16 maio, 2023

Indígena Edilena Krikati é a nova coordenadora regional da Funai no Maranhão

A liderança indígena Edilena Krikati tomou posse como a nova coordenadora da unidade da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) no Maranhão. A cerimônia foi realizada no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) localizada no município de Imperatriz, com a presença de lideranças da região, servidores da Funai e autoridades locais. A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, participou da solenidade.

Edilena é uma liderança indígena expressiva no estado do Maranhão e no movimento indígena nacional. Ela esteve à frente da Coordenação das Organizações e Articulações dos Povos Indígenas do Maranhão (COAPIMA) e da Secretaria Adjunta dos Povos Indígenas do Maranhão.

Conhecedora da região, Edilena tem uma trajetória de luta pela proteção dos territórios e pela defesa dos direitos humanos. Ela foi secretária do Conselho das Organizações indígenas do Araguaia e Tocantins (COIAT) e fez parte da Articulação das Mulheres do Maranhão (AMIMA). Também foi conselheira da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB).

A CR Maranhão

A Coordenação Regional do Maranhão está localizada no município de Imperatriz (MA) e atua junto aos povos indígenas das etnias Ka’apor, Guajajara, Awá-Guajá, Timbira, Gavião, Kanela, Krenyê, Krikati, Akroá-Gamella e Tremembé. Criada em 2009, a unidade é responsável por coordenar e monitorar a implementação de ações de proteção e promoção dos direitos de povos indígenas no estado do Maranhão.

A área de atuação da CR Maranhão abrange os municípios de Amarante do Maranhão, Arame, Araguanã, Barra do Corda, Bom Jardim, Bom Jesus das Selvas, Buriticupu, Centro do Guilherme, Centro Novo do Maranhão, Fernando Falcão, Governador Newton Bello, Grajaú, Itaipava do Grajaú, Imperatriz, Jenipapo dos Vieiras, Lajeado Novo, Maranhãozinho, Monção, Montes Altos, Nova Olinda do Maranhão, Ribamar Fiquene, Santa Inês, Santa Luzia, Santa Luzia do Paruá, São Luís, São João do Caru, Sítio Novo, Tuntum e Zé Doca, onde vivem aproximadamente 39 mil indígenas.

Assessoria de Comunicação / Funai

Nenhum comentário:

Postar um comentário