01 março, 2024

Idosa de 77 anos é presa injustamente no interior do Maranhão acusada de tráfico de drogas; sobrinha morreu

Idosa presa injustamente.

Depois de passar um dia dentro de uma cela em Bacabal, uma idosa de 77 anos presa por um crime que não cometeu tenta lidar com as marcas de um erro. Francisca Alves Feitosa dos Santos voltou para casa na zona rural de Bacabal nesta quarta-feira (28) após deixar a cadeia. A idosa foi presa na terça-feira (27) em cumprimento de mandado de prisão por tráfico de drogas ocorrido em Porto Velho, em Rondônia, em agosto de 2020.

Moradora do povoado Aldeia do Odino há mais de 50 anos, Francisca trabalha na roça e num primeiro momento pensou que tudo se tratava de uma brincadeira da família. No entanto, infelizmente, a situação era real. “Eu cheguei do serviço (roça) e eles falaram que eu estava presa. Me botaram lá no chão como uma cachorra, mas nunca matei, roubei ninguém. Me levaram presa sem eu nem saber a razão. Fiquei esse tempo todo sem comer, sem botar um caroço de arroz ou de feijão na boca. Eu sempre trabalhei, não devo nada, mas fui presa”, desabafou.

Acontece que dona Francisca nunca esteve em outro estado. Por meio de advogado, a família conseguiu provar o equívoco da Justiça de Rondônia e a prisão acabou sendo revogada durante audiência de custódia em Bacabal. O advogado disse que tudo começou quando um homem chamado Diego Alves foi preso transportando tabletes de cocaína, em Rondônia. Este homem foi julgado e condenado a 5 anos e 8 meses de prisão pelo crime de tráfico de drogas em decisão da 1ª Vara Criminal de Porto Velho.

No entanto, ao invés de registrar os dados pessoais do condenado no sistema do Banco Nacional de Mandado de Prisão, acabou sendo inserido as informações de Dona Francisca, moradora de Bacabal, no Maranhão. “Quando tivemos acesso ao processo vimos que a situação era muito mais bizarra do que parecia. Um homem chamado Diego Alves foi preso transportando tabletes de cocaína, em Rondônia, e foi até condenado. Mas aí que vem o mistério, alguém inseriu os dados da dona Francisca no banco nacional de mandados de prisão”, explicou.

A soltura da idosa só foi possível, porque a defesa demonstrou que ela não respondia a qualquer processo em Rondônia, que não possuía carteira de habilitação e sequer sabia dirigir, além de ter sido apresentada uma foto do verdadeiro culpado pelo crime descrito no processo. Mas, apesar de ter sido colocada em liberdade, a prisão de dona Francisca abalou toda a família. Segundo o advogado, uma sobrinha dela ficou bastante nervosa com a prisão da idosa, teve um infarto e veio a falecer. O advogado de defesa afirmou que após o período de luto da família, vai encaminhar uma ação reparadora pelos danos causados pelo processo.

Confira a reportagem da TV Difusora de Bacabal:
Do Portal Difusora ON.

Nenhum comentário:

Postar um comentário