Francisco Wanderley Luiz, 59 anos, natural de Santa Catarina, morreu nesta quarta-feira (13) após provocar explosões na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Luiz, que estava no Distrito Federal há cerca de quatro meses, havia feito ameaças a figuras públicas, incluindo José Sarney, William Bonner, Geraldo Alckmin e Fernando Henrique Cardoso.
A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, confirmou que Luiz era o dono do veículo encontrado nas proximidades da Câmara dos Deputados, usado para transportar explosivos. Segundo boletim de ocorrência, Luiz jogou artefatos explosivos, embora a distância tenha impedido que atingissem o prédio do Supremo Tribunal Federal (STF). Um segurança do STF relatou que Luiz, ao ser abordado, exibiu explosivos que carregava dentro de sua jaqueta.
Francisco Luiz, que foi candidato a vereador pelo Partido Liberal (PL) em 2020 sob o nome Tiü França, recebeu apenas 98 votos, não conseguindo se eleger. Segundo seu filho, Luiz havia deixado Santa Catarina há quatro meses para buscar trabalho em Brasília, mas a família desconhecia seu paradeiro exato.
As circunstâncias de sua morte e o atentado estão sendo investigados, levantando questionamentos sobre a motivação e o estado psicológico do suspeito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário