação a proposta de aliança integral com o PSB.

A escolha do MDB, feita de forma aberta e democrática, foi uma vitória das forças que querem um partido mais arejado e mais aberto ao diálogo com as demais correntes políticas do estado, e uma derrota para os grupos que tentaram levar o MDB para a seara bolsonarista, apoiando a candidatura do senador Roberto Rocha (PTB) à reeleição. Tanto que, inconformado com a tendência favorável à coligação com a legenda socialista, incluindo o apoio à candidatura do ex-governador Flávio Dino ao Senado, o deputado federal Hildo Rocha protestou, criou um forte tumulto na convenção, chegou a quebrar uma das urnas de papel, tendo sido contido por dura intervenção do deputado estadual Roberto Costa, um dos mais ativos líderes do MDB e favorável à aliança com o PSB.

Com a decisão, o MDB optou pelo caminho mais próximo à sua realidade política, em que pesem as diferenças que mantém com o governador Carlos Brandão. Desde o início das articulações, a cúpula emedebista descartou aliar o partido à candidatura do senador Weverton Rocha (PDT), com quem as diferenças são muito mais profundas não deu importância à candidatura do ex-prefeito Edivaldo Jr., apesar da proximidade com a cúpula do PSD com o comando emedebista, e nem admitiu a possibilidade de vir a apoiar o candidato do PSC, Lahesio Bonfim, mesmo sendo o presidente do partido, deputado Aluísio Mendes, próximo também do comando emedebista. Desde o início, Carlos Brandão foi a opção provável e possível. A começar pelo fato de que ele tem suas raízes políticas na seara sarneysista, no grupo liderado pelo ex-governador José Reinaldo Tavares.

No final da convenção, a agora candidata a deputada federal Roseana Sarney fez um discurso forte de apoio ao projeto de reeleição do governador Carlos Brandão, destacando sua trajetória de atuação e correção políticas. Evitou tocar na situação relacionada com a vaga no Senado, indicando que a pendência será resolvida sem maiores problemas.  Presente à convenção, Carlos Brandão agradeceu o apoio: “Esse é um momento histórico. Minha gratidão a todos vocês que fazem o MDB. Nosso estado continuará crescendo e o MDB fará parte dessa nova página que está sendo escrita”. ReporterTempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário