25 agosto, 2026

Quaest: Eduardo Braide lidera disputa no MA com 44%; Orleans Brandão tem 25%

O ex-prefeito São Luís Eduardo Braide (PSD) lidera a disputa para o Governo do Maranhão, de acordo com levantamento Quaest divulgado nesta segunda-feira (24).

Braide marca 44% das intenções de voto no primeiro turno. É seguido por Orleans Brandão (MDB), com 25%. Felipe Camarão (PT) marca 6%.

Os resultados são da pesquisa estimulada, em que a lista de candidatos é mostrada ao entrevistado.

Eduardo Braide (PSD) e Orleans Brandão (MDB) - Eduardo Braide e Orleans Brandão no Facebook

Roberto Rocha (PRTB) tem 3% e André Luis (Missão) marca 1%. Dimas Cassimiro (PCO), Reginaldo Lima (PCB) e Saulo Arcangeli (PSTU) não alcançaram 1%. Indecisos somam 17%, e brancos e nulos 4%.

O levantamento foi realizado entre 20 e 23 de agosto, com 900 eleitores do estado. A margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais, com 95% de nível de confiança. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número MA-02558/2026 .

Esta é a primeira pesquisa para o governo maranhense desde a confirmação das candidaturas. Na pesquisa Quaest de março, Braide marcava 35%, Orleans Brandão 24% e Felipe Camarão 7%. A estimativa de segundo turno à época marcava 46% de Braide e 33% de Orleans Brandão.

O cenário de pré-campanha eleitoral no Maranhão foi marcado por fissuras. O atual governador Carlos Brandão indicou o sobrinho Orleans Brandão (MDB) para concorrer o governo, contrariando o desejo inicial do PT de apoio a Camarão como candidato a sucessor.

O presidente Lula (PT) e outros articuladores tentaram negociar com Brandão para construir uma candidatura conjunta que não fosse nem Orleans, nem Camarão. Mas o governador anunciou que iria cumprir o mandato até dezembro e não houve acordo.

Assim, tanto Orleans Brandão e quanto Camarão foram alçados a candidatos.

Brandão foi vice de Flávio Dino, assumiu o governo em abril de 2022 e foi reeleito em outubro daquele ano. Ao longo do mandato, eles se distanciaram.

Em junho o pré-candidato Lahecio Bonfim (Novo) desistiu da pré-candidatura ao governo.

Via Folha de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário