
O jogador de futebol Diogo Jota morreu em um acidente de carro na Espanha nesta quinta-feira (3/7).
O veículo em que ele estava saiu da estrada após um pneu ter estourado durante uma ultrapassagem, segundo a polícia local.
O irmão de Jota, o jogador de futebol André Felipe, estava no carro e também morreu no acidente.
Jota, de 28 anos, era jogador da seleção portuguesa e tornou-se peça-chave do Liverpool, time que conquistou a Premier League, o principal campeonato de futebol da Inglaterra.
Já André Felipe atuava como meio-campista do FC Penafiel, clube que atualmente disputa a segunda divisão do futebol português.
O acidente aconteceu à 0h30 da madrugada no horário local, 19h30 da quarta-feira (2/7) no horário de Brasília.
A Guarda Civil da Espanha detalhou que o carro, uma Lamborghini, "saiu da pista por causa de um estouro de pneu" e pegou fogo logo em seguida.
O acidente aconteceu na província de Zamora, no norte da Espanha.
Jota havia se casado com Rute Cardoso no mês passado. O casal tinha três filhos.
A União das Associações Europeias de Futebol (Uefa) informou que fará um minuto de silêncio durante a partida marcada para hoje entre Espanha e Portugal, válida pela Eurocopa Feminina de 2025.
Nas últimas horas, torcedores do Liverpool começaram a se reunir no Anfield, o estádio da equipe.
Muitos levaram coroas de flores e mensagens para o jogador.
O jogador português era adorado pela torcida — alguns cânticos lembravam como ele liderou o clube em muitas vitórias recentes.
O repórter Daniel Austin, da BBC Sport, lembra que o atleta era admirado não apenas pelos gols que fazia, mas também pela tenacidade em campo e o trabalho duro.
Segundo ele, as pessoas em Liverpool estão extremamente tristes.
Um torcedor disse à BBC que Jota "será lembrado com um sorriso no rosto, ao marcar gols pelo Liverpool".
"Mas em um momento como este, o futebol se torna insignificante", disse ele
"Ele deixou esposa e três filhos, seu irmão faleceu com ele e seus pobres pais perderam os filhos."
Andrea Molyneux, torcedora do Liverpool, viajou até Anfield com suas filhas Isabella e Lily Costello para prestar homenagens a Jota.
Elas estavam visivelmente consternadas ao falarem à BBC sobre a "devastação total" ao saberem da notícia da morte do atleta.
"Não consigo nem compreender a dor que a família dele está sentindo", disse Molyneux.
Já Isabella descreveu o português como um atleta "que sempre se dedicou 100% e jogava com um sorriso no rosto".
Torcedores do Manchester United e do Everton, clubes que ficam relativamente próximos do Liverpool, também foram até o local e deixaram mensagens de apoio, camisetas e flores.

Cristiano Ronaldo: 'Não faz sentido'
Cristano Ronaldo escreveu nas redes sociais que a morte de Jota e Silva "não faz sentido".
"Há pouco estávamos juntos na seleção, e você tinha acabado de se casar."
"Eu sei que você sempre estará com eles [a esposa e os filhos]."
"Descansem em paz, Diogo e André. Vamos sentir a falta de vocês", escreveu o atacante português.
O atacante do Liverpool, Darwin Nunez, que jogou ao lado de Jota nas últimas três temporadas, postou no Instagram: "Não há palavras de conforto para tanta dor."
"Sempre me lembrarei de você com seu sorriso, como um bom companheiro dentro e fora de campo."
"Envio toda a minha força à família dele. De onde ele está, tenho certeza de que estará sempre com vocês, especialmente sua esposa e seus três filhos.
"Que vocês descanse em paz, Diogo e André", concluiu o atacante uruguaio.
Jamie Carragher e Steven Gerrard, dois ídolos históricos do Liverpool, expressaram tristeza nas redes sociais com o falecimento de Diogo Jota.
"Notícias devastadoras sobre Diogo Jota e seu irmão André esta manhã. Meus pensamentos estão com todos os familiares e amigos, especialmente com sua esposa Rute e seus três filhos adoráveis", escreveu Carragher.
"Descanse em paz, Diogo. Condolências à família e amigos neste momento incrivelmente triste", declarou Gerrard.

Clubes e federações prestam homenagens
Num comunicado divulgado nas redes sociais, a Federação Portuguesa de Futebol disse que "todo o Futebol português está completamente devastado" com a notícia.
"Muito mais do que o fantástico jogador, com quase 50 jogos internacionais pela Seleção Nacional A, Diogo Jota era uma extraordinária pessoa, respeitado por todos os colegas e adversários, alguém com uma alegria contagiante e referência na própria comunidade."
"Perdemos dois campeões. O desaparecimento de Diogo e de André Silva representam perdas irreparáveis para o Futebol Português e tudo faremos para, diariamente, honrar o seu legado", diz o texto.
O FC Porto, clube do norte de Portugal onde os dois jogadores tiveram passagens ao longo da carreira, declarou estar em luto.
"É com choque e profundo pesar que enviamos nossas condolências aos familiares e aos amigos de Diogo Jota e André Silva", declarou o clube.
Já o Liverpool, atual time de Jota, afirmou estar "devastado" com a notícia, mas não "faria mais comentários em respeito à privacidade da família, dos amigos, dos companheiros e dos funcionários do clube diante dessa perda inimaginável".
A Premier League divulgou que "o futebol perdeu um campeão que será para sempre lembrado".
Outros clubes ingleses, como Manchester United, Manchester City e Everton também divulgaram notas de pesar.
O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, classificou as notícias de "inesperadas e trágicas".
"Hoje é um dia triste para o futebol e para o esporte nacional e internacional", declarou ele.
Já o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, prestou condolências aos amigos e familiares de Diogo Jota, após ser questionado sobre o jogador do Liverpool em uma coletiva de imprensa.
"Deixem-me começar pelo Jota, porque esta é uma notícia devastadora. Tenho certeza de que falo por todos ao dizer que nossos pensamentos estão com a família e os amigos dele em particular.
"Há milhões de torcedores do Liverpool, mas também fãs de futebol e não torcedores, que também ficarão chocados com esse fato"
"É devastador e muito importante que tenhamos em mente o quão difícil este período será para seus amigos e familiares", pontuou Starmer.

A carreira de Jota
Diogo Jota atingiu o ponto máximo de sua carreira, tanto no clube quanto na seleção, durante a atual temporada do futebol.
Nos últimos meses, ele ganhou a Premier League com o Liverpool e ajudou Portugal a sagrar-se campeão da Liga das Nações da Europa.
Ele começou a carreira no pequeno Paços de Ferreira e passou a atuar pelo Atlético de Madrid, da Espanha, a partir de 2016.
Ele foi emprestado para o FC Porto, de Portugal, e para o Wolves, da Inglaterra.
No futebol inglês, ele ajudou o clube a ser promovido para a Premier League em 2018 — o que garantiu um contrato fixo com o Wolves a partir da temporada seguinte.
Depois de dois anos nesse time, ele foi comprado pelo Liverpool por 41 milhões de libras.
Durante cinco temporadas, Jota marcou 65 gols e disputou 182 partidas.
Além de conquistar a Premier League 2024-2025, ele também ergueu as taças da FA Cup em 2022.
Pela seleção portuguesa, Jota entrou em campo 49 vezes e anotou 14 gols.
BBC NEWS BRASIL
Nenhum comentário:
Postar um comentário