18 outubro, 2010

Suspeito da morte de Bertim é assassinado

O ex-PM Silvio César de Jesus Pinheiro, 37 anos, foi assassinado a tiros no início da tarde deste domingo (17), no bairro do Coroadinho. Segundo testemunhas, ele estava em um campo de futebol quando foi surpreendido por dois homens em uma moto. Um deles disparou vários tiros contra o ex-policial, que morreu no local.
A polícia trabalha com a hipótese de queima de arquivo, pois a vítima estaria envolvida na morte do prefeito de Presidente Vargas, Raimundo Bartolomeu Aguiar, o Bertim. Crime ocorrido em 6 de março de 2007, por volta das 23h, na BR-222, entre os povoados Cigana e Leite, em Itapecuru-Mirim.
Silvio César acabou citado no inquérito policial reaberto durante a gestão do secretário de Estado da Segurança, Raimundo Cutrim. O ex-policial, ainda, chegou a ser preso, mas foi liberado pela Justiça.

Antônio de Jesus Sousa Gomes, conhecido como Louro, também, acusado de participar do assassinato do prefeito Bertim, foi preso e liberado em abril deste ano, por determinação do juiz Rômulo Lago, da 2ª Vara da Comarca de Itapecuru-Mirim.
Durante depoimento à polícia, Louro narrou detalhes do crime. Disse que no dia do crime dirigia o Gol branco, com o cabo Paulo Sérgio. O ex-policial Sílvio Pinheiro, Flávio dos Santos Pereira e Carlos Eduardo seguiram o carro do então prefeito Raimundo Bartolomeu Aguiar desde o retorno do Tirirical até Entroncamento, que dá acesso a Itapecuru-Mirim.
Contou, ainda, que o prefeito estacionou o carro e desceu para fazer um lanche com Pedro Pote, tendo ele e os comparsas ficado à espera. Quando o prefeito seguiu viagem, foi novamente monitorado. Em determinado ponto, no povoado Leite, o bando acionou do carro os faróis e pediu ultrapassagem. Com os carros já emparelhados, o cabo Paulo Sérgio dos Santos começou a disparar, tendo o carro do prefeito perdido o controle.
O grupo desceu do carro e atirou novamente no prefeito, ferindo também o secretário. Segundo o depoimento de Louro, o cabo Paulo Sérgio foi quem deu o tiro que matou Bertim. O policial teria dito "fizemos os dois", referindo-se ao assassinato das vítimas. Após o crime, o Gol usado na execução foi deixado na Churrascaria Africanos.
Conforme o depoimento de Louro, a morte de Bertim teria custado R$ 50 mil, valor a ser dividido entre cinco pessoas. O homem identificado como Raimundo, segundo ele, que está foragido, seria o mandante do assassinato do prefeito. A motivação do crime seria uma dívida de Bertim com Raimundo.
Três pessoas envolvidas no assassinato de Bertim, já tinham morrido. Carlos Eduardo e o ex-policial Flávio dos Santos Pereira foram executados e desovados, respectivamente, nas praias de Panaquatira e Boa Viagem. Uma terceira pessoa, André Inácio dos Santos Pereira, primo de Flávio Pereira, que não teria participação no crime, mas que sabia de toda a trama, ainda chegou a prestar depoimento, mas morreu atropelado. E agora o ex-policial Silvio César de Jesus Pinheiro, é a nova vítima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário