Na contramão da produção nacional, que vem registrando queda há dois anos, a cultura cresce em ritmo acelerado em São Domingos do Maranhão
Em 2022, um decreto estadual conferiu ao município de São Domingos do Maranhão (MA) o título de “Capital do Abacaxi”, em reconhecimento à tradição de cultivo da fruta desde o final da década de 1980. Embora o Maranhão ainda não se destaque entre os grandes produtores da fruta, caminha nesse sentido. A produção do Estado vem sendo impulsionada pelas safras colhidas em São Domingos do Maranhão, que crescem em ritmo acelerado e na contramão do desempenho nacional.
No cenário nacional, a cidade de São Domingos do Maranhão é apontada como a segunda “capital do abacaxi” do Brasil, atrás do município de Floresta do Araguaia, no Pará. No entanto, é a cidade maranhense que vem abastecendo o maior mercado consumidor da fruta, São Paulo, uma vez que boa parte da produção de Floresta do Araguaia é industrializada sob a forma de suco concentrado por uma indústria especializada no processamento do abacaxi, com capacidade de quatro mil toneladas de suco por mês.
Globo Rural
Nenhum comentário:
Postar um comentário