31 maio, 2015

Superintendente Regional prestigia inauguração oficial da Academia da Saúde em Barra do Corda



O Superintendente de Articulação Regional de Barra do Corda, Leocádio Cunha prestigiou a inauguração oficial do Academia da Saúde no bairro Tresidela, na tarde da última sexta-feira (29).

O evento contou ainda com as presenças da primeira dama Bruna Costa, Secretário de Saúde Alexandre Miranda, Assessor de Articulação Regional Ivan Silva, vereadores, membros da equipe do governo municipal, empresários e muitos populares que já aproveitaram a oportunidade e entraram no ritmo da aeróbica e também outros exercícios.

Para o Superintendente esta obra é de suma importância para aqueles que buscam uma melhor qualidade de vida. "Me sinto feliz por participar desta inauguração e ao mesmo tempo fico satisfeito por ver muitas pessoas satisfeitas em receberem esta obra que fará com que muitos possam se exercitarem e consequentemente terem mais qualidade na sua saúde. Agradecemos pelo convite e parabenizamos o prefeito Eric pela conclusão da obra que hoje é uma realidade no bairro Tresidela", disse Leocádio.


15ª Edição da Feijoada promovida pelo Dr. Alexandre Costa


Na tarde deste sábado (30), o ortopedista Alexandre Costa promoveu em sua residência a já tradicional feijoada que costuma servir aos amigos acompanhada de muito chopp. Depois de uma longa pausa tudo voltou ao normal  para a alegria de todos!

Essa 15ª edição foi uma das mais animadas e com um respeitado cardápio: feijoada, pernil e um pudim espetacular, além é claro de chopp e refrigerante.

Teve gente perguntando quando será a próxima!
 

Brasileiro Série C: Casagrande marca e Salgueiro lidera

Casagrande cumprimenta técnico Sérgio China após gol
O Salgueiro conseguiu mais uma bela vitória jogando fora de casa e assumiu provisoriamente a liderança do grupo A do Campeonato Brasileiro da Série C. Neste sábado (30), o Carcará venceu o Icasa, no estádio Romeirão, em Juazeiro do Norte, por 2 a 1. 

Os gols do triunfo do Salgueiro foram marcados por Casagrande e Anderson Paraíba, com Thiago Furlan descontando para o Icasa, todos no 2º tempo. O Carcará do Sertão aguarda o resultado da partida do Fortaleza, único 100% até aqui e podendo passar os pernambucanos, caso vença o Cuiabá-MT, na segunda-feira (1º), fora de casa.

Estreia em grande estilo

O jogo entre Icasa e Salgueiro marcou a estreia do atacante Casagrande que logo deixou sua marca nesta importante vitória. Exatamente aos 50 segundos da etapa final, o lateral Daniel fez bela jogada e levantou pra área onde o atacante grandalhão subiu com estilo e abriu o placar. O jogador vive um bom momento e vai em busca do segundo acesso no Brasileiro da Série C, já conseguiu este feito com o Sampaio em 2013.

Policiais envolvidos em homicídio em Vitória do Mearim são presos e autuados em flagrante


Os policiais militares envolvidos no fato que culminou na morte do homem suspeito de praticar assalto, na tarde de quinta-feira (28), no município de Vitória do Mearim, foram presos e autuados em flagrante pela Delegacia de Homicídios em São Luís, e responderão pelo crime de homicídio qualificado. 

O principal suspeito de cometer o crime, o vigilante identificado por Luiz Carlos, funcionário do município de Vitória do Mearim, que teria executado um dos assaltantes com dois tiros após perseguição policial, encontra-se foragido, mas as diligências realizadas pelas Polícias Civil e Militar continuam, com o objetivo de prendê-lo. 

Segundo o coronel Marco Antônio Alves, comandante Geral da Polícia Militar do Maranhão, os militares presos, o sargento Miguel e o soldado Gomes, que atuavam na Companhia Independente de Viana, afirmaram durante depoimento que após o assalto a polícia teria sido acionada e começou então uma perseguição, onde um dos suspeitos de praticar o assalto, identificado como Irinaldo Batalha, 35 anos, teria revidado, dando início a uma troca de tiros. Ele explicou ainda que os policiais relataram que o vigia Luíz Carlos estava na viatura acompanhando a ação. 

“Os militares disseram que o vigilante era uma pessoa conhecida na cidade e sempre dava apoio à polícia, sendo funcionário do município. Ele teria sido levado para trazer a motocicleta após a prisão dos suspeitos e quando o garupa foi atingido e veio ao solo ele teria sido designado para permanecer no local e fazer a segurança da área, uma vez que a perseguição continuou”, declarou.
 
   
De acordo com o comandante da PM, os policiais relataram ainda que o outro suspeito que seguia na motocicleta em direção ao município de Viana, foi alvejado com um tiro no pé e autuado em flagrante por roubo. O coronel Marco Antônio Alves explicou que após a polícia ter acesso às imagens que mostram a execução de Irinaldo Batalha e a consequente identificação do vigilante Luiz Carlos, as buscas para realizar sua prisão foram intensificadas, uma vez que o mesmo encontra-se foragido. 

“Os militares receberam ordens para se apresentarem no Comando Geral da PM, e assim o fizeram na noite desta sexta-feira (29), onde foi instaurado um processo administrativo para investigar a participação dos policiais no homicídio, além de terem sido autuados em flagrante pela Delegacia de Homicídios pelo crime de homicídio qualificado”, disse ele.

O Comando Geral da PM informou que as primeiras informações deram conta de que o suspeito de praticar o assalto, morto durante a ação policial, Irinaldo Batalha, era usuário de drogas e natural da cidade de Arari. Seu comparsa o piloto da moto, encontra-se preso na delegacia de Vitória do Mearim.
 
Gilberto Lima

29 maio, 2015

Barbaridade: Homem é executado na frente de dezenas de pessoas em Vitória do Mearim

No final da tarde de ontem quinta-feira 28, no Município de Vitória do Mearim, 180 km de São Luís, dezenas de pessoas testemunharam um assassinado em via pública, cena pavorosa que não será esquecida tão cedo pelos moradores da região.

O crime aconteceu nas proximidades da praça Nossa Senhora de Nazaré, na entrada que segue para cidade de Viana.De braços abertos, um homem ainda não identificado vestido com uma bermuda jeans e camisa vermelha, agoniza no acostamento da estrada, sendo observado por diversos populares.
aaaaaa
Homem agoniza quando surge um sujeito de bota preta e farda militar que 
saca uma pistola atira duas vezes na cabeça da vítima








As pessoas em volta do homem argumentam que ele ainda está vivo, momento que uma pessoa se aproxima e coloca a mão no pescoço da vítima para confirmar se os batimentos estão normais: “O cara está respirando”, revela o morador.Quando de repente surge um homem de bota preta e calça de militar. De modo hostil pisa na cabeça do homem ferido, empurrando de um lado para o outro, parece querer se certificar do estado de saúde. Percebe que a vítima mesmo desacordado está com vida, instante que saca uma pistola e encosta no rosto do homem caído e dispara duas vezes a queima roupa.A cena assustadora surpreende as dezenas de testemunhas que saem correndo em pânico sem entender ao certo o que estava acontecendo.Após o crime, as pessoas que filmavam o corpo na beira da estrada informaram que atirador tomou rumo desconhecido. As testemunhas também não souberam precisar sua identidade.VersõesSegundo informações obtidas pelo blog, a vítima é natural na Cidade de Arari e fugiu de uma blitz de rotina da polícia militar em Vitória do Mearim com reforço policial da cidade de Viana.Até agora ninguém sabe se o executor é um policial, vigilante fardado ou um soldado do exercito. A polícia diz se tratar de é um vigilante, no entanto, não revelou o nome.Outra versão corrente na Cidade é de que a vítima – motociclista – não teria parado na blitz, a PM atirou nele e continuou em uma perseguição a outro suspeito que também fugiu. Foi então que apareceu esse sujeito [assassino] e atirou na vítima.
 Com informações de Neto Cruz

Sebrae e CNPq abrem inscrições para bolsistas do Programa ALI


O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Maranhão (Sebrae) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) abriram inscrições para captação de bolsistas para atuarem como orientadores e agentes para o terceiro ciclo do Programa “Agentes Locais de Inovação” (ALI), cujo objetivo é promover a prática continuada de ações de inovação nas empresas de pequeno porte.

Ao todo, são 20 oportunidades para agente efetivo e uma de orientador para atuar em São Luís, Bacabal, Balsas, Caxias, Timon e Imperatriz. Neste certame, também haverá seleção para composição de cadastro de reserva – 10 vagas.

O processo seletivo será conduzido pela MGA Concursos, instituição contratada para esse fim e as inscrições podem ser feitas até o dia 16 de junho, pelo site www.mgaconcursos.com.br. As informações sobre inscrições e todas as etapas do seletivo serão fornecidas exclusivamente pela MGA Concursos.

Os Agentes Locais de Inovação (ALI) tem como foco promover a inovação nas pequenas empresas. Eles são bolsistas do CNPq, na modalidade extensão país, e serão capacitados pelo Sebrae. Cada um deles, acompanha um conjunto de até 40 empresas, definido estrategicamente pelo Sebrae. O Programa ALI tem abrangência nacional e está consolidado como estratégia de competitividade para as pequenas empresas.

Atuação

O Programa ALI terá duração de até 31 meses, sendo um mês de capacitação e 30 meses de atuação em campo. Durante o período de atuação em campo, a missão dos ALI’s será prospectar, conhecer, avaliar e acompanhar pequenas empresas em todo o estado, sob a supervisão de um consultor sênior.

De acordo com a gestora do programa ALI no Maranhão, Danielle Abreu Leite, o programa capacitará até 30 candidatos, entre os quais 20 serão selecionados para o trabalho de campo. “Ao longo da capacitação, os candidatos serão avaliados e os 20 com melhor desempenho, serão efetivados como Agentes Locais de Inovação. No período de capacitação será paga uma bolsa de R$ 2 mil e, após, receberão bolsa de R$ 4 mil por até 30 meses após a capacitação, observando-se as regras estabelecidas no edital”, explicou.

No período de vigência do Programa, o desempenho dos agentes será sistematicamente avaliado por instrumentos de acompanhamento e avaliação de resultados.

Os principais pré-requisitos para a oportunidade de orientador são ser graduado há mais de seis anos, ter o título de mestre ou doutor em qualquer área, ter experiência na área de inovação e tecnologia, já ter atuado como orientador de graduandos, pós graduandos ou mestrandos, entre outras exigências especificadas no edital de abertura do processo seletivo.

Já para os Agentes Locais de Inovação, os principais pré-requisitos são ser graduado no máximo há três anos; estar desvinculado do mercado de trabalho no último dia útil do mês anterior ao inicio da capacitação; ter disponibilidade para participar de 100% da Etapa de Capacitação, em tempo integral, entre outras exigências constantes no edital.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (44) 3346-6643, de segunda a sexta-feira das 9h às 12h e das 13h às 17h, ou pelo e-mail: contato@mgaconcursospublicos.com.br.
O Imparcial

Vem aí o 1º Torneio de Carabina Mira Aberta de Barra do Corda

Imagem meramente ilustrativa
Acontece neste o domingo (31), o 1º Torneiro de Carabina Mira Aberta (Seta) de Barra do Corda, com organização de Marcos Tito, na Vila Miguelzinho.

A intenção do organizador é que o esporte se popularize na cidade para que a mesma venha ter atletas participantes de competições estaduais e nacionais.

Haverá premiação para os três primeiros colocados, onde o campeão ganhará 01 Carabina 5.5, o segundo colocado levará 01 Hed Dot Lazer e o terceiro colocado ficará com 01 Luneta.

A competição terá início às 08:00hs, na quadra da Escola Santo Antonio, com os competidores já chegando e se inscrevendo para a ordem de iniciarem a prova.

Apoio:
Barradocordanews.com
Maranhão Calçados
Mundial Variedades
Lojão dos Colchões
Armazém Paraíba
Tecsat - Claro TV
Ademilton Moda Fitnes
Ivan Silva

Comissão Disciplinar da Liga Esportiva de Barra do Corda pune infratores


Membros da Comissão Julgadora e Disciplinar da Liga Esportiva de Barra do Corda se reunirão na última quarta-feira (27), para analisar e julgar casos de infrações de quatro atletas que disputaram a Copa Cidade Almir Neto e o tradicional Torneio de Inverno, aplicando-lhes o que consta CBJD. Dois atletas agrediram um assistente e outros dois agrediram verbalmente um árbitro.

A Comissão analisou e puniu os quatro atletas de acordo com os relatórios entregues à Presidência da Liga que por sua vez, encaminhou para o órgão competente. Dois dos quatro atletas pegaram as maiores penas e ficarão praticamente de fora das competições organizada pela Liga no restante desta temporada.

Punições
Os atletas Iran de Alcântara (Calvário) e Antonio José (Tamarindo), pegaram 180 dias de punição. Dieimisson Gomes Sousa (Calvário) e Antonio Rodrigues (Monte Azul), cumprirão 120 dias de gancho.

Duas das quatro garotas estupradas em Castelo do Piauí correm risco de morte

O diretor do Hospital de Urgências de Teresina (HUT), Gilberto Albuquerque, informou que uma das garotas violentadas em Castelo (a 190 km de Teresina) será transferida para o Hospital São Marcos. A garota de 16 anos é a única que está consciente. Ela teve uma pancada na cabeça, escoriações e contusões por todo o corpo. A menina é uma das quatro adolescentes que foram espancadas e estupradas na tarde de ontem na cidade, supostamente por cinco jovens, sendo quatro menores no Morro do Garrote, no bairro Vila Nova.  A transferência da paciente foi por volta das 13h. 

Segundo o diretor do Hospital, é a única que está com o quadro clínico mais estável. Gilberto Albuquerque disse que todas elas estão com politraumatismos e duas delas estão com risco de morte.


As duas garotas de 17 anos são as que estão em estado mais grave. Uma teve traumatismo craniano, passou por cirurgia e está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). 

Já a outra teve lesões na cervical e múltiplas escoriações pelo corpo e continua inconsciente. De acordo com Gilberto Albuquerque, uma parte do rosto dela esta desfigurada e vai aguardar mais um pouco para ver se fará outra cirurgia. Ela está na semi UTI.  

Uma quarta adolescente, de 15 anos, está com múltiplas lesões e está medicada com analgesia potente (medicamento com base de anestesia que deixa o paciente em estado desacordado). Ela está com um acompanhamento psicológico, em um local isolado da clínica de atendimento intermediária, porque está com sintomas de pânico. 


Há relatos que foram jogadas de um barranco de sete metros.  “Possivelmente a garota que está com lesão cervical pode ter sofrido uma tentativa de estrangulamento e outra está com lesões do pulso indicando que ela foi amarrada”, disse Gilberto, que afirma que por volta das 11 horas os médicos vão se reunir para divulgar um novo boletim. 


Uma equipe da Maternidade Evangelina Rosa chegou ao HUT para fazer exame nas garotas para constatar a violência sexual. Também quem está no hospital é a vice-governadora Margarete Coelho (PP) para acompanhar os familiares e se solidarizar. 

Colhido material genético

O diretor do Departamento Técnico de Criminalística, Antônio Nunes, disse que foram feitos exames de corpo de delito e recolhidos materiais genéticos das quatro adolescentes. 

Segundo Antônio Nunes, é preciso analisar os materiais coletados nas unhas, vaginas e outras partes do corpo das vítimas para confirmar ou não as duas versões levantadas de estupro e tentativa de homicídios. 

“Vamos fazer exames genéticos para confirmar ou não aquilo que se tem até o momento. Pelos exames feitos constatamos que foram lesões contundentes, mas só com ela não é possível dizer quais os objetos foram usados. A perícia criminal foi ao local do crime e lá podem encontrar algum objeto que possa ter sido utilizado, mas ainda não tenho essa informação”, disse o diretor do Instituto de Criminalística. 

Ele afirma, no entanto, que as garotas estão bastante machucadas. “São várias lesões contundentes em vários pontos do corpo que podem ter sido provocadas por pedra, paus, arrastando, jogadas de batendo com a cabeça, mas é difícil dizer só com esse exame, temos que juntar às provas”, afirmou Antônio Nunes. 

NOTA DO GOVERNO – CASO CASTELO DO PIAUÍ
O Governo do Estado do Piauí lamenta e se solidariza com as famílias e as vítimas desse trágico crime no município de Castelo do Piauí. Assim como todos os piauienses, estamos chocados e desejamos a devida punição ao responsáveis o mais rápido possível. 
Assim que tomou conhecimento do crime, a Polícia Militar iniciou a perseguição aos suspeitos. Além do Grupamento da Polícia Militar de Castelo, foram deslocados para a cidade três outras equipes, além do Gerente de Policiamento do Interior, delegado Willame Moraes para dar apoio ao trabalho do delegado regional, Laércio Evangelista.
Nós da gestão estadual daremos todo o apoio necessário às famílias e colocaremos todo o empenho da polícia na resolução do crime e prisão de todos os envolvidos.

Wellington Dias
Governador do Estado do Piauí
Margarete Coelho
Vice-governadora do Estado do Piauí 

Redação Caroline Oliveira, Cidade Verde

Homem é preso por porte ilegal de arma de fogo no Parque Itália

 

Uma denúncia anônima recebida pelo COPOM, na noite desta quarta-feira, 27, levou à prisão de um homem por porte ilegal de arma de fogo. Segundo o denunciante, um indivíduo estava no interior do condomínio Parque Itália, apontando uma arma para aqueles que trafegavam nas proximidades.

As equipes de motopatrulhamento (MIKE) e Força Tática deslocaram-se até o condomínio, encontrando Wilas Jorge Carvalho em atitude suspeita. Os policiais realizaram a revista pessoal encontrando um revolver calibre 38 com seis munições intactas. Wilas Carvalho foi entregue à DP para a tomada das providências cabíveis.   
                 
Segundo o comandante do 5°BPM, Tenente Coronel Eriverton, “esta ação mostra a preocupação da tropa com o empenho na preservação da ordem pública, é o reflexo das denúncias anônimas e a parceria com a população cordina”.

  
Redação: Soldado Ana Priscila

Governo recebe visita de estatal chinesa interessada em investir no Maranhão


O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, recebeu na tarde de quarta-feira (27), a visita do executivo Antônio Wang, representante da companhia China Resources, grupo estatal chinês do setor agropecuário. No encontro, o executivo apresentou ao titular da pasta, Neto Evangelista, os projetos da estatal chinesa e o seu interesse em investir no Maranhão, dentro de sua área de atuação.  

Para o secretário Neto Evangelista, a estatal possui linha de investimentos voltada também à pequena agricultura e pecuária, atividades produtivas que são foco de ação da Sedes, com o objetivo de incluir famílias inseridas no Cadastro Único (CadÚnico), aquelas que possuem renda per capta de até meio salário mínimo.

“É importante saber que o público que a companhia pretende atingir no estado é o mesmo que objetivamos incluir produtivamente, a partir das ações da secretaria. Portanto, a nossa meta é trazer investimentos e eixos de trabalho que possam fazer com que essas famílias hoje inseridas no CadÚnico possam caminhar com suas próprias pernas, ter fontes de renda mais rentáveis e condições mais dignas de vida. Então, se há interesse do governo chinês em investir no Maranhão, há grande interesse também do Governo do Estado em receber esses investimentos”, assegurou o secretário.  

Ainda conforme Neto Evangelista, sejam quais forem os investimentos externos que foquem a inclusão sócio produtiva no Maranhão, estes serão direcionados, também, para atender ao público que vive da agricultura e da pecuária familiar.

“Nós temos o 16º Produto Interno Bruto (PIB) do país, mas, infelizmente, temos também o 26º Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Isso atesta que as potencialidades econômicas do Maranhão não estão de acordo com o crescimento social da população. O governo Flávio Dino pretende inverter essa lógica, a fim de promover o desenvolvimento econômico junto com o crescimento social. E isso será feito, entre outras ações, trazendo os investimentos necessários ao Estado”, enfatizou o secretário.

Segundo o consultor da companhia presente à reunião, Gustavo Oliveira, que dá apoio à prospecção de investimentos da empresa chinesa no Brasil, o grupo busca parcerias que promovam o desenvolvimento socioeconômico. “O trabalho de prospecção de investimentos no estado está na fase inicial, mas o objetivo do governo chinês, assim como do Governo do Maranhão, é de que todo desenvolvimento econômico seja voltado para o crescimento social”, disse. Para o consultor, esse é um aspecto que demonstra que já há um alinhamento ideológico nesse sentido entre os dois governos e que há possibilidade de forte parceria.

O consultor revelou ainda que a prospecção por investimentos no Maranhão surgiu a partir da motivação do governador Flávio Dino durante a visita do primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, em Brasília, na semana passada. Na ocasião, o governador sugeriu aos empresários chineses integrantes da comitiva, que considerassem o Maranhão como destino prioritário de investimentos daquele país, o que já está ocorrendo.

Como resultado do encontro com a Sedes, ficou definido que novas reuniões técnicas serão realizadas no sentido de se conhecer com profundidade os projetos de investimentos em atividades sócio produtivas da empresa chinesa, a fim de que se identifique a adequação destas com as peculiaridades do Maranhão.

Fonte: Sedes        
Texto: Doriane Menezes
Fotos:Honório Moreira

28 maio, 2015

Jovem recorre ao suicídio em Barra do Corda

LUCAS

O jovem Lucas, 17 anos, surpreendentemente recorreu ao suicídio  se enforcando na noite desta quarta-feira (27), em sua residência localizada na Rua Rio Flores no bairro Tresidela. 

O rapaz é filho do professor Luis Clesio, lotado  na Escola Enoc Vieira, no bairro Araticum.

Ainda é desconhecida a causa que levou o rapaz a por fim em sua própria vida. Informações chegadas ao blog registram que Lucas era bastante aplicado nos estudos.

O blog registra solidariedade à família enlutada neste momento difícil.

Nosso aniversariante do dia


O blog Barradocordanews parabeniza nesta data especial o Secretário de Estado da Saúde Marcos Pacheco pela passagem de seu aniversário! 

Filho de Barra do Corda, o aniversariante atualmente exerce importante papel na esfera estadual e vem procurando a cada dia contribuir com a melhoria da qualidade de vida dos maranhenses. 

Nossos parabéns a você Marcos Pacheco por sua humildade e ser humano de grande coração que conhecemos. Desejamos muitas felicidades, saúde, paz e  que Deus continue lhe iluminando todos os dias.

Parabéns e um forte abraço!

Ivan Silva

Defendendo o atraso! Deputado Rigo Teles é contra a instalação de uma universidade em Barra do Corda


A procuradora-geral de Justiça, Regina Rocha, recebeu segunda-feira, dia 25, a visita do deputado Rigo Teles e dos vereadores de oposição ao prefeito de Barra do Corda, Eric Costa.
 

Rigo Teles e os vereadores foram denunciar o prefeito por não concordarem com a instalação de uma universidade em um prédio público do município. Eles são radicalmente contra a cessão pela Prefeitura de Barra do Corda do prédio do Complexo Educacional Galeno Edgar Brandes para funcionar uma faculdade particular.

O Executivo Municipal cedeu dois andares do prédio para que seja instalada a universidade e em comum acordo de ofertar bolsas de estudos a famílias carentes que não podem pagar pelo curso.

A população ficou revoltada com o posicionamento do deputado de tentar barrar o desenvolvimento do município, principalmente os estudantes que podem ter a oportunidade de se graduar em sua própria cidade.

Como todos sabem, não é qualquer família do interior que tem condições de financiar um curso e uma moradia de um filho na capital maranhense.

Mas, ao que parece, o deputado Rigo Teles não tem essa visão, apenas está focado em prejudicar a atual gestão para levar vantagens nas próximas eleições em Barra do Corda.

Luis Pablo

27 maio, 2015

Governo do Estado garante que Beneficiários do Programa Viva Luz continuarão contemplados com pagamento de suas contas



Por mais que a oposição derrotada procure torcer contra o povo humilde do Maranhão, o Governo do Estado, através de nota, informou que todos os cidadãos que eram beneficiados com o Programa Viva Luz, que garantia o pagamento da conta de luz a pessoas de baixa renda, permanecerão contemplados com o pagamento da conta de energia elétrica subsidiados pelo Governo Federal.

Leia a nota na íntegra:

Acerca do extinto Programa ‘Viva Luz’, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social, esclarece que:

1.Todos os beneficiários do programa permanecerão contemplados com o pagamento da conta de energia elétrica subsidiados pelo Governo Federal.

2.Os beneficiados terão acesso à Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) concedida pelo Governo Federal, que arca com 65% do valor da conta de energia dos cidadãos que integram o Cadastro Único (CadUn) dos Programas Sociais Federais.

3.A Coordenação Estadual do CadUn age junto com a Cemar para realizar a busca ativa de cidadãos em vulnerabilidade social, conseguindo em 2015 promover a reinserção, atualização de dados e concessão de novos benefícios a quase 70.000 famílias maranhenses ora não beneficiadas ou com risco de perder seus benefícios pelo Programa de Tarifa Social.

4.Desde de janeiro de 2015, o Governo do Estado cumpre a Resolução Normativa Nº 572 (2013), que modificou procedimentos para concessão da TSEE às famílias beneficiarias, que já estão recebendo carta da distribuidora, bem como informações nas contas de energia, alertando para a atualização de dados no CadUn.

5.Os recursos R$ 25 milhões antes destinados ao Programa “Viva Luz” serão remanejados do Fundo Maranhense de Combate à Pobreza (Fumacop) para a manutenção do programa “Mais Bolsa Família Escola”, que atenderá às famílias de mais de 1.200.000 estudantes maranhenses para a compra de material escolar.

São Luís, 26 de maio de 2015

Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social

Deputada defende criação de Complexo de Proteção à Criança em Imperatriz

A deputada Valéria Macedo (PDT) ao discursar durante sessão ordinária nesta segunda-feira (25), na Assembleia Legislativa, falou da importante Sessão Solene requerida para homenagear a Campanha de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração de Crianças e Adolescentes, que aconteceu na última sexta-feira. Valéria também lembrou da indicação, requerida por ela, para a implantação de um Complexo de Proteção à Criança e ao Adolescente (CPCA) no município de Imperatriz.

Segundo Valéria Macedo, a mobilização de toda a sociedade no enfrentamento ao crime contra crianças e adolescentes é fundamental para que as crianças e adolescentes sejam efetivamente protegidos no seu direito a um desenvolvimento seguro e saudável. “Esse é o propósito das campanhas de encorajamento às denúncias de qualquer situação de violência sexual, bem como a implementação de políticas públicas com o intuito de coibir a ação dos criminosos”, disse.

Para a deputada, é necessária uma melhor assistência às vitimas e integração de órgãos de garantia dos direitos constitucionais desses menores. Os chamados CPCAs devem se compostos de uma Vara Criminal Especializada, de uma Promotoria de Justiça Especializada, de uma Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente e de um Centro de Perícias Técnicas específico para apurar os vários tipos de abusos contra os menores.

“Atuando de forma integrada no mesmo espaço físico, o CPCA proporcionará um melhor atendimento à população desses municípios”, afirmou a deputada, lembrando em sua indicação que o artigo 227 da Constituição Federal determina que a criança, o adolescente e o jovem devem ser tratados como prioridade absoluta e detentores dos direito à liberdade, a saúde e a educação.

PROTEÇÃO

A mesma indicação, segundo a parlamentar , institui, ainda, que a sociedade, a família e o Estado tem o dever de protegê-los de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e qualquer tipo de opressão, sendo que, desta forma, com base no preceito constitucional respectivo, bem como no artigo 4º do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), é que passou a ser instituída em várias cidades do país a criação de Complexos de Proteção à Criança e ao Adolescente, pretendendo dar assistência às vítimas e integrar os órgãos de garantia dos direitos constitucionais desses menores.

“Em minha legislatura anterior, juntamente com a deputada Eliziane Gama, a deputada Francisca Primo, estivemos em Imperatriz fazendo parte da CPI de combate a violência contra mulher. Na ocasião, fomos recebidas pela secretária da mulher a doutora Conceição Formiga, que solicitou também, o pedido dela no empenho da Governadora então Roseana Sarney, para que implantasse essa Delegacia de Proteção da Criança e Adolescente em Imperatriz, que estava conjuntamente funcionando com a Delegacia da Mulher, e nós sabemos que são delegacias importantes, mas que não poderiam estar juntas.”, disse Valéria.

Valéria Macedo finalizou o pronunciamento ressaltando a satisfação, após vários pedidos para a implantação de uma Delegacia Especial de Proteção à Criança e ao Adolescente no município de Imperatriz. Enfatizou também, que sejam criadas também, no município de Açailândia e no município de Balsas.

26 maio, 2015

Não perca! O "Liquida Tudo Paraíba"


Fique ligado no "Liquida Tudo do Paraíba" de Móveis e Eletrodomésticos que acontecerá nesta quinta-feira (28).

São Móveis e Eletrodomésticos com descontos imperdíveis!

O Liquida Tudo Paraíba é nesta quinta-feira! Aproveite!

É isso mesmo! Móveis e Eletrodomésticos com preços imbatíveis...Vá lá! É no Paraíba!


Paraíba, sucesso em qualquer lugar!

Cirrose hepática - Falando de saúde com a Dra. Débora Costa


A cirrose hepática é o resultado final de anos de agressão ao fígado, um processo crônico de destruição das células hepáticas, que ocorre de maneira difusa, com formação de cicatrizes e nódulos levando à necrose do órgão. É considerada uma doença terminal do fígado. 

Causas da cirrose:
Entre a mais comum podemos citar a cirrose alcoólica, o consumo diário de 720ml de cerveja ou 300ml de vinho já são considerados fatores de risco para doenças do fígado.


Hepatites virais:
Hepatites virais crônicas, principalmente a B e C, podem levar a cirrose após anos de doença ATIVA. Muitas vezes o paciente sequer desconfia ser portador de um dos vírus, só descobrindo muitos anos depois quando os sintomas da cirrose começam a se manifestar.


Hepatite auto-imune
Produção do nosso organismo de anticorpos inapropriadamente contra o próprio fígado.


Esteatose hepática não alcoólica
Fígado gorduroso que evolui para hepatite e posteriormente cirrose.


Cirrose biliar primária
Destruição das vias biliares e consequentemente do fígado.


Outras doenças menos comuns:
Hepatite por drogas
Fibrose cística
Doença de Wilson
Colangite esclerosantes primária
Deficiência de alfa 1 antitripsina


Sinais e sintomas:
Na fase inicial, a ausência de sinais ou sintomas dificultam o diagnóstico precoce. 


Quando os sinais e sintomas aparecem, o prognóstico já costuma ser severo e as implicações gerais para a saúde do paciente são comprometedoras.


Em fases mais avançadas da doença, o fígado apresenta-se endurecido e aumentado ao exame físico e outros sinais e sintomas vão aparecendo, tais como: desnutrição, hematomas, aranhas vasculares na pele, sangramentos gengivais, icterícia, ascite, hemorragias digestivas, encefalopatia, ginecomastia e, por fim, coma.


Diagnóstico:
Exames laboratoriais que avaliam a função hepática e exames de imagem como a ultrassonografia, a tomografia computadorizada, a ressonância magnética e a colangiografia endoscópica ajudam a definir o diagnóstico.
O diagnóstico de certeza é dado pela biópsia hepática, que pode ser feita utilizando-se técnicas diferentes, conforme o caso.


Tratamento:
Não há uma cura específica para a cirrose hepática. As lesões já estabelecidas são irreversíveis, mas pode-se tentar deter ou tornar mais lenta a progressão da doença.


Quando é possível afastar o agente causal (álcool, vírus, etc.), pode ocorrer algum grau de melhoria.


O tratamento definitivo da cirrose hepática é o transplante de fígado.

"A prevenção ainda é a melhor opção"
Dra. Débora Rocha é Especialista em Doenças do
Aparelho Digestivo e Endoscopia Digestiva Alta.
Av. Pedro Neiva de Santana 1841 sala C Altamira
Fone:(99) 981029001 e 991358500

Sebrae e SICOOB realizam curso de vendas em Barra do Corda


Gerente Regional de Presidente Dutra, José Noleto, acompanha curso e fortalece parceria com filiados ao SICOOB.

Cerca de 50 empreendedores, empresários e profissionais do varejo da cidade de Barra do Corda participaram do curso “Como Vender Mais e Melhor”, numa ação do projeto Boas Práticas em Cooperativismo de Crédito, desenvolvido em parceria entre o Sebrae e o SICOOB (Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil). Realizado no período de 18 a 22 de maio, a capacitação foi ministrada pela consultora Francisca Feitosa e teve como foco a melhoria da gestão comercial dos pequenos negócios, definindo diferenciais para a atividade, a estruturação de vendas, a fixação de metas e estratégias para fidelizar os clientes. “Queremos dar subsídio aos participantes interessados em criar e administrar um modelo de gestão para aumentar a qualidade e a quantidade de vendas”, ressaltou Francisca. 


Ao longo da capacitação, a turma recebeu a visita institucional de parte da equipe da regional do Sebrae em Presidente Dutra – unidade responsável pelo atendimento à cidade de Barra do Corda. A visita foi conduzida pelo gerente José Noleto e buscou fortalecer a relação entre as instituições e os empresários locais. "Nós, do Sebrae, estamos prontos a ajuda-los no desenvolvimento de seus negócios, seja com um de nossos cursos, com a atuação de nossos analistas ou consultores, sempre estaremos disponíveis a fazer sua empresa crescer. Qualquer dúvida ou ajuda estamos a sua espera em nossa unidade”, reafirmou Noleto.

Governo Flávio Dino investe R$ 10 milhões do Fumacop para construção de casas em municípios do ‘Mais IDH’

Com recursos próprios, o governo Flávio Dino garante moradia com dignidade para 350 famílias cadastradas em Projetos de Habitação Rural. Muito mais que construir casas de alvenaria para quem sempre olhou para o teto de taipa e paredes de adobe, o governo Flávio Dino acredita que todas as famílias maranhenses merecem viver com dignidade.
E esse é um sonho antigo de milhares de famílias maranhenses, sobretudo da zona rural e dos municípios marcados por baixos Índices de Desenvolvimento Humano que já está se tornando realidade.

O governador Flávio Dino, através da Secretaria das Cidades (Secid) juntamente com o Comitê Gestor do Programa ‘Mais IDH’ já está colocando em prática o programa de Habitação Rural no Maranhão. São R$ 10,15 milhões investidos tanto na obra física quanto em trabalho social.

“Precisamos de políticas específicas para que os maranhenses vivam a plenitude de direitos. Por isso, estamos investindo, inicialmente, nos 30 municípios com piores IDH e reforçando as ações do Plano de Ações ‘Mais IDH’. Nesse programa vamos reforçar e requalificar a casa das famílias carentes para que possam viver melhor”, disse o governador Flávio Dino.

Nesta primeira etapa serão contemplados povoados dos municípios de Marajá do Sena; Santana do Maranhão; Belágua e Cajari. Todos com baixos índices de desenvolvimento humano e integrantes do Programa ‘Mais IDH’. As habitações serão 100% financiadas com recursos oriundos do Fundo Maranhense de Combate a Pobreza (FUMACOP).

O governo Flávio Dino avança na construção de 350 casas, sendo 50 a mais da meta inicial para os 100 dias de governo, num período de retração de programas habitacionais federais do Ministério das Cidades.
 
Social

Muito mais que construir moradias com recursos próprios, os projetos habitacionais rurais integram uma equipe multidisciplinar do Comitê Gestor do Programa ‘Mais IDH’ que realizou diagnósticos sociais e de engenharia para identificar as famílias que serão atendidas pelo programa e suas reais necessidades.

As habitações possuem dois quartos, sala, área de serviço e uma particularidade: banheiro com portas que abrem para o lado de fora do imóvel, alteração em relação ao projeto inicial que atende uma solicitação dos futuros moradores cadastrados pela Secid.

Além disso, todas as unidades residenciais estão dentro das normas capazes de atender portadores de necessidades especiais e idosos e contarão com abastecimento de água e sistema de esgoto.

Os moradores cadastrados também já estão recebendo várias capacitações na área de geração de renda, mobilização comunitária, orçamento e planejamento familiar e educação ambiental e a Secid está avaliando a proximidade das casas com escolas e postos de saúde.

Muito mais que substituir casas de taipa por alvenaria, o governo Flávio Dino entende que é preciso garantir que o trabalhador da zona rural viva com dignidade. A construção de casas objetivareduzir o déficit habitacional e melhorar as condições sanitárias com impacto na saúde e na geração de trabalho e renda.

Na primeira fase, que teve início em março, haverá construção de 300 unidades habitacionais na zona rural de Marajá do Sena, Belágua e Santana do Maranhão. Na segunda fase, 3 mil unidades habitacionais serão construídas nos 27 municípios restantes (iniciam em dezembro de 2015). Pela terceira fase, 5 mil unidades habitacionais urbanas serão construídas nas sedes dos 30 municípios. 

Mais informações
 
350 unidades habitacionais contratadas, sendo 100 em Marajá do Sena; 100 em Santana do Maranhão; 96 em Belágua e 54 em Cajari. Todas 100% financiadas com recursos próprios oriundos do Fundo Maranhense de Combate a Pobreza (FUMACOP).