21 junho, 2022

ASSISTA: Assaltante que matou PM no Piauí é morto dentro de banco no interior do Maranhão

O presidiário Nilton César Silva Aguiar, de 43 anos, que estava foragido de um presídio do Piauí desde o mês de abril, morreu durante uma tentativa de assalto à agência do Banco Sicoob, na cidade de São Mateus, a 200 km de São Luís.

A ação criminosa ocorreu na manhã desta segunda-feira (20), às 11h16. O criminoso trocou tiros com um vigilante, fui atingido no pescoço e morreu ao tentar fugir.

O criminoso acessou a agência bancária se passando por cliente, utilizando um placa de metal na perna esquerda, a fim de facilitar sua entrada com uma arma de fogo, sem precisar passar pela porta giratória, que possui sistema de bloqueio com detector de metais.

Em pouco tempo, ele deixou o local onde estava sendo atendido e correu em direção ao vigilantes com uma arma em punho. O profissional reagiu e conseguiu efetuar um disparo no pescoço de Nilton César que, mesmo ferido, conseguiu atingir o vigilante com um tiro, mas sem gravidade.

Outros dois suspeitos, que acompanhavam o criminoso, conseguiram se evadir antes da chegada da Polícia Militar.

Equipes do 23º BPM de São Mateus, sob o comando do major Hamilton , isolaram a área e acionaram o serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para socorrer o vigilante.

No local, foram apreendidos dois revólveres calibre .38, um do bandido e outro do vigilante, além de 12 munições, sendo duas intactas no revólver do vigilante. O material foi apresentado na delegacia de Polícia Civil de São Luís.

Nilton César matou um PM no Piauí

No dia 23 de novembro de 2015, Nilton César, na companhia de outro criminoso, abordaram o PM Erisvan Mesquita Silva, que conduzia uma motocicleta, e transportava a quantia de R$ 39 mil, em um semáforo no cruzamento da Avenida Barão de Gurguéia com a Gil Martins, no bairro Tabuleta, em Teresina.

Nilton estava na garapa da moto e desceu apontando a arma para a vítima, que reagiu e trocou tiros com o criminoso. Atingido, o policial foi socorrido, mas morreu no Hospital de Urgência de Teresina (HUT).

Condenação e fuga do presídio

No dia 8 de março de 2017, a juíza Junia Maria Ferreira Bezerra Fialho, da 4ª Vara Criminal da Comarca de Teresina, condenou Nilton César, vulgo ‘César do Queijo’, a 26 anos e 3 meses de reclusão em regime fechado.

O criminoso fugiu da Casa de Custódia de Teresina no último dia 5 de abril deste ano. (Da redação com informações do jornalista Gilberto Lima)


Nenhum comentário:

Postar um comentário