01 maio, 2025

Cantora Nana Caymmi morre aos 84 anos

Nana Caymmi, uma das maiores intérpretes da música brasileira, morreu nesta quinta-feira (1º), aos 84 anos. A cantora estava internada desde agosto de 2024 na Casa de Saúde São José, em Botafogo, para tratar uma arritmia cardíaca. A informação foi confirmada pelo irmão, Dori Caymmi“Estamos todos muito tristes, mas ela passou nove meses de sofrimento intenso dentro de hospital”.

Filha do compositor Dorival Caymmi e de Stella Maris, Nana nasceu no Rio em 29 de abril de 1941. Estreou na música ainda criança, ao lado do pai, na canção “Acalanto”. Com uma carreira marcada pela escolha cuidadosa de repertório e arranjos, foi a voz de clássicos de Tom Jobim, Milton Nascimento, Vinicius de Moraes e Roberto Carlos — sempre com sua interpretação profunda e inconfundível.

Na vida pessoal, casou-se jovem com um médico venezuelano e morou na Venezuela, mas retornou ao Brasil com os filhos. Em 1966, encarou o Festival Internacional da Canção com “Saveiros”, de Dori Caymmi. Apesar das vaias, venceu o concurso.

Gravou boleros, sambas e músicas do pai, como “O Que É Que a Baiana Tem”. Em 2004, foi homenageada como cidadã baiana, ao lado dos irmãos Dori e Danilo. Teve músicas em trilhas de novelas e chegou a anunciar aposentadoria algumas vezes, mas sempre voltava aos palcos — como na turnê em homenagem ao centenário de Dorival Caymmi. Diário do Rio

Ainda não há informação sobre o enterro da cantora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário