02 dezembro, 2011

Deputado Dutra pede que Diretório Nacional do PT intermedie saída do partido do governo Roseana

O deputado federal Domingos Dutra (PT-MA) defendeu nesta quinta-feira (1º) a saída do Partido dos Trabalhadores do governo Roseana Sarney, por ser um governo impopular e que não fala com a sociedade.

O parlamentar solicitou, no Plenário da Câmara, ao Diretório Nacional que intermedie com a banda do PT que está no governo Roseana, para que o partido deixe o governo estadual. Não tem mais sentido essa parte do PT ficar num governo que é impopular, não fala com os movimentos sociais, não tem diálogo com a Igreja e que a CUT, a FETRAF, a FETAEMA, os trabalhadores rurais, todos são contra, disse o parlamentar.

Domingos Dutra ressaltou que o governo Roseana não fala com a sociedade e só beneficia os poderosos. É um governo que só beneficia uma minoria e isso vai contra à lógica do PT. Denunciou também que é um governo que massacra os trabalhadores rurais, que desrespeita os negros e quilombolas, que persegue os índios.

Diante dessa posição, o deputado disse que o melhor caminho que deve ser tomado é o PT sair do governo. O vice-governador (Washington Luiz/PT) já conseguiu seu objetivo, que era ter um mandato sem ter voto. O que ele queria, já conseguiu. Se a governadora adoecer, ou renunciar ou, ainda, concorrer a outro cargo, ele assume.

O deputado Domingos Dutra justificou o porquê dessa sua sugestão, lembrando que as eleições de 2010 foram traumáticas para o PT do Maranhão.

Nós vencemos o Encontro Estadual do partido, por dois votos, numa votação aberta, nominal, filmada, fotografada, testemunhada pelo Diretório Nacional para apoiar o Deputado Flávio Dino, do PCdoB, partido aliado do PT desde 1989, na primeira eleição presidencial. Ocorre que o Presidente do Senado constrangeu e pressionou o presidente Lula, que influenciou o Diretório Nacional a intervir na decisão, fazendo com que o PT do Maranhão se coligasse com a atual governadora.

Domingos Dutra lembrou que por conta da decisão do Diretório Nacional ele e o líder camponês Manoel da Conceição fizeram greve de fome durante dez dias no plenário desta Câmara. O nosso objetivo era anular aquela intervenção autoritária.

Depois de dez dias foi feito um acordo com a Direção Nacional do PT, que permitiu que Domingos Dutra e outros petistas fizessem campanha para o Flávio Dino e não fôssemos obrigados a fazer campanha para uma oligarquia que há mais de 40 anos infelicita o Maranhão.

O deputado informou, ainda, que naquela época, a governadora Roseana prometeu o céu para os petistas que lhe aderiram. Passados dois anos dessa infeliz aliança, o PT do Maranhão, ligado ao Governo do Estado está desmoralizado, denunciou o parlamentar.

Segundo ele, as secretárias de Educação e a de Assistência Social que foram dadas ao partido, foram tomadas, e o vice-governador está desmoralizado. A última da governadora foi essa sua posição com relação à greve dos policiais.

Garrone

Nenhum comentário:

Postar um comentário