24 fevereiro, 2023

“Gol da diplomacia”: Itamaraty comemora voto do Brasil na ONU

Lula deve telefonar para Zelensky na próxima semana para tentar mediar acordo de paz

Reunião emergencial da Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) que aprovou resolução em favor da paz na Ucrânia                                       Foto: TIMOTHY A. CLARY / AFP) – AFP

Por Yurick Luz/DCM

O Itamaraty comemorou a aprovação da resolução na ONU que pede a retirada das tropas da Ucrânia. A cúpula da pasta avalia o voto do Brasil como um “gol da diplomacia”, mas adota tom de cautela em relação à expectativa de fim do conflito.

De acordo com informações da Folha de S.Paulo, a avaliação é de que a resolução se trata apenas do primeiro passo em uma longa caminhada. A expectativa, por ora, é de que a guerra ainda escale e dure por algum tempo.

Há também a possibilidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversar com o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, na próxima semana. A construção de um grupo que trabalhe mediando um acordo de paz, no entanto, deve-se caminhar a partir daí.

O Brasil foi o único país dos BRICS a votar a favor da retirada de tropas russas da Ucrânia na Assembleia-Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), que aprovou nesta quinta (23) uma resolução que condena as “nefastas consequências humanitárias” da invasão.

Diferente do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul não votaram a favor da revolução. O texto teve 141 votos a favor, 7 contra e 33 abstenções. Vale destacar que a reunião aconteceu um dia antes da guerra completar um ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário