25 junho, 2026
24 junho, 2026
Polícia prende dois suspeitos de participação no assassinato de ex-vereador de Dom Pedro
A Polícia Militar do Maranhão prendeu, nesta terça-feira (23), dois homens suspeitos de envolvimento no assassinato do ex-vereador e empresário Farys Miguel Lopes (foto) da Silva, crime ocorrido no dia 27 de abril deste ano, no município de Dom Pedro.
As prisões foram efetuadas na cidade de Codó.
Segundo informações da Polícia, os suspeitos foram localizados quando deixavam uma residência em um veículo com indícios de clonagem.
Durante a abordagem, os militares apreenderam uma pistola.
De acordo com as investigações, os presos integram um grupo de pistoleiros com atuação na região leste do Maranhão e seriam integrantes de uma organização criminosa especializada na prática de homicídios sob encomenda.
Após a prisão, os dois foram encaminhados para a Delegacia Regional de Polícia Civil de Codó, onde permanecem à disposição da Justiça para os procedimentos legais cabíveis.
A expectativa das forças de segurança é que os depoimentos dos suspeitos contribuam para o avanço das investigações e auxiliem no esclarecimento das circunstâncias que cercam a execução de Farys Miguel.
O crime ocorreu quando o ex-vereador chegava à sua residência, em Dom Pedro.
Imagens de câmeras de videomonitoramento registraram o momento em que dois homens em uma motocicleta se aproximam da vítima e efetuam vários disparos.
Após a execução, a dupla fugiu do local. No entanto, um dos criminosos retornou, quebrou o vidro do veículo da vítima e retirou um objeto do interior do automóvel antes de escapar definitivamente.
O caso ganhou grande repercussão no estado devido às semelhanças com o assassinato do pai de Farys, o ex-deputado estadual Edílson Peixoto, morto em 2013 em uma ação criminosa com características semelhantes, também praticada por dois homens em uma motocicleta.
A Polícia Civil continua investigando a motivação do homicídio e trabalha para identificar possíveis mandantes e outros envolvidos na execução.
Pavimentação em bloquetes avança no bairro Caixa-d’Água com recursos viabilizados por Hildo Rocha
A Prefeitura de Cantanhede está concluindo mais uma importante obra de infraestrutura urbana no município. Os serviços de pavimentação em bloquetes no bairro Caixa d’Água estão em fase final de execução, garantindo melhores condições de mobilidade, segurança e qualidade de vida para os moradores da região.

A obra foi viabilizada por meio de recursos destinados pelo deputado federal Hildo Rocha (MDB), em parceria com o prefeito Zé Martinho (MDB).
Durante visita ao local, o deputado Hildo Rocha destacou a importância da parceria institucional para a realização do investimento.

“O bloqueteamento aqui contempla todo o bairro da Caixa d’Água. Toda esta área agora está sendo beneficiada graças a essa parceria entre Hildo Rocha e Zé Martinho. É mais um grande benefício para o povo de Cantanhede”, afirmou o parlamentar.
O prefeito Zé Martinho ressaltou que a obra atende uma antiga reivindicação dos moradores, especialmente daqueles que enfrentavam dificuldades de deslocamento durante o período chuvoso.
“Estamos concluindo o bloqueteamento aqui da Caixa d’Água e quem ganha com isso são os moradores. Aqueles que sofriam no inverno, enfrentando muitas dificuldades, agora passam a contar com uma rua totalmente transformada”, declarou.
O gestor municipal também destacou o papel desempenhado pelo deputado Hildo Rocha na conquista dos recursos que permitiram a execução da obra.
“Através do deputado Hildo Rocha nós conseguimos esse grande benefício. Fizemos o pedido e agora estamos mostrando a ele como está sendo aplicada a emenda que ele destinou para Cantanhede”, enfatizou.
Segundo Zé Martinho, os investimentos em infraestrutura têm contribuído para a transformação da cidade e para a melhoria dos espaços públicos.
“Cantanhede está concluindo muitas obras, muitas ruas, e ninguém imaginava que esta via ficaria tão bonita como está hoje. A tendência é melhorar ainda mais. Tudo aquilo que o povo me deu de confiança eu estou retribuindo em obras, praças, pontes, estradas e outras melhorias para a população”, afirmou o prefeito.
A pavimentação do bairro Caixa d’Água integra um conjunto de ações voltadas à modernização da infraestrutura urbana de Cantanhede, resultado da parceria entre a administração municipal e o mandato do deputado federal Hildo Rocha que já foi vereador e prefeito de Cantanhede.
Roberto Rocha sinaliza possível candidatura ao Governo do Maranhão

Assista:
Acordo entre Mercosul e EFTA que beneficia o Brasil tem apoio do deputado Hildo Rocha
Com apoio de Hildo Rocha, Câmara aprova acordo Mercosul-EFTA que amplia mercados para produtos brasileiros, gera empregos e fortalece o agronegócio
A Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 570/2026, que ratifica o acordo de livre comércio firmado entre o Mercado Comum do Sul (Mercosul) e a Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA), bloco formado por Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça. A proposta seguiu para análise do Senado Federal.
Assinado no Rio de Janeiro, em setembro de 2025, o acordo estabelece regras para ampliar as relações comerciais entre os dois blocos econômicos e abrange áreas como comércio de bens e serviços, investimentos, compras governamentais, propriedade intelectual, medidas sanitárias e fitossanitárias, desenvolvimento sustentável e cooperação técnica.
Durante a discussão da matéria em plenário, o deputado federal Hildo Rocha (MDB-MA) defendeu a aprovação do acordo e ressaltou os benefícios econômicos que a medida poderá proporcionar ao Brasil.
“Trata-se de um acordo de livre comércio entre dois blocos econômicos, o Mercosul e a EFTA, formada por Suíça, Liechtenstein, Islândia e Noruega. Esses quatro países reúnem cerca de 15 milhões de consumidores e possuem um PIB de aproximadamente 1,4 trilhão de dólares”, destacou o parlamentar.
Segundo Hildo Rocha, além de ampliar o acesso dos produtos brasileiros a mercados de alto poder aquisitivo, o acordo contribuirá para o aperfeiçoamento da produção nacional por meio da cooperação técnica entre os países.
“Dentro desse tratado são criados fóruns de cooperação técnica que vão colaborar muito para o aprimoramento da nossa produção. Isso fará com que normas e padrões exigidos na Europa também sejam adotados em nosso país, especialmente no setor agropecuário”, afirmou.
O deputado ressaltou que o Brasil já ocupa posição de destaque no comércio internacional de produtos agropecuários e que a nova parceria comercial ajudará a elevar ainda mais os níveis de produtividade, qualidade e sanidade da produção nacional.
“Nós temos um agro muito forte, somos grandes produtores e exportadores de alimentos. Precisamos melhorar cada vez mais a produtividade, a qualidade, a sanidade animal e o cuidado com a nossa produção agrícola”, enfatizou.
Para Hildo Rocha, os ganhos não ficarão restritos às exportações. O parlamentar argumentou que os novos padrões produtivos também beneficiarão os consumidores brasileiros.
“Isso vai melhorar a nossa produção e dar mais qualidade inclusive para o nosso próprio consumo, porque exigirá que os produtores trabalhem dentro desses padrões internacionais”, declarou.
O deputado também destacou o potencial do acordo para estimular a geração de empregos e aumentar a renda no país.

“Vamos produzir mais para vender mais a um mercado consumidor com PIB elevado e renda per capita altíssima. Isso significa mais oportunidades, mais investimentos e mais empregos para os brasileiros”, afirmou.
Ao encerrar sua manifestação, Hildo Rocha classificou a aprovação do acordo como estratégica para o desenvolvimento econômico nacional e para a redução das desigualdades sociais e regionais.
“É de fundamental importância a aprovação desse acordo. Eu me inscrevi para defendê-lo porque sei que, para a economia brasileira, ele representa um grande avanço. Aumenta a nossa riqueza, contribui para reduzir as desigualdades sociais e também ajuda a diminuir as desigualdades regionais”, concluiu.
Benefícios do acordo
O acordo Mercosul-EFTA prevê isenção tarifária para cerca de 97% das exportações brasileiras destinadas aos países do bloco europeu e redução gradual das tarifas para outros produtos. Em contrapartida, os países da EFTA eliminarão integralmente as tarifas de importação nos setores industrial e pesqueiro.
Também estão previstas facilidades para exportações agropecuárias brasileiras, com mecanismos de reconhecimento sanitário, regionalização de produtos de origem animal e quotas para itens como carne bovina, carne de aves, milho, mel e óleos vegetais.
De acordo com o governo federal, embora haja redução inicial na arrecadação de tributos de importação, a expectativa é que o aumento do comércio, dos investimentos e da atividade econômica compense amplamente esse impacto nos próximos anos.
23 junho, 2026
Homem é sequestrado após ser atraído por mulher em Buriti; vítima teve prejuízo de R$ 100 mil

Veículo roubado é recuperado em Buriti. (Foto: Divulgação/PMMA)
Por Imirante.com
Um homem de 48 anos foi vítima de sequestro e roubo, após ser atraído ao local por uma mulher, que ligou para ele pedindo para solucionar um problema no veículo. O caso foi registrado no povoado Cruz dos Medéias, na zona rural da cidade de Buriti na última sexta-feira (19).
Segundo o relato do homem, a mulher, identificada como Sinara Liliane da Costa Alves, com quem ele já tinha mantido um relacionamento amoroso, relatou um problema mecânico no veículo. Ao chegar ao povoado, por volta das 12h30, ele foi surpreendido por cinco homens armados que estavam em um carro.
Sequestro: vítima foi rendida e mantida em cativeiro
Os criminosos agrediram o homem, amarraram suas mãos e o prenderam. Em seguida, roubaram o carro e utilizarem o celular da vítima para fazer transferências bancárias que somaram cerca de R$ 100 mil.
De acordo com a ocorrência, o grupo também foi até a residência da vítima, onde roubou outro carro, além de televisão, cartões bancários e chaves de veículos.
Após a ação criminosa, os suspeitos abandonaram a vítima amarrada em uma área de mata e fugiram. Horas depois, o homem conseguiu se soltar e acionou a Polícia Militar, que orientou o bloqueio imediato das contas bancárias e demais meios de acesso financeiro.
Carro roubado é localizado pela polícia
Durante as diligências, os policiais receberam informações sobre um veículo abandonado no povoado Riacho Seco. Ao chegar ao local, constataram que se tratava de um dos veículos roubados durante o crime. O carro foi devolvido ao proprietário, que providenciou a remoção utilizando a chave reserva.
Suspeitos do sequestro são localizados na MA-034
A Polícia Militar localizou e capturou quatro suspeitos que estavam de carro na MA-034. Dois suspeitos têm 18 anos, um tem 20 e um quarto é um adolescente de 14 anos. Também foram apreendidas porções de maconha, cocaína, munição e celulares.
Um dos suspeitos relatou aos policiais que a mulher que atraiu a vítima seguiu para São Luís com os demais integrantes do grupo. O caso segue sob investigação.
Lula venceria Flávio Bolsonaro no primeiro e segundo turnos com facilidade, diz nova pesquisa
Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a disputa presidencial no primeiro e no segundo turnos, segundo levantamento da Indexa Pesquisas divulgada com exclusividade pelo Broadcast Político nesta terça-feira, 23.
Na simulação de segundo turno contra Flávio Bolsonaro (PL-RJ), Lula tem 47%, contra 40% do senador - uma margem de sete pontos porcentuais, que representa uma vantagem fora da margem de erro do estudo, que é de 2,2 pontos porcentuais, para mais ou para menos. Na pesquisa anterior, divulgada em 27 de maio, Lula pontuava 46% e Flávio Bolsonaro 41% no segundo turno.
O petista também lidera as simulações de segundo turno contra outros candidatos da direita. Contra Renan Santos (Missão), Lula tem 48%, contra 28% de seu adversário. Contra Romeu Zema (Novo), o presidente tem 47% contra 36% do ex-governador de Minas Gerais. Contra Ronaldo Caiado (PSD), o petista tem 47% contra 39% do ex-governador de Goiás.
No primeiro turno, Lula está em uma curva ascendente. Em maio, quando foi realizada a primeira rodada da pesquisa Indexa, o presidente tinha 39% das intenções de voto. Agora, tem 42%, variação dentro da margem de erro do estudo, de 2,2 pp, mas que indica um crescimento do presidente e pré-candidato ao Palácio do Planalto.
Flávio Bolsonaro também oscilou para cima em relação ao mês passado, na simulação de primeiro turno. Em maio, tinha 30% das intenções de voto. Agora, tem 31%. Ronaldo Caiado aparece como terceiro colocado, com 5% das intenções de voto, mas empatado na margem de erro com Romeu Zema, que tem 3%, e Renan Santos, com os mesmos 3%.
Quase dois terços dos eleitores dizem que seu voto já está definido e que não devem mudar de ideia quanto a isso: 67%. Outros 25% afirmaram que ainda podem mudar de posição até outubro, enquanto 8% não souberam ou não quiseram responder.
Entre os eleitores de Lula e de Flávio, o porcentual dos eleitores decididos é maior que a média. Entre os de Lula, 81% disseram estar decididos, enquanto apenas 19% se mostraram dispostos a mudar. Entre os de Flávio, 74% afirmaram estar decididos; 26% podem mudar.
Rejeição
Segundo a Indexa, Lula e Flávio Bolsonaro têm os maiores porcentuais de rejeição dos eleitores: ambos são rejeitados por 49% dos eleitores, de acordo com o estudo. Tanto no caso de Lula quanto no de Flávio, a rejeição cresceu de maio para junho, mas com variação dentro da margem de erro.
A margem de erro estimada da pesquisa é de 2,2 pontos porcentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi realizada de 18 a 20 de junho, com 2.000 entrevistas por telefone. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-08944/2026.
(Por Gabriel Hirabahasi)
PRF prende dois motoristas por embriaguez ao volante em rodovias federais no Maranhão
Ocorrências foram registradas nos municípios de Barra do Corda e Peritoró durante ações de fiscalização e atendimento a sinistros de trânsito
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu dois condutores por embriaguez ao volante na noite do último sábado (20), em ocorrências distintas registradas nas rodovias federais que cortam o estado do Maranhão. As ações ocorreram nos municípios de Barra do Corda e Peritoró, após atendimento a sinistro de trânsito e fiscalização de rotina, respectivamente.
Por volta das 19h10, no km 298 da BR-226, em Barra do Corda (MA), uma equipe da PRF foi acionada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para atender uma ocorrência de saída de leito carroçável. Durante a fiscalização, os policiais observaram sinais visíveis de embriaguez. Questionado, o homem admitiu ter ingerido bebida alcoólica em um estabelecimento da região central da cidade antes de dirigir. Segundo seu relato, ao retornar para casa, teria saído da pista após ser surpreendido por uma ultrapassagem indevida realizada por outro veículo. Diante dos indícios constatados, ele recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Barra do Corda para os procedimentos cabíveis.
Já por volta das 22h30, no km 423 da BR-316, em Peritoró (MA), uma equipe da PRF deu ordem de parada a um veículo cujo condutor não obedeceu imediatamente à determinação policial, vindo a parar apenas quando se encontrava cercado pelo fluxo de veículos. Durante a fiscalização, o motorista foi submetido ao teste do etilômetro, que apontou resultado de 0,93 miligrama de álcool por litro de ar alveolar expelido. Além do resultado do exame, os policiais verificaram diversos sinais de alteração da capacidade psicomotora, entre eles fala alterada, olhos avermelhados, odor etílico no hálito, mudança de comportamento, dificuldade de equilíbrio e desordem nas vestes. O condutor foi preso em flagrante e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Codó para formalização dos procedimentos legais.
As duas ocorrências foram enquadradas, em tese, no artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que trata da condução de veículo automotor sob a influência de álcool ou de outra substância psicoativa que determine dependência. A PRF reforça que dirigir sob efeito de álcool representa grave risco à segurança viária, colocando em perigo a vida do próprio condutor e de todos os demais usuários das rodovias.
MARANHÃO: Mulher que matou duas crianças com ovo de páscoa envenenado é condenada a 66 anos de prisão
O Tribunal do Júri de Imperatriz decidiu condenar Jordélia Pereira Barbosa a 66 anos, 8 meses e 7 dias de prisão pelos crimes relacionados ao envenenamento de um ovo de Páscoa que provocou a morte de duas crianças e deixou a mãe delas gravemente ferida. O julgamento foi realizado nesta segunda-feira (22).

A sentença responsabiliza a acusada pelas mortes de Luiz Fernando, de 7 anos, e Evelyn Fernanda Rocha Silva, de 13, além da tentativa de homicídio contra Mirian Lira, mãe das vítimas. Os jurados aceitaram as acusações apresentadas pelo Ministério Público e reconheceram as circunstâncias qualificadoras dos crimes.
O caso ocorreu em abril de 2025, quando um chocolate entregue à residência da família foi consumido por Mirian e seus dois filhos. Pouco tempo depois, os três apresentaram sintomas de intoxicação e precisaram de atendimento médico.
Luiz Fernando morreu nas horas seguintes à internação. Evelyn permaneceu hospitalizada por alguns dias, mas também não resistiu. Mirian foi submetida a tratamento intensivo e conseguiu sobreviver.
As investigações conduzidas pela Polícia Civil apontaram que a ação teria sido planejada previamente. Durante a apuração, os investigadores reuniram imagens de monitoramento, registros de compras, depoimentos e exames periciais que indicaram a presença de substância tóxica no alimento.
Segundo a polícia, a motivação do crime estaria ligada a conflitos pessoais envolvendo a vítima e o ex-companheiro da acusada. Ao longo do processo, Jordélia admitiu ter enviado o presente à família, mas negou ter adulterado o produto.
Presa desde abril do ano passado, a ré permaneceu à disposição da Justiça durante toda a tramitação do caso. Com a decisão do júri popular, ela continuará cumprindo pena pelo duplo homicídio e pela tentativa de assassinato de Mirian Lira.
O processo teve grande repercussão no Maranhão e em outros estados devido às circunstâncias do crime e ao envolvimento de duas crianças entre as vítimas.
Via O Informante















