15 agosto, 2023

Após quase 4 horas de apagão, energia é restabelecida no Maranhão e em mais 24 estados

Torres de transmissão de energia pararam de funcionar em 25 unidades da federação
Depois de quase quatro horas de apagão, o fornecimento de energia elétrica foi restabelecido no Maranhão e nos outros 24 estados afetados pela pane. O blecaute causou graves transtornos a todos os setores, instalando o caos no trânsito em grandes cidades, representou risco a pacientes internados em unidades de saúde, além de suspender aulas, gerar perdas financeiras para o comércio, dentre outros transtornos de greve proporção.

As comunicações ficaram restritas nas 25 unidades da federação atingidas pelo apagão, que registraram sucessivas falhas de conexão de internet. O transporte aéreo ficou sujeito a instabilidade e operou com atenção redobrada.

O apagão praticamente parou o Brasil e os prejuízos causados à economia ainda serão calculados.

Pronunciamento oficial

O Ministério de Minas e Energia (MME), a partir de dados do Operador Nacional do Sistema (ONS), informa que uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil, nesta terça-feira (15/8). Estados do Sudeste também foram afetados.

A interrupção ocorreu devido à abertura, às 8h31, da interligação Norte / Sudeste e as causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas.

A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos.

A equipe do MME está trabalhando para que a carga seja plenamente restaurada o mais breve possível.

O Ministro Alexandre Silveira já determinou a criação de uma sala de situação e acompanha o processo de retomada, bem como determinou a apuração das causas do incidente.

Entenda
As quedas de fornecimento de energia começaram às 8h20, e foram afetados, além do Distrito Federal, os seguintes estados: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins.

Via Daniel Matos

Nenhum comentário:

Postar um comentário