29 maio, 2023

Rede Estadual nas Universidades: investir para democratizar!


Por Felipe Camarão

“[…] você vai atrás desse diploma, com a fúria da beleza do sol, faz isso por nós. Faz essa por nós! Te vejo no pódio”, o trecho adicional ao final da letra de ‘Amarelo’ – música do mestre Emicida – é carregado da força do poder transformador que a educação pode proporcionar ao ser humano. O ‘pódio’, a vitória é um lugar mais alto que todos e todas almejam alcançar em suas vidas com a realização do sonho de uma Graduação. E a garantia de oportunidades a todos os maranhenses, por meio da oferta de uma educação pública de qualidade, é uma das premissas do Governo de Carlos Brandão. E que satisfação poder comprovar que todo o trabalho realizado tem surtido efeito e nossos resultados positivos têm sido alcançados.

Recentemente, a Pró-reitoria de Graduação da Universidade Estadual do Maranhão (PROG-UEMA) divulgou dados que traçam o perfil socioeconômico dos estudantes aprovados no Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES), que apontam que, do total de 23 mil novos universitários ingressantes em 2023, 79,20% dos matriculados são oriundos de escolas públicas, formados pelos bancos das nossas comunidades escolares que alcançaram o sonho de cursar o Ensino Superior.

Esses jovens – de todos os cantos do Maranhão – são frutos de políticas públicas educacionais bem empregadas e voltadas para que cada vez mais estudantes adentrem as universidades e possam continuar sua jornada de conhecimentos e melhoria da qualidade de suas vidas.

Esse percentual de quase 80% em matrículas na UEMA é parte de uma ascendente registrada pela PROG-UEMA nos últimos cinco anos. Desde 2016, a porcentagem de estudantes da Rede Pública Estadual presentes na Universidade Estadual só alavanca para além dos 75%, e – mesmo em 2020, ano pelo qual passamos pelo maior período pandêmico da Covid-19, este percentual manteve-se estável – o que comprova que os investimentos realizados pelo Governo do Maranhão ao longo desse período têm valido muito a pena.

Desde 2015, quando do então Governo Flávio Dino, o Governo do Estado vem investindo em práticas que possibilitam a entrada de estudantes da Rede Pública Estadual nas Universidades, tendo a mesma igualdade de condições que aqueles oriundos de escolas da Rede Privada.

E em se tratando de investimentos, entram nessa conta: a melhoria da infraestrutura dos prédios escolares, a valorização dos professores e a constante oferta de formações e qualificações ao nosso corpo docente, técnico administrativo e pedagógico, além da realização de projetos específicos para a preparação dos nossos vestibulandos para os Exames Nacionais e Vestibulares de toda a natureza, realizados por Instituições do Brasil inteiro.

Entre as ações realizadas pelo Governo do Maranhão ao longo desses anos, com o objetivo de fortalecer a aprendizagem e ampliar o acesso dos estudantes vestibulandos às Universidades, estão: o Projeto ‘Terceirão Não Tira Férias’, realizado já há cinco anos; implantação do Sistema Estadual de Avaliação do Maranhão (SEAMA); além da realização de simulados on-line pela Plataforma Gonçalves Dias, focados nas provas dos Exames da UEMA, UFMA e do ENEM.

Realizado desde 2018, o nosso ‘Terceirão Não Tira Férias’ acontece em toda a Rede Pública Estadual ofertando aulas preparatórias de todos os componentes curriculares, durante o mês de julho – tradicionalmente nas férias escolares. Desta forma, o foco nos estudos não é perdido e os estudantes aproveitam esse momento para tirar dúvidas e aprofundar seus conhecimentos em conteúdos específicos dos quais tenham algum tipo de dificuldade de aprendizagem.

Ainda como reforço dessas oportunidades para preparação aos exames, tem a pela Plataforma Gonçalves Dias, implantada pelo Governo do Maranhão em 2020, que conta com centenas de videoaulas e simulados on-line produzidos por professores da Rede Pública Estadual, com os principais tópicos já abordados anteriormente em Exames e vestibulares de diversas Instituições de Ensino Superior em todo o país.

A celebração por esta conquista da Rede Pública Estadual reforça os dados oficiais divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), em que a rede pública estadual do Maranhão alcançou mais de 90% da taxa de aprovação e redução da evasão escolar em nosso estado. Um grande avanço que acalenta nosso coração, após um período turbulento de pandemia que afetou a educação em todo o mundo.

O aumento do número de estudantes ingressantes na única Instituição de Ensino Superior Estadual é para nós, do Governo do Estado e para todos os maranhenses, motivo de grande orgulho e a certeza de que estamos trabalhando no rumo certo, investindo tempo e recursos em um dos bens mais preciosos que um ser humano pode adquirir que é a educação, o conhecimento para transformar sua vida.

Felipe Camarão é Vice-governador e Secretário de Educação do Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário