23 setembro, 2010

Oito décimos separam Roseana do segundo turno; cientista político afirma que houve “manipulação” da pesquisa

De acordo com a quarta rodada da pesquisa Escutec/O Estado, Roseana Sarney (PMDB) tem hoje 47,4% das intenções de votos na disputa pelo Governo do Estado, contra 24,2% do pedetista. O candidato do PCdoB, Flávio Dino, ocupa a terceira colocação, agora com 20,9%.
O levantamento encontrou ainda 1% de intenções de voto em Marcos Silva (PSTU). Os demais concorrentes ficaram com índices abaixo de 0,5%. O total de eleitores indecisos é de 4,6% e outros 1,4% declararam votar nulo ou em branco.
Na avaliação feita pelo jornalista Marcos Nogueira em seu blog, se Roseana tem 47,4%, Jackson tem 24,2%, Flávio tem 20,9%, Marcos Silva tem 1,0%, Saulo Arcangeli tem 0,3% e Josivaldo Corrêa tem 0,2%, então o placar geral da pesquisa está: Roseana Sarney – 47,4% e os demais candidatos – 46,6% , ou seja, uma diferença de apenas 0,8%.
Como a margem de erro da pesquisa Escutec, divulgada hoje pelo jornal “O Estado do Maranhão“, foi de 2% para cima ou para baixo, então a pesquisa aponta para um claro, transparente e evidente empate técnico, prevê o blogueiro apesar do Sistema de Comunicação da família Sarney afirmar que a candidata do PMDB “venceria a eleição n primeiro turno com 50,4% dos votos válidos, contra 25,8% de Jackson e 22,2% de Flávio…”.
Manipulação
Na opinião do historiador e cientista político Wagner Cabral (UFMA), dar a entender que os candidatos da oposição crescem roubando votos um do outro, quando na verdade, segundo ele, ambos estão tomando votos de Roseana.
Ele explica que tanto Jackson Lago (Oeste e Sul) quanto Flávio Dino (São Luís) tem suas principais bases eleitorais em regiões distintas, não disputando diretamente entre si.
“É manipulação da oligarquia Sarney, não consegue esconder que haverá 2º turno”, disse.
John Cutrim

Nenhum comentário:

Postar um comentário