sexta-feira, 30 de setembro de 2011

FORÇA TÁTICA DA 1ª COMPANHIA GANHA REFORÇO





Foi realizada neste 30 de setembro, no Quartel do 4º BPM na cidade de Balsas- MA , a formatura do II Curso de Força Tática (FT) com carga horária de 180h. Barra do Corda contou com dois policiais militares que a partir de agora reforçam o efetivo da Força Tática.
Os soldados Lima e Leidivan concluíram com aproveitamento o curso que teve duração de 18 dias, e desta forma são os mais novos integrantes da FT. Segundo o capitão Ribeiro, que representou o Major Markus na solenidade de formatura na cidade de Balsas. “ O reforço chega em boa hora, pois a Força Tática tem como missão, além das atribuições normais do policiamento ordinário, o combate a assaltos a estabelecimentos bancários e comerciais, captura de presos foragidos, escolta de presos, além de ser uma tropa precursora ao Grupo de Operações Especiais. Os soldados Lima e Leidivan estão de parabéns pois nem todos os alunos concluíram o curso devido a exigência excessiva aos candidatos nos aspectos físicos e psicológicos ", disse o oficial.

Polícia recupera moto roubada


Uma equipe da Polícia Militar recuperou uma motocicleta que havia sido roubada em frente a residência do proprietário. O Sr. Cláudio Rangel, dono da motocicleta informou que teria chegado em casa e deixado a mesma na frente de casa e ao adentrar ouviu seu filho dizendo " Pai o homem vai levando a moto".

De imediato o proprietário do veículo acionou a polícia e repassou o ocorrido. O Sargento Nilton, disse que as diligências foram mobilizadas para a rua do Corte (Pedro Neiva de Santana) e para a Demostenes Braga, onde cerca de dez minutos depois a motocicleta foi localizada e encaminhada para a delegacia de Polícia acompanhada do suspeito identificado como Alef. Segundo informações da polícia, o suspeito já teria participado do roubo de outras motocicletas.

Polícia Civil, Conselho Tutelar, Ministério Público e Poder Judiciário fazem operação conjunta

Na noite desta sexta 30, equipes da Polícia Civil, Conselho Tutelar, Ministério Público e Poder Judiciário realizam uma operação conjunta no intuito de coibir a presença de adolescentes em festas e principalmente conduzindo motocicleta. Já por volta das 22h30, haviam sido apreendidas cinco motocicletas e ambas pilotadas por adolescentes. Estes, foram levados até a delegacia de polícia para serem entregues a seus pais, onde os mesmos terão de assinar um TCO.

Piloto que evitou atentado a Sarney: ‘Nunca me dirigiu a palavra’

Do portal Terra


Há exatos 23 anos e um dia, o comandante Fernando Murilo de Lima e Silva arriscava manobras pioneiras em um Boeing 737-300 e impedia o sequestrador do voo Vasp 375 de consumar o intuito de atirar a aeronave contra o Palácio do Planalto, onde José Sarney exercia a Presidência do País. Impondo ao presidente da República a culpa por seu desemprego, o maranhense Raimundo Nonato Alves da Conceição, então com 28 anos, queria punir o peemedebista hoje presidente do Senado, homem que, segundo o comandante Murilo, nunca lhe demonstrou qualquer reconhecimento. (Veja mais aqui)

“O ex-presidente Sarney, sem comentários, nunca me dirigiu a palavra”, afirma o piloto, atualmente com 60 anos e ainda na ativa, voando em um Boeing 767 na Rio Linhas Aéreas, companhia de transporte de cargas de Curitiba. Naquele 29 de setembro de 1988, Murilo seguia de Porto Velho para o Rio de Janeiro e, após escala em Belo Horizonte, teve o avião sequestrado. “Ele entrou no avião com cem balas dentro do casaco jeans e um revólver. Deu, com certeza, mais de 20 tiros dentro do avião”, lembra o comandante, cujo copiloto naquela manhã, Salvador Evangelista, foi morto a sangue frio por Nonato, que estava “muito nervoso e arisco”. Um tripulante em treinamento já havia sido baleado na perna durante as tentativas do sequestrador de invadir a cabine.

Murilo conseguiu informar a torre de comando do sequestro e da mudança de rota para Brasília. Das 50 mil libras de combustível que enchem o tanque de um Being 737, ele se viu com 1,8 mil libras no céu de Goiânia. Foi quando um tonneau (giro completo sobre o eixo da aeronave) e um parafuso (trajetória vertical descendente e em espiral), os únicos registrados até hoje no modelo, derrubaram o sequestrador. “Fiz as manobras porque o combustível do avião já havia acabado e o motor esquerdo parou primeiro. Resolvi brigar antes de morrer. As únicas chances que tinha seriam com manobras com o avião, pois eu estava amarrado no assento da cabine.”

Mesmo com as acrobacias, o aviador garante que os passageiros não entraram em pânico. “Os passageiros foram espetaculares, não me deram nenhum problema.” Com Nonato desorientado, Murilo pôde aterrissar em segurança no aeroporto internacional Santa Genoveva, na capital goiana. A negociação no solo se estendeu até o início da noite, quando Nonato tentou descer do Boeing utilizando Murilo como escudo e foi baleado por policiais federais, morrendo três dias depois. A última bala disparada pelo tratorista desempregado atingiu a coxa de Murilo.

Embora não tenha percebido reconhecimento do principal alvo do atentado, Murilo diz que outras vidas salvas não lhe negaram homenagens. “Durante algum tempo, os passageiros alemães mantiveram contato e faziam festa todos os anos no dia 29 de setembro, mas, com o passar do tempo, alguns morreram e a animação foi acabando.”

O comandante não se permite entusiasmo ao falar das medalhas do Mérito Santos-Dumont e da Ordem do Mérito Aeronáutico com que foi condecorado. “As mesmas medalhas foram dadas à esposa do ex-presidente (Luiz Inácio) Lula (da Silva), ao, na época, ministro da Fazenda, Maílson da Nóbrega, e a muitos outros em quem não vejo mérito algum para as mesmas.”

Depois de lecionar na Faculdade de Ciências Aeronáuticas da Universidade do Tuiuti, no Paraná, o comandante Murilo voltou a ser piloto. Os 44 anos de profissão, que somam 25 mil horas de voo, diz ele, “não deixam espaço para medo, mesmo porque a aviação é muito segura”.

De acordo com ele, a segurança aeroviária melhora “a cada dia, porém a passos curtos, que não acompanham o crescimento acelerado da aviação. A aviação precisa de um grande e rápido investimento, mais pistas, mais equipamentos eletrônicos de auxílio, mais treinamento para os controladores”.

A preocupação aumenta com a iminência de eventos como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. Segundo Murilo, os eventos “trazem riscos muito grandes, com o aumento do fluxo e com a falta de equipamentos mais modernos para o controle de tráfego, assim como a falta de mais pistas para pouso e espaço físico para embarque e desembarque de passageiros e para o estacionamento de aeronaves”.

Entrevistado por diversos veículos de comunicação logo após o atentado de 11 de setembro de 2001 nas Torres Gêmeas e no Pentágono, Murilo viu o ato terrorista de Curitiba, quando ainda ministrava aulas na faculdade, 13 anos depois de garantir a continuidade de cerca de 100 vidas sob a sua responsabilidade e de outras tantas que, inabaladas, não fizeram questão de executar a simples manobra do agradecimento.

Valéria Macêdo solicita benefícios do governo para Amarante


A deputada Valéria Macêdo (PDT) protocolou três indicações na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, pedindo que a governadora Roseana Sarney (PMDB) determine que as devidas secretarias de estado executem importantes serviços públicos, para beneficiar milhares de pessoa residentes o município de Amarante.

Na primeira indicação, Valéria pede a construção de uma creche, com pré-escola, para o bairro São Jose, para atender mais de 2000 crianças de 200 famílias. Segundo ela, o bairro é um dos mais próximos da cidade de Amarante e tornou-se um dos maiores, após a construção de um grande conjunto de casa populares.

Na segunda indicação, Valéria pede aporte recursos orçamentários e financeiros do governo à Prefeitura de Amarante, para realizar o asfaltamento de cerca de 2 km das ruas da sede, e o saneamento básico. “O centro e os bairros estão com as ruas esburacadas, com esgotos jorrando a céu aberto e não apresentam as condições mínimas de infraestrutura”, reclama.

Na terceira indicação, Valéria solicita a construção de uma quadra poliesportiva, coberta, para Amarante. A deputada informa que o município tem mais de 45.000 habitantes, entre eles milhares de jovens e crianças, times de futebol formados, mas não possui área de lazer adequada para a prática de vários esportes como basquete, vôlei e futsal.

Cláudio Brito/Agência Assembleia

Darci Terceiro anuncia pré-candidatura a prefeita de Barra do Corda

A ex-prefeita Darci Terceiro (1989-1992) anunciou na noite da quarta 28, em São Luís, que é pré-candidata a prefeita de Barra do Corda.
O anúncio foi feito durante encontro com o deputado federal Lourival Mendes (PTdoB). Darci foi candidata a deputada estadual pelo PTdoB nas eleições do ano passado.
Em junho deste ano começaram a circular notícias de que o ex-candidato a deputado federal Jônatas Freitas, o Juntinha, seria o candidato a vice-prefeito na chapa a ser encabeçada pela vereadora Nilda Barbalho (PV).
Ocorre que Juntinha é filiado ao mesmo PTdoB de Darci. A ex-prefeita já disse que, se for o caso, vai disputar com Juntinha as prévias dentro do partido.


Nota de Pablo Oliveira e do TB

Abandonado por Roseana: Faltam médicos e materias básicos no hospital de Presidente Dutra


O Hospital Regional de Presidente Dutra – construído no governo do Dr. Jackson Lago, com equipamentos modernos e atendimento de qualidade à época -, atualmente encontra-se abandonado, num estado crítico de funcionamento com a falta de médicos e de materiais cirúrgicos.

Foto: Adonias Soares

Construído na gestão do governador Jackson Lago, o hospital de Presidente Dutra foi entregue no início de 2009, com 5.317 metros quadrados de área construída, 100 leitos de enfermaria e 12 UTI’s, feito com recursos do próprio Estado, beneficiando 34 municípios do entorno.

Atualmente, no governo Roseana Sarney, o hospital está sucateado. Funciona de forma precária, sem médicos e enfermeiros suficientes, falta de medicamentos, estrutura física sem manutenção além de leitos e salas em estado deploráveis.

Preparado para realizar serviços de média e alta complexidade, o centro era para oferecer atendimento nas áreas de clínica médica, cardiologia, pediatria, cirurgia geral, neurocirurgia, traumato-ortopedia, radiodiagnóstico e exames ultrassonográficos. No entanto, nem os serviços básicos estão sendo oferecidos.

Uma TV local exibiu nessa semana uma reportagem com funcionários relatando a situação deficitária do hospital, que só vem, segundo eles, se agravando.

“Hoje a UTI estava com 12 pacientes e com apenas dois técnicos de enfermagem e um enfermeiro, sendo que para cada técnico o máximo são dois pacientes. E no hospital inteiro só havia um maqueiro. Estagiários estão assumindo plantão em troca de promessas de emprego”, denunciaram.

O blog recebeu uma carta onde relata toda a situação de calamidade do hospital de Presidente Dutra. Acompanhe a seguir:

Carta ao blog sobre o hospital regional de Presidente Dutra

O Hospital Regional de Urgência e Emergência de Presidente Dutra (HRUEPD) foi construído e inaugurado pelo ex-governador Jackson Lago em 2009; entrou em funcionamento com uma UTI de 12 leitos equipada com aparelhos de primeira geração, um centro cirúrgico moderno capaz de realizar atendimento nas áreas de neurocirurgia, ortopedia, buco-maxilo e cirurgia geral; além de atendimento de urgência e emergência em clínica médica, cardiologia e pediatria. Com auxílio diagnóstico: Tomografia computadorizada, Ultrassonografia (serviços terceirizados), e laboratórios de análises clínicas, com acompanhamento do LACEN- laboratório central do Estado que segue as normas do MS.

Os recursos humanos foram contratados através de seletivo com exceção dos médicos, esses, por meio de cooperativas. Com a saída do Governador entra em cena Roseana Sarney, e começa então as mudanças: primeira desativa o serviço de cardiologia- a partir desta data, quem sofrer algum infarto será atendido pelos clínicos; a empresa que contratava os funcionários – Josué Montelo – foi dispensada ocupando seu lugar a ICN – Instituto Cidadania e Natureza, esse foi o divisor de águas na “vida” do Socorrão de Presidente Dutra, pois a partir desse momento, começam a faltar material básico, equipamentos deixam de fazer revisão, quando quebrados não há reposição, etc.

No inicio de 2011 começa um assédio moral com os funcionários celetista, ameaça de demissões, redução de insalubridades, mudança de escala de trabalho tudo com a finalidade de reduzir custos, chegando ao absurdo de no mês de agosto funcionários que trabalham a noite não terem direito à ceia e café da manhã. Finalmente no final de setembro chegam 86 cartas de demissões de funcionários; A maioria de setores cruciais para o funcionamento do hospital – UTI e Centro Cirúrgico; normalmente quando os gestores precisam realizar mudanças, estes setores são os últimos a sofrerem qualquer alteração e justifica, porque quem trabalha em UTI demora em média dois anos para estar capacitados e realmente aptos a desenvolver plenamente uma assistência de qualidade, no centro cirúrgico, o período é um pouco menor, mas também requer pessoas ágeis e com conhecimento especifico dos equipamentos.

Do ponto de vista social são 86 famílias que estão desestabilizadas e com seus mantenedores desempregados, alguns destes mudaram de suas cidades para Presidente Dutra com toda família. Dizem que essas demissões são para reduzir salário. Mas, como justificar isso se entre os demitidos estão pessoas que ganham salário mínimo? É possível pagar menos que o mínimo? Acredito que a intenção seja outra! Para piorar a situação no lugar dos enfermeiros demitidos, estão assumindo os plantões estagiários de enfermagem que não são formados, e já se sabe que haverá uma “seleção” para entrada de novos funcionários que receberão 50% a menos que os atuais celetistas, como é possível um funcionário realizar o mesmo trabalho que o outro profissional em regime de CLT ganhando divergente?!

Francamente o Socorrão está em processo de sucateamento; equipamentos foram retirados do centro cirúrgico durante a noite e levados sabe Deus para onde. Existe uma deficiência enorme de materiais considerados básicos e essenciais para um bom atendimento como, sondas, cateteres, jalecos, gases, compressas e etc.

Durante essas retiradas de materiais, houve a troca de um carrinho de anestesia por um outro velho e com defeito que terminou explodindo prejudicando a acuidade auditiva do anestesista do plantão. Do ponto de vista técnico no Brasil faltam atendimentos especializados e leitos de UTI; o fechamento ou redução de um serviço desse porte causará um grande prejuízo para a região; com isso voltaremos à época em que pessoas morriam no trajeto entre suas cidades e São Luís.

A população presidutrense e adjacências não conseguem acreditar no que estão vendo, pouco a pouco aquele que vinha a ser o orgulho de Presidente Dutra, a salvação de muitas vidas de regiões próximas agora é uma sombra, uma lembrança vaga dos seus tempos áureos. Fala-se em “reforma eterna”, mas como é possível se ao ligar a televisão me deparo com propagandas de construção de 40 novos hospitais, será o mesmo Maranhão que quer fechar o HUEPD que está inaugurando hospitais?! Pra onde vão nossos impostos? Não se fala mais em qualidade, acolhimento da população, humanização e sim em redução de custos, onde vamos parar?

John Cutrim

Mais um suplente no senado

Com a saída do senador João Alberto (PMDB-MA), para assumir uma secretaria no governo do Maranhão, o Senado passou a ter, a partir desta quinta-feira 29, com a posse do suplente Antônio Chaves Fecury (DEM), 15 parlamentares que não receberam nenhum voto do eleitor. A bancada dos suplentes representa 15,5% dos 81 senadores que compõem a casa.

Dos três senadores maranhense, por exemplo, apenas um foi eleito diretamente pela população: Epitácio Cafeteira (PTB). Além de Fecury, Lobão Filho (PMDB) está no cargo como suplente do pai, Edison Lobão, que se licenciou para comandar o Ministério de Minas e Energia.

Os estados de Minas Gerais e do Rio Grande do Norte também são representados no Senado por dois suplentes. Distrito Federal, Goiás, Espírito Santo, Santa Catarina, Paraná, Acre, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Amapá tem um senador suplente exercendo o mandato no lugar do titular.

Em alguns casos, os suplentes permanecerão no cargo até o fim do mandato, devido à morte do titular, como Zezé Perrela (PDT-MG), suplente de Itamar Franco.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Eleições 2012: Sizenando não faz mais parte do PT de Barra do Corda


O bancário Sizenando Sousa, está mudando seu domicílio eleitoral, visando as eleições do próximo ano. Sizenando era vice-presidente do diretório petista de Barra do Corda, e nesta quinta 29, decidiu por mudar seu domicílio eleitoral para a cidade de Jenipapo dos Vieiras.

Ligado ao vice-governador Washington Luís, Sizenando deve disputar a prefeitura de Jenipapo dos Vieiras no próximo ano.


Na próxima segunda 3, o nome de Paulo Lima, será apresentado para o posto de vice-presidente do diretório do Partido dos Trabalhadores, em substituição a Sizenando. Atualmente Paulo Lima ocupa o cargo de secretário de formação.

Campeonato Codoense: Clássico termina empatado

Terminou empatado o tão aguardado clássico entre Nacional e Juventude, válido pelo Campeonato Codoense de Futebol.

O Nacional saiu na frente com gol de Galiléia no 1º tempo. O empate do Juventude veio com Zé Filho aos 17 minutos do tempo final. Com o primeiro clássico ficando no 1 a 1.

Com o resultado o Juventude lidera a competição com 4 pontos e saldo de dois gols. O Nacional também chegou aos 4 pontos, mas tem um gol a menos.


Ontem 28, Maestra e Sport Jr. Estrearam na competição e ficaram no empate sem gols.

Irmão do prefeito de Palmeirândia é executado a tiros

SÃO LUÍS - Um homem identificado como Antônio Barros, conhecido por "Antônio Mau" foi executado a tiros, no município de São Bento. A informação foi dada pela delegada Laura Pinheiro, da regional de Pinheiro, no programa Rádio Patrulha, apresentado por Domingos Ribeiro, na rádio Mirante AM.

Antônio Barros é irmão do prefeito de Palmeirândia, Antônio Eliberto Mendes. Não se tem informações da autoria e motivação do crime.

A delegada Laura Barros se deslocou para o município de São Bento para apurar o caso.

Rádio Mirante AM

PF prende 11 suspeitos de fraude de R$ 16,5 milhões à Previdência no MA

Foram expedidos 14 mandados de prisão e 18 de busca e apreensão. Operação foi deflagrada em São Luís e mais três cidades.

G1






A Operação Duas Caras, da Polícia Federal em conjunto com o Ministério da Previdência Social e o Ministério Público Federal, prendeu 11 suspeitos na manhã desta quinta-feira (29) de envolvimento em uma fraude estimada em R$ 16,5 milhões em benefícios do INSS. A operação ocorreu em quatro cidades do Maranhão.

Segundo a Polícia Federal, 14 mandados de prisão temporária e 18 de busca e apreensão foram expedidos pela 1ª Vara Criminal da Seção Judiciária Federal do Maranhão. A operação foi deflagrada em São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Icatu.

As investigações tiveram início em dezembro de 2009 a partir de denúncias à Ouvidoria da Previdência no estado. Segundo a PF, a quadrilha seria composta por representantes de um sindicato rural, uma colônia de pescadores, agenciadores, intermediários e servidores da Previdência.

Levantamento preliminar da Previdência, até agosto de 2011, aponta para um prejuízo de R$ 16,5 milhões. Segundo a PF, os documentos utilizados por segurados eram adulterados, como comprovantes de endereço e certidões. O servidor, ciente da irregularidade, concedia o benefício sem agendamento. Em alguns casos, sem o comparecimento do segurado.

Ao todo, 75 policiais federais e 17 técnicos deslocados da Previdência participaram da operação. Duas caras é uma alusão ao grande número de documentos falsos apreendidos, com modificação de dados pessoais dos beneficiários, especialmente profissão e endereço.

Justiça mantém a cassação de Hemetério Weba

Joelma Nascimento
TJMA


A 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), em sessão nesta quinta-feira (29), não conheceu o recurso (agravo regimental) interposto pela defesa do deputado estadual, Hemetério Weba, que teve o mandato cassado por improbidade administrativa.

A defesa do ex-deputado – que teve seus direitos políticos suspensos pelo período de três anos, conforme determinação do juiz da comarca de Santa Luzia do Paruá, Rodrigo Costa Nina, pediu a reconsideração e reabertura do prazo recursal, sob a alegação de que faltou competência ao relator plantonista, Marcelo Carvalho Silva, para negar seguimento ao recurso.

O argumento da defesa é de que houve uma decisão que não recebeu o recurso de apelação por falta de pagamento de custas, a qual difere da reconsideração, que expõe, de forma ampla e detalhada, as razões pelas quais não deu seguimento ao apelo.

O processo teve origem em Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público Estadual (MPE), quando o ex-parlamentar exercia o cargo de prefeito do município de Olinda Nova do Maranhão, e teria usado, à época, dinheiro público para realizar propaganda em benefício pessoal, contrariando o artigo 37 da Constituição Federal.

A notícia referente ao processo foi publicada no dia 25 de setembro de 2006, em um jornal de grande circulação local.

Um dos argumentos apresentados pelo juiz Rodrigo Nina para não acolher o recurso é o fato de o pedido ter ocorrido depois de transcorrer todos os prazos, apontando, ainda, a ausência de fatos novos ou erros do magistrado que motivem o recebimento do pedido, além de não ter ocorrido erro material.

Voto
O relator do processo, desembargador Stélio Muniz, negou acolhimento à alegação de falta de competência do desembargador plantonista, destacando em seu voto que no caso em questão cabe ao julgador analisar, primeiramente, os pressupostos de admissibilidade recursal antes mesmo de apreciar qualquer matéria posta em juízo.

Com relação ao argumento da defesa de que houve duas decisões, considerou que, mesmo com argumentos diferentes, as duas determinações judiciais possuem o mesmo resultado prático, a inadmissibilidade da apelação.

O esgotamento de todos os prazos legais para reconhecimento dos motivos apresentados na peça recursal também foi abordado pelo relator, ao observar que caberia recurso quanto ao não recebimento da apelação, o que não ocorreu, sendo apresentado apenas o pedido de reconsideração, somente 33 dias depois.

Os desembargadores Lourival Serejo e Raimundo Cutrim acompanharam o relator.

Dirigente comandará o Cordino na partida contra o Santa Quitéria


O cordino terá como novidade para a partida contra o Santa Quitéria, no sábado 1º, o dirigente Magno Barros, que agora passa a camandar a equipe na Copa União.

Caboquinho que comandou o Cordino contra São José, Maranhão e Imperatriz, volta para a função de auxiliar técnico. Paulo Sérgio Soares foi o técnico do time nas três primeiras rodadas

Sem chances de classificação, o duelo Cordino x Santa Quitéria, marca o encerramento da participação de ambos no 1º turno da Copa União.

O cordino segue em último com apenas 3 pontos. O Santa Quitéria ocupa a 6ª colocação com 6 pontos.

Homem é preso por estelionato em Presidente Dutra

A Polícia Militar, de Presidente Dutra, prendeu em flagrante, na manhã desta quarta-feira (28), Ronisvan Alves da Silva, 33 anos, residente na cidade de Palmas, no Estado do Tocantins. Ele é acusado pelos crimes de falsidade ideológica, usar documentos falsos e estelionato.

De acordo com informações da Polícia, o homem chegou a Agência do Banco do Brasil informando que queria fazer uma movimentação de uma conta no valor de aproximadamente R$10 mil. Ainda segundo a Polícia, no momento da ação, Ronisvan possuía um documento de identidade falsa com o nome de Ronis Alves da Silva.

Durante a ação criminosa de Ronisvan, o gerente do Banco teria suspeitado das atitudes do criminoso, e de imediato entrou em contato com a Polícia Militar da cidade, informando que havia um homem querendo sacar um alto valor. O gerente do BB, ao retornar para o local, encontrou a identidade do suspeito jogada no chão.

Em poder do documento, policiais militares iniciaram as diligências com intuito de efetuar a prisão do suspeito. Após colher informações, a PM localizou o indiciado na casa do sogro.

Além de possuir documentos falsos, o suspeito usava três nomes, sendo eles, Ronis Alves da Silva; Alexandre Lopes da Silva e Lucas Santos da Silva. A PM disse que ele estava em poder de vários cartões de créditos do Bradesco, Itaú, Banco do Brasil e Santander, além de cheques, todos falsificados.

Ao ser conduzido à Delegacia, Ronisvan teria confessado os crimes. Depois do interrogatório, o acusado foi autuado pela delegada Regina Américo Cavalcante de Oliveira pelos crimes de falsidade ideológica e estelionato. Após procedimentos o suspeito ficará na Regional aguardando a decisão judicial.

O Imparcial

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Brasil vence superclássico contra a Argentina


BELÉM - A torcida paraense abraçou a Seleção Brasileira e a resposta veio com muita ousadia e alegria. Ao melhor estilo brasileiro, o time de Mano Menezes venceu a Argentina por 2 a 0 na noite desta quarta-feira, no Mangueirão, em Belém, e ficou com o título do Superclássico das Américas – na ida, em Córdoba, empate por 0 a 0. A primeira conquista da era Mano teve assinatura de Lucas e Neymar, duas das principais promessas do país para a Copa do Mundo de 2014.

É verdade que o time da Argentina não estava com suas principais estrelas. Mas Argentina é sempre Argentina, né Mano? Portanto, dá para dizer que a Seleção acabou com o jejum diante de adversários de peso, depois de derrotas para os hermanos, para a França e para Alemanha. Além disso, muito embora o Superclássico das Américas não seja um torneio tão importante, essa conquista ajuda a minimizar um pouco o fracasso na Copa América.

O que chamou a atenção nesta quarta-feira, além do apoio incondicional da torcida paraense, foi a desinibição de jogadores como Bruno Cortês e Lucas, dois dos melhores em campo. Além, é claro, da ousadia e alegria de Neymar, que infernizou os argentinos, e da experiência de Ronaldinho Gaúcho, que com toques precisos e dribles desconcertantes mostrou que está se achando novamente na Seleção. Ao final, gritos de “olé” e de “é campeão” dos paraenses, um show à parte na torcida.

A Seleção Brasileira volta a jogar no próximo dia 7 de outubro, contra a Costa Rica, em San José. Pouco tempo depois, no dia 11, o desafio é contra o México, em Torreon. Para esses dois amistosos, o técnico Mano Menezes voltou a convocar jogadores que atuam na Europa. E também alguns que jogam no Brasil.

Ousadia e alegria

Antes de a bola rolar, um pouco de falta de educação e um show da torcida paraense. Se no momento do hino nacional argentino algumas pessoas vaiaram, em sinal de desrespeito, quando o sistema de som do Mangueirão encerrou o hino brasileiro antes da hora, a galera toda continuou cantando. Um lindo espetáculo.

Já com a bola rolando, os 45 minutos do duelo desta quarta-feira foram bem melhores do que os 90 em Córdoba, no empate por 0 a 0 da primeira partida. Xodó da torcida e alvo dos gritos histéricos das garotas, Neymar mostrou ousadia e alegria logo nos primeiros minutos, com dribles curtos no meio de campo.

Com a Argentina recuada e em busca do contra-ataque, a Seleção Brasileira procurou explorar a velocidade de Lucas, que aos 18 minutos foi acertado no nariz por Papa e teve de ser atendido para estancar sangramento. O meia, porém, só fez valer seu futebol na parte final do primeiro tempo.

Foi dos pés do são-paulino que saiu a melhor jogada de ataque do Brasil, aos 38 minutos. O garoto arrancou pelo meio, deixou os marcadores para trás e colocou Borges em boa condição. O atacante do Santos cruzou para Neymar, mas seu companheiro de clube não alcançou a bola. O lance, porém, foi bonito.

Antes disso, Neymar já havia dado mais uma demonstração de alegria e ousadia. O garoto partiu para o ataque, deu um drible da vaca e tentou cruzar. Sem sucesso.

Fora isso, a Argentina arriscou em poucas bolas alçadas na área. E Ronaldinho Gaúcho, que algumas vezes colocou a mão na virilha, dando sinais de incômodo, tentou em duas oportunidades marcar em cobranças de falta. Ambas passaram longe do gol de Orion. E o 0 a 0 permaneceu no placar.

Ousadia e alegria – Parte 2

A boa atuação da Seleção Brasileira no primeiro tempo continuou no segundo. E co Lucas sendo o destaque. Logo em seu primeiro lance, aos oito minutos, o meia do São Paulo abriu o placar. Ele recebeu ótimo passe de Danilo, ganhou de Sebá na velocidade e bateu na saída do goleiro Orion. Um belo gol!

Se o ânimo da torcida paraense já era grande, depois do gol aumentou ainda mais. Melhor para a Seleção Brasileira, que empurrada pela torcida ficou mais solta em campo. A cada toque de Neymar na bola, aliás, a arquibancada fervia e os gritos das meninas tomavam conta do estádio Mangueirão.

Aos 14 minutos, um lance curioso envolvendo Neymar e Guiñazu, do Internacional. O argentino foi desarmar o santista com um carrinho e na hora que segurou na camisa do craque brasileiro arrancou um dos números 1 das costas do camisa 11. O atacante, aliás, teve de trocar de uniforme.

Com a vantagem e a torcida empolgada, o ambiente ficou favorável para os jovens, como queria Mano Menezes. A ousadia e alegria de Neymar, que deu chute no ar e infernizou os argentinos, contagiou também Bruno Cortês, que fez a festa pelo lado esquerdo do ataque. Só não deu mais para Lucas, substituído e aplaudido aos 24.

Mas quem disse que não tinha espaço para os veteranos brincarem? Ronaldinho Gaúcho também se empolgou e adotou a ousadia e alegria. Diante desse cenário, o segundo gol era questão de tempo. E aos 30 minutos, Cortês fez ótima jogada e tocou para Diego Souza, que cruzou para Neymar coroar sua atuação: 2 a 0.

Enfim, a Seleção Brasileira voltou a mostrar sua essência e a convencer, mesmo que contra uma Argentina cambaleante. De um jeito ou de outro, esse é o primeiro título do Brasil na era Mano Menezes e no projeto Copa 2014. Que venham mais!

Foto: Evaristo Sá

Globo Esporte

BARRA DO CORDA - MP recomenda ao município organizar sistema de trânsito


A 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Barra do Corda emitiu Recomendação à Prefeitura do Município para que seja providenciada, em 30 dias a contar do recebimento, a revitalização e complementação da sinalização de trânsito na cidade.

No mesmo documento, o promotor de Justiça Jorge Luís Ribeiro de Araújo, titular da 2ª Promotoria, recomenda o amplo cumprimento pelo município de suas atribuições previstas no Código de Trânsito Brasileiro, incluindo ações integradas com a Polícia Militar do Maranhão para a educação e fiscalização do trânsito.

Ao 5º Batalhão da PM de Barra do Corda, foi recomendada ainda a intensificação da fiscalização, a fim de que sejam respeitadas normas contidas no Código de Trânsito, como as velocidades máximas e mínimas permitidas no perímetro urbano; os documentos de porte obrigatório; o uso de cintos de segurança e capacetes para condutores e passageiros; a condução de crianças menores de sete anos; a condução sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência; e os procedimentos corretos de condução dos veículos automotores, entre outras.

De acordo com o promotor Jorge Luís Ribeiro, é muito comum em Barra do Corda “o registro do descumprimento generalizado das normas do trânsito, com o incremento de acidentes com vítimas fatais, sobretudo crianças e adolescentes”.

Ao final da Recomendação, o representante do Ministério Público requisitou da Prefeitura e do 5º Batalhão da PM de Barra do Corda informações, no prazo de 15 dias a contar do recebimento, sobre as providências adotadas.

José Luís Diniz (CCOM-MPMA)

Carlinhos e Valéria refutam fala de Bacelar sobre Imperatriz


O líder do PDT na Assembleia Legislativa, deputado Carlinhos Amorim e a deputada Valéria Macêdo (PDT) ocuparam a tribuna da Casa na tarde desta segunda-feira (26), para refutarem as recentes declarações do deputado Magno Bacelar (PMDB), acerca da cidade de Imperatriz, localizada na região Tocantina.

O vice-líder do governo na Assembleia Legislativa disse, durante a sessão especial sobre os investimentos do programa “Saúde é Vida”, que a cidade de Imperatriz não precisava do benefício do governo do Estado, porque está localizada nos “cafundós do Judas”.

Para Carlinhos Amorim, em que pesem a retratação do deputado Magno Bacelar, feita na sessão de hoje, é sua obrigação, como filho e representante de Imperatriz, refutar as declarações, que causaram mal estar na população da maior e mais importante cidade da região Tocantina.

De acordo com Carlinhos Amorim, a cidade de Imperatriz se encontra hoje numa condição privilegiada, por ser a segunda maior cidade do Maranhão, ter o maior numero de habitantes e de eleitores e que, ao longo dos anos, muito contribuiu para o crescimento econômico do Estado.

Carlinhos confessou que foi doloroso ouvir Magno se dirigir á Imperatriz daquela forma na sessão especial. “Refuto essas palavras como fiz com o repórter Roberto Cabrini, do SBT que, durante reportagem, declarou que Imperatriz é a capital da pistolagem”, assinalou.

BENEFÍCIOS

Por outro lado, a deputada Valéria Macêdo (PDT) elogiou a humildade de Magno Bacelar que, durante pronunciamento na tribuna da Assembleia, se retratou e pediu desculpas à população de Imperatriz pelas infelizes declarações dadas na sessão especial da Assembleia.

Valéria Macedo observa que ao contrário do que disse o deputado Magno Bacelar, a cidade de Imperatriz é a porta de entrada do Maranhão, e uma espécie de capital de mais de 23 municípios que formam as regiões Tocantina e Sul do Estado.

A parlamentar informa a cidade de Imperatriz que precisa de investimentos do governo do Estado no setor de saúde. “Precisamos de um hospital de alta complexidade, um curso de medicina da UFMA e outros benefícios no setor de infraestrutura”, disse.

Agência Assembleia

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Paz no Trânsito: Capitão Ribeiro profere palestra no Diocesano








Nesta terça 27, o capitão Ribeiro ministrou uma palestra sobre o trânsito de Barra do Corda, para alunos do colégio Nossa Senhora de Fátima (Diocesano), a pedido da direção da escola. Na oportunidade, o oficial militar alertou a todos os presentes sobre os cuidados a serem tomados e disse " Vocês estão tendo o privilégio de receber estas importantes informações" reforçou ele.

Embasado em dados sobre casos de acidente de trânsito na cidade, o capitão Ribeiro convocou os jovens para serem sujeitos transformadores com o objetivo de mudar o quadro preocupante que aí está.

Outro fato importante nesta palestra foi a exibição em datashow de uma Crônica/Relato do historiador Álvaro Braga. Onde ele, narra casos de pessoas que perderam a vida no trânsito e expressa sua grande preocupação.

A diretora do Diocesano, irmã Rose, os professores Rupert Mendes, Nelinho Silva e Francisca, acompanharam este momento importante.

Aluísio Mendes segue na Secretaria de Segurança Pública


Em primeira mão: a governadora Roseana Sarney decidiu não considerar o pedido de demissão do secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes, ensaiado na manhã de sexta-feira passada.

A conversa entre Mendes e Roseana de fato ocorreu no Palácio dos Leões, quando o secretário reclamou dos cortes executados em sua pasta pelo colega de Planejamento, Fábio Gondim, da ordem de R$ 30 milhões.

Aluízio Mendes insinuou que assim sendo dificilmente permaneceria na Segup. A conversa com a governadora chegou ao conhecimento público na manhã de hoje e logo a imprensa [boa parte dos blogueiros acreditou na demissão.

Agora, o secretário, que permanece no cargo, tem reunião de rotina com a alta cúpula da Secretaria. E deve se avistar no final da tarde com a governadora.

Por: Luís Cardoso

Ensaio fotográfico









A equipe de Marcus Coiffeur fez um belíssimo ensaio fotográfico com três belas moças no último domingo, na praça Melo Uchôa. O ensaio foi promovido pelo cabeleireiro Marcus Coiffeur e a loja Sonho de Noiva que além dos três maravilhosos vestidos, mostrou também um novo visual de maquiagem e cabelos.

Parabéns às "noivas", e ao profissional Marcus Coiffer.

Secretário Aluisio Mendes entrega o cargo


Em primeira mão - o secretário de Segurança Pública do Maranhão, Aluisio Mendes, entregou o cargo hoje, 27, pela manhã, para governadora Roseana Sarney (PMDB).

Segundo uma fonte palaciana, o motivo do secretário ter entregue o cargo seria porque o orçamento da sua pasta teria sido cortado.

Neste momento, alguns aliados da base governista estão tentando fazer com que Mendes permanecer na secretaria.

Mas, de acordo com a fonte, a governadora aceitou a demissão do secretário sem questionar.

Não é de hoje que Aluisio Mendes e outros secretários tem se irritado com o secretário de Planejamento e Gestão, Fábio Gondim.

Desde quando o decreto foi baixado pela governadora Roseana Sarney que permite Gondim acompanhar a movimentação financeira de secretarias e órgão diretos e indiretos do Estado, que utilizam recursos do orçamento, tem deixado secretários insones.

Com a força do decreto, Fábio Gondim pode fiscalizar mais de perto a aplicação dos recursos.

Por: Luís Pablo

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Presidente do TJ empossa juiz na 2ª Vara de Barra do Corda


O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Jamil Gedeon, deu posse, na manhã desta segunda-feira, 26, ao juiz de direito João Pereira Neto, titular da 2ª vara da comarca de Grajaú, removido, pelo critério de antiguidade, para a 2ª vara da comarca de Barra do Corda.

Ambas as comarcas são de entrância intermediária. A vaga ocupada pelo juiz decorreu da promoção de João Francisco Gonçalves Rocha para o cargo de juiz auxiliar da capital, em sessão plenária administrativa do dia 21 de setembro do corrente ano.

O juiz João Pereira Neto, que faz 10 anos de magistratura em novembro, disse que essa remoção aumenta a sua responsabilidade. “É um desafio a mais na minha carreira de magistrado e representa um coroamento do meu trabalho. Barra do Corda é uma região rica, de belezas naturais, localizadas na zona sertaneja do Maranhão”, disse.

O presidente Jamil Gedeon parabenizou o magistrado pedindo que continue com o mesmo empenho sempre demonstrado na magistratura e colocou a administração do Tribunal à disposição do juíz no atendimento às suas solicitações.

Prestigiaram a solenidade os juízes da capital, Sebastião Lima Bonfim e Raimundo Barros (diretor do fórum desembargador Sarney Costa) e os advogados Charles Dias e Paulo Cruz (irmão).

Orquídea Santos
Assessoria de Comunicação do TJMA
asscom@tjma.jus.br

Pedro Novais e Francisco Escórcio denunciados à Corregedoria da Câmara

Priscilla Mazenotti
Repórter da Agência Brasil


Pedro Novais (PMDB-MA)
Brasília - O ex-ministro do Turismo Pedro Novais (PMDB-MA) reassumiu hoje (26) o mandato de deputado federal. Novais deixou o comando do ministério depois das denúncias de mau uso de dinheiro público.

Francisco Escórcio (PMDB-MA)
Novais reassume já com a obrigação de dar explicações à Casa sobre a denúncia de pagar o salário de uma empregada doméstica com dinheiro da Câmara e sobre a acusação de que um funcionário do gabinete do deputado Francisco Escórcio (PMDB-MA) estava servindo de motorista para a mulher do ex-ministro em horário de trabalho.

O PSOL protocolou representação contra os dois na Corregedoria da Câmara. Segundo o partido, Novais e Escórcio feriram o decoro parlamentar ao usar de maneira particular os serviços de um funcionário, pago com dinheiro público. A corregedoria agora deverá fazer um parecer, que será votado pelos integrantes da Mesa Diretora. Se aprovado, o processo segue para o Conselho de Ética.

Criança de cinco anos é morta com um tiro no município de Montes Altos

SÃO LUÍS - Uma criança de apenas cinco anos foi morta com um tiro de espingarda, no município de Montes Altos, na Região Tocantina. O delegado Regional de Imperatriz, Francisco de Assis Ramos, disse que tomou conhecimento da morte da criança na madrugada desta segunda-feira (26).

Ele comentou, ainda, que o delegado Leonardo foi acionado e está apurando o caso. O delegado acredita que o tiro disparado contra a criança tenha sido acidental.

No momento em que aconteceu o caso, a criança estava em casa acompanhada de um tio de, aproximadamente, 50 anos e dos irmãos. O delegado espera o relatório do delegado Leonardo para que possa se manifestar, oficialmente, sobre a morte da criança.

A reportagem do Imirante esteve em Montes Altos, mas a família da criança não qui falar sobre o caso.

Imirante

Capoeira no curso de Educação Física em Barra do Corda


Os alunos do Curso Superior de Educação Física do Instituto Parâmetro de Educação, o IPAE de Barra do Corda protagonizaram uma experiência pioneira na região Central do Maranhão, os 25 alunos da turma participaram intensamente das atividades da disciplina Capoeira oferecida pelo IPAE.

Ministrada por Irapuru Iru Pereira, professor de Capoeira graduado pelo Centro Cultual Mestre Patinho e docente de nível superior na área de História, a disciplina Capoeira levou aos alunos da Educação Física contato com o rico debate acadêmico existente sobre a Capoeira, sua história, suas interpretações e estilos e sobre as relações entre a Capoeira e a Educação Física.

Na tarde de sábado 24, no Clube de Mães de Barra do Corda, no Centro, foi um dos momentos da prática proporcionados pela disciplina. Com a participação dos integrantes do Trabalho Educacional Ação Roda Mundo, da Secretaria Municipal de Educação e dos Angoleiros da Barra, o GABA Capoeira Angola, aconteceu uma Roda de Capoeira, vivência importantíssima para a compreensão desse grande patrimônio cultural que é a Capoeira.


A opção pela Capoeira como disciplina do currículo do Curso de Educação Física, se deu diante da grande difusão que essa atividade física vem tendo em nossa região e da riqueza e amplitude cultural que ela representa, justifica a professora Marinete Moura, coordenadora do IPAE em Barra do Corda.

domingo, 25 de setembro de 2011

Depois do acesso com o Viana, Celinho pode pintar como técnico do Cordino


Com uma fraca campanha no 1º turno da Copa União, onde ocupa a última colocação com apenas três pontos, o Cordino precisa urgentemente de mudanças para no returno vir a brigar pelo título da competição.

O time tem bons jogadores mas precisa de um técnico e rápido, antes que seja tarde demais. O presidente Antonio Filho, já recebeu boas referências sobre o técnico Celinho, que neste fim de semana, mesmo ainda faltando uma rodada para o término do 1º turno da Segundinha Maranhense, o comandante conseguiu o acesso com o Viana, garantindo ao Leão da Baixada o direito de disputar o Campeonato Maranhense da 1ª Divisão do próximo ano.

Sampaio vence e vai com vantagem para Cuiabá


Na tarde deste domingo, o Sampaio Corrêa conquistou uma importante vitória na partida de ida das oitavas de finais do Brasileiro da Série D, por 2 a 1, sobre o Cuiabá, jogando no Nhozinho Santos.

Os gols da Bolívia Querida foram marcados por Arlindo Maracanã (pênalti) e Marcelo Maciel. Com Fernando (pênalti), diminuindo para o Cuiabá.

O jogo de volta será no próximo domingo 2, em Cuiabá, com o Sampaio jogando pelo empate para seguir sonhando com o acesso para a Série C.

Flávio Dino tem na média 57,9% de intenções de votos para Governo do MA


O presidente da Embratur, Flávio Dino, lidera a corrida sucessória estadual com larga vantagem sobre os seus concorrentes. É o que revela pesquisa estadual realizada pelo Instituto Amostragem, no período de 16 a 19 de setembro. Na média apurada, Flávio Dino ostenta um índice de 57,9% das intenções de voto dos maranhenses. Ele também é apontado por 44,31% dos entrevistados como o nome que vai ganhar as eleições de 2014.

No primeiro cenário de confronto direto Flávio Dino obtém 61,62% das intenções de voto, contra 25,46% dados ao ministro Edison Lobão. Se o adversário for o secretário Chefe da Casa Civil Luís Fernando, Flávio Dino vai a 64% contra 15,15% do adversário. E se a candidata fosse Roseana Sarney, que não poderá concorrer, Dino também venceria com 58,85% contra 26,31%.

Num cenário de maior pulverização das candidaturas, com 5 nomes concorrendo, Flávio Dino também teria uma grande vantagem sobre os concorrentes, chegando a 48,15% das indicações dos entrevistados.

De acordo com os 1300 eleitores pesquisados o melhor para o futuro do Maranhão é apostar num candidato que ‘represente a mudança e a renovação’. Já para 15,62% o melhor é alguém que represente a continuidade do trabalho realizado pelo ‘Grupo Sarney’. A pesquisa identificou ainda que para 76,85% do eleitorado, Flávio Dino representa a mudança e a renovação; e 69,31% avaliam que Edson Lobão representa a continuidade do Grupo Sarney.

Rejeição – Edison Lobão lidera no índice de rejeição, que é de 30,54%. Já Flávio Dino, diz a pesquisa, tem 6,38% de rejeição, menor índice entre todos os nomes listados. Luís Fernando ficou com 17% de rejeição.

Do JP

O papo é esse...

Coluna do Álvaro Braga: A imagem que deixou saudade


Seu Airton Alencar nos deixou há pouco tempo, mas deixou uma saudade incrível no coração e na lembrança dos que tiveram o privilégio de o conhecer. Era natural de Exu, Estado de Pernambuco e se radicou entre nós no final dos anos 50. Se tornou próspero comerciante e uma figura típica de nossa cidade, pela sua simpatia. Possuía enorme orgulho de ser um herói da Segunda Guerra Mundial, na qual foi um Pracinha Expedicionário. Trouxe o cantor Luiz Gonzaga por duas vezes à Barra do Corda. Sabia cultivar longas amizades e o carinho aos familiares. Aquele velho caminhão e a velha rural jamais serão esquecidos. Repentista de primeira linha, sempre possuía um verso na ponta da língua para presentear uma visita. Para mim, declamou este:
"O pobre as vezes casa

Com uma menina bela
O rico é quem manda brasa
Com os olhos em cima dela
Chamando ela de dona
Lhe oferecendo carona
Da casa dela pra praça
De promessa em promessa
Leva a pobre na conversa
E a pobre é quem se desgraça.

Álvaro Braga, presenteia os leitores do blog aos domingos, com o ótimo quadro "A imagem que deixou saudade".

sábado, 24 de setembro de 2011

Nesce a segunda filha do Casal Leyla e Dilamar Filho



O primeiro bebê a nascer no novo Hospital Florêncio Brandes, após a inauguração das novas instalações, foi a bela Luma, segunda filha da enfermeira Leyla e Dr. Dilamar Filho. Luma nasceu na manhã deste sábado.

Parabéns ao casal!

Cordino perde para o Imperatriz e segue em último


Em partida isolada abrindo a 6ª rodada do primeiro turno da Copa União, o Imperatriz venceu o Cordino na noite deste sábado, pelo placar de 3 a 1, em partida disputada no estádio Frei Epifânio.

Os gols da vitória do Cavalo de Aço foram marcados por Bruno Limão, Naldo e Café, com Ulisses descontando para a Onça. O Cordino ainda desperdiçou uma penalidade com Paulo César.

Com a vitória o Imperatriz chegou aos dez pontos e segue firme em busca da classificação. O Cordino permanece em último com três pontos, e já sem chances neste 1º turno.

Na última rodada o Imperatriz enfrentará o Maranhão, no Nhozinho Santos, em São Luís. A Onça recebe o Santa Quitéria no dia 1º, no estádio Leandrão.

Segunda Divisão: Viana garante acesso para a elite de 2012


O Viana conquistou o acesso para Série A do Campeonato Maranhense de 2012. A equipe da Baixada conquistou o acesso e o título do 1º turno, com uma rodada de antecedência, com o empate deste sábado 24, com o Timon em 0 a 0 em partida realizada no estádio Miguel Lima, em Viana.

Com o empate deste sábado, o Viana chegou aos 7 pontos neste turno, em segundo lugar está o Timon com 4 pontos e na ultima colocação o Sabiá com apenas 1 ponto.

Na última rodada da fase inicial, o Viana enfrenta em casa o Sabiá de Caxias.

Tragédia na Região Tocantina








Um grave acidente com nove vítimais fatais aconteceu no inicio da tarde desta sexta 23. A tragédia ocorreu 2 km após a cidade de Vila Nova dos Martírios-MA, uma VAN de placa (NMS-9551) da cidade de Chapadinha-MA, bateu de frente com um caminhão MUNCK de placa (IOY- 8889), da cidade Coxilha-RS.

Conforme informações de sobreviventes a provável causa do acidente tenha sido uma falha mecânica na suspensão da van, visto que a mesma perdeu equilíbrio na pista rumo ao caminhão.

Lista atualizada de mortos e feridos:

Mortos

Alcione Rodrigues Sousa (Ótica Canaã)
Adoril de Meneses Chagas
Natan Sales de Sousa
Cleones Rodrigues Sousa
Marcela
Vangleide
Antonio Alves

Crianças

Clara
Mateus Luan (filho de Vangleide)

Feridos

Claudionor
Clelson
Domingos R. Sousa Filho
Keyla
Ângela da Conceição

Crianças

Erik (filho de Ângela)
Mayk (filho de Ângela)
Sara (uma das gêmeas – está na UTI em Imperatriz)


Com informações de Raimundo José