22 março, 2012

Valéria Macedo quer Delegacia Especial da Mulher em Estreito


A implantação de uma Delegacia Especial da Mulher no município de Estreito é o que reivindica a deputada estadual Valéria Macedo (PDT). Indicação nesse sentido ao governo do Estado foi à protocolada na Assembleia Legislativa do Maranhão com apoio unânime de toda a Casa.

Segundo Valéria, uma delegacia especializada naquele município beneficiará diretamente uma população estimada em 46.000 habitantes, segundo dados do IBGE.

“Na última década, o contingente populacional e, consequentemente, o processo de aceleração da urbanização do município de Estreito cresceu muito. Esse fato é resultado da conjunção de vários fatores, dentre os quais se pode destacar o econômico, com a construção da Usina Hidrelétrica de Estreito.

Desta forma, Estreito, que já era um dos municípios de referência na região Sul do Estado, ficou ainda mais importante e populoso. “Junto a esse desenvolvimento econômico vieram os problemas sociais e com eles a vulnerabilidade social de famílias, idosos, jovens, mulheres, etc”, disse Valéria, argumentando que “nesse contexto, indivíduos e grupos sentem-se desprotegidos, o que se faz necessária a implantação de políticas públicas que garantam direitos constitucionais adquiridos e proteção social por parte do Estado”.

Com números, a deputada informou que no que se refere especificamente às mulheres, em Estreito bem como em toda a região, cresceram as agressões tanto psicológicas quanto físicas contra elas.

“Quando ocorrem tais agressões, as mulheres não sabem a quem recorrer. Algumas se sentem inseguras e às vezes, quando são ameaçadas ou mesmo agredidas, não denunciam as violências sofridas, principalmente porque não tem a certeza de que o conflito será resolvido de forma eficiente e segura. Outras, quando o fazem vão à delegacia local, mas, infelizmente, por não se tratar de uma especializada, seus problemas não são bem encaminhados e solucionados. Por tudo isso, Estreito necessita de uma Delegacia Especial da Mulher, para que possa defender e garantir direitos, segurança e uma melhor qualidade de vida para as mulheres de Estreito e de toda região”, justifica a parlamentar pedetista.

SÃO JOÃO DO PARAÍSO

A deputada também deu entrada em outra indicação, ratificando a indicação de nº 460/2011, que solicita a aquisição de uma ambulância para São João do Paraíso, a fim de que sejam transportados os enfermos daquele município para o SUS de Porto Franco, em vista da grande distância (42 km de Porto Franco).

“Além do isolamento por falta de boas estradas e comunicação, enfrenta-se muitas dificuldades na condução dos doentes, resultando muitas vezes em óbitos e, pelos menos para minimizar o sofrimento dos enfermos e seus familiares, é de suma importância a aquisição de uma ambulância para viabilizar um atendimento de saúde digno àquela população”, disse Valéria, acrescentando que espera contar com uma resposta urgente por parte do governo, já que sua propositura é de relevante interesse dos habitantes daquele município.

Da Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário