terça-feira, 31 de maio de 2011

Barbárie: Triplo homicídio deixa população da Barra estarrecida




Nesta terça, a população de Barra do Corda foi surpreendida com a notícia do assassinato de três pessoas na comunidade do Cateté de Baixo, distante 18 km da sede do município. As vítimas Antonio Pereira Doia, de 83 anos, Elizane Ventura Guajajara, de 18 anos, esposa de Daniel Barbosa Bernardo, de 24 anos, e Alzira Frauzino Doia, sobrevivente, estavam na noite de ontem, todos juntos assistindo TV na casa dos idosos quando foram surpreendidos por desconhecidos e logo receberam vários golpes de facão. A Senhora Alzira desmaiou com os diversos golpes que levou e por isso sobreviveu, já o Senhor Antonio, Elizane e Daniel tiveram morte instantânea. Informações levantadas na localidade, indicam que os supostos praticantes da chacina estavam a procura de dinheiro, pois Antonio Doia, teria recebido dinheiro de um espréstimo em Barra do Corda no dia de ontem. As polícias Civil e Militar e uma equipe do Samu foram até a localidade e encontraram um cenário de horror. A casa foi totalmente revirada pelos criminosos e um bebê de seis meses foi encontrado com vida. Dona Alzira foi encaminhada para o Hospital Acrisio Figueira em estado grave. A TV Jitirana exibiu às 12h10, o plantão Jitirana Notícias, com a jornalista Elisangela Sousa, que esteve no local da chacina. A Polícia Civil já iniciou os trabalhos de investigação.


Fotos: Toinho Silva

Ex-Moto e IAPE reforça o Paraná Clube




O Paraná Clube anunciou seu novo reforço para a Série B do Campeonato Brasileiro. O meia Jefferson Maranhão (ex-Moto Club e Iape), 21 anos, assinou contrato com o time e, segundo informações da assessoria de imprensa, já está treinando com o elenco. Para poder jogar, ele ainda precisa ter seu nome confirmado no Boletim Informativo Desportivo (BID), da CBF.

Maranhão é o segundo jogador a vir do time do Ituano (SP) para o Tricolor. Na última semana, o clube anunciou a chegada de Júnior Urso que, como o meia, tem pouca experiência e está no início de carreira.

O próximo do jogo do Paraná Clube será no próximo sábado, às 16h20m, contra o Americana, na casa do adversário, pela terceira rodada do torneio. O Paraná tem quatro pontos no campeonato, com uma vitória sobre o Ituituba-MG e um empate em casa contra o Portuguesa.

Nome: Jefferson Viana Correia
Posição: meia
Naturalidade: São Luís (MA)
Idade: 21 anos (10/06/1989)
Altura/peso: 1,78 m / 72 kg
Clube anterior: Moto (MA), Iape (MA) e Ituano (SP)


Globoesporte.com (Foto: site oficial do Paraná Clube)

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Deoclides Macedo inaugura o maior complexo esportivo do Maranhão do Sul e homenageia quem muito fez por Porto Franco





O prefeito de Porto Franco, Deoclides Macedo(PDT), entregou ontem,29, à comunidade o Complexo Esportivo João Carlos Haas Sobrinho, em solenidade que contou com a presença do assessor especial do ministério do Esporte, Ricardo Gomide, dos ex-deputados federais Flávio Dino (PCdoB) e Roberto Rocha(PSDB); da deputada estadual Valéria Macedo(PDT), dos deputados estaduais Rubens Júnior(PCdoB) e Carlinhos Amorim(PDT), além de vereadores e lideranças políticas de vários municípios da região.

O nome do Complexo Esportivo homenageia o médico e militante do PCdoB que morou na cidade antes de ingressar na Guerrilha do Araguaia, onde foi morto em combate. A irmã de João Carlos, Sônia Haas, e Nelson Sales, presidente do PCdoB de São Leopoldo(RS), terra natal do guerrilheiro, também participaram da solenidade.

O Complexo Esportivo foi construído com recursos do Ministério do Esporte e da Prefeitura de Porto Franco. Conta com uma quadra poli-esportiva, um campo de futebol society e um campo de futebol oficial, todos com vestiários e banheiros.


“É uma obra muito importante para os desportistas, em especial para a juventude que tem aqui uma alternativa saudável para se desenvolver”, reconheceu o ex-deputado Flávio Dino, que ajudou a Prefeitura na obtenção dos recursos.

"O Maranhão e o Brasil precisam conhecer Porto Franco, uma cidade que tem um gestor comprometido com o presente e o futuro e que aplica os recursos corretamente em benefício do povo", disse emocionada a deputada Valéria Macedo.


Demonstrando alegria com a inauguração da obra, Deoclides Macedo anunciou que solicitará mais recursos para ampliar o Complexo Esportivo que precisa agora melhorar sua iluminação.

O representante do Ministério do Esporte garantiu imediamente que vai se empenhar para conseguir mais recursos e elogiou a boa aplicação da verba encaminhada pelo governo federal. “Temos aqui um bom exemplo da correta aplicação dos recursos públicos”, salientou.


Haas, um herói brasileiro

A inauguração do Complexo Esportivo acabou se transformando num ato político em homenagem à memória de João Carlos Haas Sobrinho, jovem medico gaúcho que chegou à cidade em 1967 e logo ganhou a simpatia da comunidade pelos serviços prestados gratuitamente ou em troca de doações de produtos disponíveis nas famílias mais humildes.

O prefeito Deoclides Macedo disse que “Dr João Carlos foi um gaúcho que adotou Porto Franco como sua terra natal e aqui prestou relevantes serviços na área da saúde pública”. Mais que isso, destacou o prefeito, “ele foi um homem que pagou com a própria vida pelos seus ideais e é um dos responsáveis pela redemocratização de nosso país”.

João Carlos Haas Sobrinho foi morto em combate no início de junho de 1972. Seus restos mortais até hoje não foram identificados, fazendo com que ele figure na lista do desaparecidos políticos do regime ditatorial que se instalou no Brasil de 64 a1985.


(Texto de Márcio Jerry, com alterações feitas por Josué Moura).



Barra do Corda: Os acidentes continuam e mais uma vítima fatal



Na madrugada deste domingo, mais uma pessoa perdeu a vida no trânsito de Barra do Corda. O condutor de uma motocicleta na tentativa de ultrapassar uma outra moto acabou colidindo com um Fiat Uno e veio a falecer, a outra motocicleta também se chocou com o carro. A vítima fatal identificado como Donato, era professor. O cidente ocorreu na BR-226, entre a Ponte Nova e a Rotatória, na Tresidela.

Cerâmica - No sábado, dois jovens que estavam em uma moto Pop, foram atingidos por uma D-20, ambos tiveram fraturas nas pernas e foram encaminhados para o Socorrão de Presidente Dutra.

Este acidente aconteceu na Av. Joaquim Lopes, no bairro Cerâmica. Populares afirmam que o carro entrou na contramão e bateu na motocicleta. Os dois feridos são irmãos.

Barracordense é campeão da Segunda Divisão Cearense com o Trairiense


Foto: Evaldo Santos


É Campeão! Este foi o grito que ecoou no estádio Barrosão, em Trairi, ao final do jogo entre Trairiense e Tauá, que terminou com o resultado de igualdade em 1 a 1, pela última rodada da Segunda Divisão do Campeonato Cearense de 2011, mas enquanto a torcida local comemorava, o adversário lamentava o rebaixamento.

O Trairiense poderia até perder, desde que o Maracanã também não vencesse para conquistar o título, porém não quis depender de ninguém e abriu o placar, aos 28 minutos do primeiro tempo, com Glauber, com a vitória, a equipe garantia o título, sem depender de outros resultado, já o Tauá estava caindo pois o Arsenal vencia o São Benedito e o Caucaia empatava com o Pacatuba. O Tauá empatou com Francis Junior aos 24 da segunda etapa. Pouco depois, o Caucaia também fez o gol, o que fazia do Tauá o lanterna da competição.

O zagueiro Barracordense Paulo Maranhão, conquistou seu segundo acesso no futebol cearense. Ano passado o defensor subiu com o Tiradentes, agora outro acesso e o título da segundona.

O Trairiense somou 43 pontos, na liderança, três pontos à frente do segundo colocado, Crateús, que venceu o Maracanã no saldo de gols, e também está na elite cearense do ano que vem. Já o Tauá ficou com apenas 21 pontos, a frente apenas do lanterna Caucaia com 19 pontos.


Evaldo Santos e Ivan Silva

domingo, 29 de maio de 2011

Cordino vence o São José e se reencontra com a vitória


Foto: Ivan Silva


O Cordino conseguiu uma vitória importante por 1 a 0, sobre o São José, jogando no Estádio Leandrão, em Barra do Corda. O gol da Onça foi marcado por Ulisses aos 45 minutos do 1º tempo.

O time de Barra do Corda estava a oito partidas sem vencer no estadual e o resultado positivo era muito esperado por todos na equipe. Os jogadores assumiram uma postura diferente das partidas anteriores e esta vitória certamente já melhora o ambiente dentro do grupo.

Neste triunfo do Cordino se destacaram o goleiro Rodrigo, o zagueiro Guilherme, o volante Gigi, os meias Júnior Paulista e Ulisses, e o atacante Paulo César.

Com essa vitória o Cordino soma 12 pontos e assume a sexta posição, o São José caiu para o sétimo lugar com 11 pontos.

O Cordino volta a jogar no próximo domingo 5, contra o Santa Quitéria, no Estádio Leandrão.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Idoso morre vítima de acidente de trânsito



O idoso Plácido Amorin, de 85 anos, vítima de atropelamento na manhã de ontem, veio a falecer ainda na noite da quinta, ao chegar no Socorrão de Presidente Dutra.

Após ser atingido por uma motocicleta, populares acionaram o Samu e ao chegar no hospital Acrisio Figueora, o idoso foi atendido e liberado. Após chegar em casa seu Plácido começou a vomitar sangue e preocupados, os familiares trataram de levá-lo de volta ao hospital, onde decidiram para encaminhá-lo para Presidente Dutra, onde faleceu ao chegar.

O acidente ocorreu por volta das 7h, desta quinta, quando o idoso caminhava pela rua Rio Xingu e ao chegar no cruzamento com Rio Javari, foi atropelado por uma motocicleta. Segundo informações, o condutor da moto não prestou socorro a vítima.

O sr. Plácido era morador da rua Rio Xingu, próximo ao Rio Mearim. Seu sepultamento deve ocorrer na manhã de domingo.

Serviço de inteligência da PM recupera moto roubada



A equipe do serviço de inteligência da Polícia Militar de Barra do Corda recuperou no Povoado Clemente, uma motocicleta que havia sido roubada na cidade. No referido Povoado, os policias encontraram em uma residência, além da moto roubada uma outra motocicleta Biz sem placa. Outra motocicleta Honda de cor preta foi apreendida. Dois homens que estavam com as motos foram encaminhados para a delegacia de polícia.

Juiz lança livro 'Crimes Tributários'




Presidente da Associação dos Juízes Federais da 1ª Região, o piauiense radicado no Maranhão, Roberto Veloso (foto), de 47 anos, lança nesta sexta (27), no Palácio Cristo Rei, da Universidade Federal do Maranhão, o livro “Crimes Tributários”. Segundo o autor, "o livro trata sobre até que ponto as dificuldades financeiras vividas por uma empresa pode excluir a responsabilidade penal dos sócios em casos de supressão ou redução de tributos se as suas condutas estiverem previstas como crimes contra a referida ordem." Veloso explica que o estudo se desenvolve no contexto atual de uma sociedade de risco da qual surge um novo Direito Penal, que tem a pretensão de atender às novas demandas sociais, notadamente a macrocriminalidade e a proteção aos bens jurídicos supra-individuais.

Por: Cláudio Humberto

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Operação Saturação: Polícia apreende armas em Barra do Corda


O Comandante do 5º BPM, Major Marcus, bastante preocupado com os homicídios ocorridos recentemente em Barra do Corda, decidiu por intensificar as ações da polícia militar no combate aos mais variados tipos de crimes. Diante dessa situação foi iniciada na segunda-feira, a "Operação Saturação", que terá duração de 30 dias, podendo ser estendida caso seja necessário, e os trabalhos inicias já apresentam seus resultados significativos. No dia de ontem, foram feitas apreensões de quatro armas brancas e quatro armas de fogo em ações nos bairros Vila Sampaio, Nossa Senhora das Dores e Tamarino. Esta ação teve o trabalho conjunto da Polícia Militar sob o comando do Capitão Ribeiro, comandante da 1ª Companhia de Polícia do bairro Tresidela e do delegado de Polícia Civil Dr. Felipe Freitas.

BR-226: Caminhão Madeireiro cai em açude no Dois Irmãos



Um Caminhão Madeireiro caiu em um açude as margens da BR-226, entre Barra do Corda e Tuntum. Segundo informações do morador da localidade Dois Irmãos, José Ribamar, no caminhão que seguia no sentido Barra do Corda/Presidente Dutra, estava um casal quando por volta das 21h desta quarta, um pneu estourou e o condutor perdeu o controle do veículo que bateu na mureta da ponte que divide os municípios de Barra do Corda e Tuntum. O caminhão caiu em um açude a aproximadamente 250 metros distante da batida inicial. As equipes do SAMU e Polícia Militar foram acionadas para o local. Segundo as últimas informações, o casal está fora de perigo.

Líderes extrativistas são assassinados em emboscada no Pará

Nesta na última terça-feira (24), dois líderes extrativistas foram assassinados em Nova Ipixuna, no Pará. José Cláudio Ribeiro da Silva, conhecido como Zé Castanha, e sua esposa Maria do Espírito Santo da Silva foram emboscados por pistoleiros em uma estrada.


O casal era líder dos assentados do Projeto Agroextrativista Praia Alta da Piranheira, onde vivem cerca de 500 famílias. Eles vinham sendo ameaçados de morte por madeireiros e carvoeiros há anos. No entanto, mesmo tendo denunciado as ameaças sofridas a autoridades nacionais e internacionais, nunca receberam proteção.


José Cláudio e Maria do Espírito Santo também eram integrantes do Conselho Nacional de Populações Extrativistas (CNS), ONG fundada por Chico Mendes, e lutavam pela preservação das florestas na Amazônia. Os camponeses viviam e produziam de forma sustentável em um lote de aproximadamente 20 hectares, dos quais 80% eram de floresta preservada.


O casal chegou a informar ao Ministério Público Federal de Marabá nomes de madeireiros de Jacundá e Nova Ipixuna que faziam pressão sobre os assentados e invadiam suas terras para retirar madeira ilegalmente.


As denúncias foram encaminhas à Polícia Federal e ao Ibama. Um inquérito foi aberto para investigar várias madeireiras da região e algumas vistorias chegaram a ser feitas pelo Ibama, que detectou a extração ilegal de madeira e interditou algumas serrarias.



Morte anunciada


Em nota, organizações e movimentos sociais do Pará manifestaram sua tristeza e revolta com a morte dos dois extrativistas. “Não bastasse a ameaça ser um martírio a torturar aos poucos mentes e corações revolucionários, ainda temos de presenciar sua concretude brutal?”, protestam.


Em um vídeo gravado recentemente, o líder camponês falava sobre as ameaças que vinha recebendo. “A mesma coisa que fizeram no Acre com Chico Mendes, querem fazer comigo. A mesma coisa que fizeram com a irmão Dorothy, querem fazer comigo. Eu posso estar hoje aqui conversando com vocês, daqui a um mês vocês podem saber a notícia que eu desapareci”, alertava Zé Castanha.


A presidenta Dilma Roussef determinou que o ministro Gilberto Carvalho, da secretaria-feral da Presidência da República, acompanhe as investigações dos assassinatos.


O Ministério Público Federal enviou ofício para a Polícia Federal pedindo que também acompanhe as investigações.


A Polícia Civil do Pará ainda não tem pistas dos assassinos e dos mandantes do crime. Zé Castanha teve uma de suas orelhas arrancada, podendo ter sido levada como prova do “serviço executado”, conforme informações da Comissão Pastoral da Terra (CPT).


Do Jornal Correio do Brasil

Cordino fará estreia na Copa União contra o Sampaio

A II Copa União de Futebol Profissional será disputada pelas oito equipes que participam do campeonato estadual. O Cordino fará sua estreia contra o Sampaio Corrêa, dia 28 de julho, no Estádio Nhozinho Santos. A Onça enfrenta na 2ª rodada o Moto Club também em São Luís, dia 31.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Polêmica : "Juízo final'" tem nova data

Radialista evangélico dos EUA aponta nova data para 'Juízo Final'

STEVE GORMAN - REUTERS




LOS ANGELES - O radialista evangélico norte-americano cuja profecia do Dia do Juízo Final não se cumpriu no último sábado explicou com simplicidade nesta terça-feira, 24, o que deu errado: ele cometeu uma "falha de cálculo".

Em vez de o mundo terminar fisicamente no dia 21 de maio com um grande terremoto cataclísmico, como ele tinha previsto, Harold Camping, de 89 anos, disse que agora acredita que sua previsão esteja se realizando "espiritualmente" e que o apocalipse concreto vai ocorrer cinco meses após a data inicialmente prevista, ou seja, em 21 de outubro.

Camping, que tinha iniciado uma contagem regressiva para o Dia do Juízo final, levando alguns seguidores a gastarem as economias de suas vidas inteiras na expectativa de serem arrebatadas para o céu, divulgou a correção durante uma participação em seu programa de rádio "Open Forum", transmitido desde Oakland, na Califórnia.

'Sentimos muito'

A sede da rede Family Network, de Camping, que abrange 66 estações de rádio nos EUA, passou o fim de semana fechada, com uma placa sobre a porta dizendo "este escritório está fechado. Sentimos muito não termos podido receber você".

Em um discurso de 90 minutos, por vezes desconexo, que incluiu uma sessão em que ele respondeu a perguntas de repórteres, Camping disse que lamentava que o arrebatamento que ele tinha tanta certeza que aconteceria não ocorreu no sábado.

Mais tarde, refletindo sobre trechos da Bíblia, ele disse que lhe ocorrera que um "Deus misericordioso e compassivo" poupará a humanidade "do inferno sobre a Terra" por outros cinco meses, comprimindo o apocalipse físico em um período de tempo menor.

Mas ele insistiu que 21 de outubro sempre foi a data final de sua cronologia do Fim dos Tempos, ou, pelo menos, de sua cronologia mais recente. (Jornal O Estado de São Paulo).

Técnico da Onça fica na bronca



O técnico do Cordino, Paulo Sérgio Soares, está desapontado com alguns fatores que não contribuem em nada para com a equipe. O comandante do time de Barra do Corda, disse em um programa de TV local, que no Cordino tem pessoas que fazem a sua parte, mas infelizmente tem "alguns que brincam de fazer futebol", relata o treinador.

A bronca pode ter relação com o fato do time não poder contar com alguns reforços que viajaram para Bacabal e não tiveram suas situaçoes regularizadas a tempo para a partida.

O cordino está em penúltimo lugar com 9 pontos. A Onça enfrenta o São José, no próximo domingo, no estádio Leandrão.

Valéria apela ao governo para que restabeleça ordem em S. J. do Paraíso




As conseqüências de uma administração caótica que assolou o município de São João do Paraíso motivaram a deputada Valéria Macêdo (PDT) a fazer um apelo à governadora Roseana Sarney, na manhã desta terça-feira (23), para que o governo do Estado, dentro da sua competência, auxilie o prefeito interino a colocar em ordem serviços públicos básicos na cidade, como educação e saúde.

O prefeito de São João do Paraíso, Raimundo Galdino Leite, mais conhecido como “Boca Quente”, e o vice-prefeito Itamar Gomes de Aguiar foram afastados dos cargos pela Justiça no último dia 20 de maio, em acolhimento a uma ação de improbidade administrativa movida pelo Ministério Público.

Durante o discurso, Valéria Macedo destacou que o Judiciário assentou sua decisão fundamentada em “fatos gravíssimos,” envolvendo malversação de dinheiro púbico, falsificação de processo de licitação, desvio dos repasses do SUS e do FUNDEB. Além disso, a Controladoria Geral da União e a Polícia Federal, durante a operação Usura, também identificaram vários ilícitos penais, que resultaram nas prisões do prefeito e do vice-prefeito e de outras pessoas envolvidas.

Na avaliação de Valéria Macedo a questão política do município está provisoriamente resolvida, visto que o prefeito e o vice-refeito foram afastados dos cargos e, por força de decisão judicial, assumiu o presidente da Câmara Municipal, o vereador Sebastião Rocha, mais conhecido como Dão.

Porém, segundo a deputada, as conseqüências da má gestão não se dissiparam com a decisão judicial, assim, é imprescindível o incentivo do Governo do Estado no sentido de ajudar o prefeito interino a colocar o município em ordem, principalmente com relação à reativação de serviços públicos básicos. “Um mais um é sempre mais que dois”, disse, repetindo uma frase poética.

“Na área de saúde, por exemplo, é indispensável a aquisição de uma ambulância para que os pacientes possam ser transportados ao menos até Porto Franco [município polo], pois em São João do Paraíso não funciona nem serviços de atenção básica de saúde”, relatou.

EDUCAÇÃO

Outro problema grave apontado por Valéria Macedo foi com relação à educação. Ela disse que além de ter uma estrutura precária e sofrer com a falta da merenda escolar, este setor sofre pelo descumprimento do calendário letivo.

“Há crianças fora da escola, sem aulas, devido à sucessiva greve de professores em protesto à falta de pagamento de salários. As escolas não têm nem as condições mínimas de funcionamento; sem merenda escolar, sem material didático, sem nada. O que funciona decorre da bravura de alguns professores, que vão à sala de aula fazer o seu papel”, declarou Valéria Macedo.

Valéria Macedo também pediu a sensibilidade do Poder Judiciário com relação à situação político-jurídica de São João do Paraíso. Ela afirmou que a população hoje vive apreensiva, com medo de um eventual retorno do prefeito Raimundo Galdino, pois o processo ainda não esgotou todas as instâncias judiciárias.

“Isso [a recondução do prefeito] seria um desastre para a sociedade e escarno para as instituições políticas e jurídicas e com o Ministério Público, a Câmara Municipal e a Controladoria Geral da União e a própria Policia Federal”, avaliou Valéria Macedo.

Em aparte, o deputado Hélio Soares lembrou que foi a governadora Roseana Sarney quem sancionou o projeto de lei que criou o município de São João do Paraíso, razão pela qual sempre dedicou atenção ao município. “Agora a governadora não pode intervir no município com relação à administração do prefeito. Os municípios são independentes, são poderes e são constituídos e tem sua representatividade escolhida pelo povo”.

REBATE

Também em aparte, o deputado César Pires se contrapôs às palavras de Hélio Soares. Primeiramente ele elogiou a perfeição com que Valéria Macedo construiu o seu discurso e avaliou que em nenhum momento ela passou a impressão de que estava pedindo a intervenção administrativa do Estado no Município, em desrespeito a autonomia político-administrativa de cada ente federativo.

“O que a senhora quer, na verdade, é que os tentáculos do Governo, nas varias esferas das necessidades públicas, sejam ali alocados, em caráter emergencial”, declarou César Pires.

Para César Pires, Valéria Macedo cumpriu com o seu papel de representante do povo quando trouxe à tribuna da Assembleia não só as mazelas que angustiam a população, mas principalmente pediu ao Governo do Estado que dê a colaboração necessária para amenizar os problemas.

Valéria Macedo agradeceu as palavras de César Pires a declarou que ele interpretou com exatidão o seu pronunciamento.

Agência Assembleia

terça-feira, 24 de maio de 2011

Amistoso: Atalanta e Tigres empatam

O amistoso realizado pela equipe do Atalanta no ultimo sábado em Presidente Dutra terminou empatado em 2 a 2, o Azul e Negro não conseguiu mostrar o bom futebol que realizou diante do Cordino, perdemos varias oportunidades e ao termino da partida saiu de bom tamanho para o Tigres, o treinador Chiquinho não contou com o zagueiro Lydyogley lesionado nem com o Atacante Frank que preferiu ir pra uma vaquejada em Graça Aranha ( só em Tuntum que existe fatos como este ), o Atalanta contou com a participação de Zé Riba um bom meio campista que até pouco tempo atuava pela equipe do Cordino um jogador de boa movimentação e bons passes. A boa notícia é que o Jogador Romeu está próximo de acertar sua volta a equipe do Atalanta. Depois do amistoso de sábado, na cidade de Presidente Dutra, o técnico Chiquinho resolveu dar folga aos jogadores do Atalanta na segunda-feira, e retornou nesta terça-feira aos treinos. O Presidente Genislon Araujo vai para São Luís nos próximos dias para obter informações sobre o Campeonato Maranhense da Segunda Divisão 2011 e sub-18.

Genilson Araújo

Cordino consegue empate fora de casa

Em partida isolada válida pela 15ª rodada do estadual maranhense, Bacabal e Cordino empataram em 2 a 2, no estádio Correão na cidade de Bacabal. O empate não mudou em nada para os times em relação a classificação do campeonato, o Cordino permanece em sétimo lugar e o Bacabal em oitavo, a diferença de um ponto continua.

Sem Casão é hora de PC - O destaque do time de Barra do Corda foi o atacante Paulo César que marcou os gols da equipe, ele agora terá a missão de ser o homem gol do Cordino, pois o artilheiro Casagrande foi para o futebol goiano. O Cordino mantém a boa peformance de ser a única equipe a ter marcado gols em todos os jogos disputados até aqui neste estadual.

O próximo adversário do Cordino é o São José. A partida será domingo, às 16h, no estádio Leandrão.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Barra-cordense brilha no acesso do Trairiense-CE


Maranhão ao lado do goleiro. Foto: Ronaldo Déber


O zagueiro Barra-cordense Paulo Maranhão, foi um dos destaques do Trairiense-CE, que disputará a elite do cearense em 2012. O Trairiense venceu o Maracanã pelo placar de 1 a 0, neste domingo, em partida realizada no estádio Antônio Cruz, em Fortaleza, válida pela penúltima rodada do Campeonato Cearense da Segunda Divisão de 2011. O único gol do jogo foi assinalado por Luquinha aos dez minutos do segundo tempo.

A partida foi bastante movimentada, com o Trairiense sempre buscando o gol, já que o empate para o Maracanã era o suficiente para garantir a classificação, por outro lado, a Lagosta Mecânica sabia que se não vencesse hoje, teria um missão um pouco mais complicada, na última rodada, mesmo jogando em casa, diante de sua torcida, contra uma equipe que luta contra o rebaixamento.

Com isso, o Trairiense criou as melhores chances de gol, e até conseguiu balançar as redes antes do gol de Luquinha, mas a arbitragem anulou o gol, marcando impedimento. Pouco depois, Luquinha mandou no canto do goleiro adversário e fez a festa da torcida do Trairiense que se fez presente ao Antônio Cruz.

Por outro lado, a torcida do Maracanã também em grande número continuava a apoiar a equipe, que até tentou, mas não conseguiu o empate. Final de jogo, 1 a 0 para o Trairiense. A Lagosta Mecânica conquista em sete anos de história, vaga na elite cearense pela primeira vez. O Maracanã ainda segue perto em busca de apenas um ponto na última rodada.

Com o resultado, o Trairiense chegou aos 42 pontos, passou o Maracanã, que segue com 40, e confirmou o acesso. Já o Maracanã segue ameaçado pelo Crateús, em terceiro com 37 pontos. No entanto, o Maracanã precisa de apenas um empate contra o Uniclinic, no Antônio Cruz. Já o Crateús tem que vencer o Juazeiro, no Juvenal Melo, em Crateús, e torcer para o Maracanã perca.

Enquanto isso, o Trairiense receberá o Tauá, que luta contra o rebaixamento, no estádio Barrosão, em Trairi, prometendo uma grande festa para conseguir o título da competição. Já que ainda pode ser ultrapassado pelo Maracanã. Ambos os jogos serão no próximo domingo, às 16h.

Campeonato Cearense da Segunda Divisão - 2011 - 21ª Rodada
Ficha Técnica
Maracanã 0x 1 Trairiense
Data: Domingo, 22 de maio de 2011
Local: Estádio Antonio Cruz, em Fortaleza/CE
Horário: 16h00
Árbitro: Cleuton Lima
Assistente 01: João Lucas
Assistente 02: Samuel Oliveira
4º Árbitro: Everton Cortez

Maracanã - Alexandre, Guto (Gilberto), Ricardo Jeferson e Robertinho: Nom (Dudé), Renan, Caio e Rafinha: Didi Cearense e Canga (Paulinho).
Técnico: Jorge Veras

Trairiense - Aloísio, Wescley (Marcelo), Glauber, Paulo Maranhão e Marcio Silva: Lázaro, Luquinha, Tita e Gildásio: Batata (André) e Joãozinho (Bibi).
Técnico: Jorge Pinheiro

Ronaldo Déber

Casagrande se apresenta no Jataiense-GO


Casagrande. Foto: Ivan Silva

O atacante Casagrande se apresentou no Jataiense-Go, equipe pela qual disputará a divisão de acesso do Goianão. O jogador de 1,90m, foi destaque do Cordino no campeonato maranhense, onde saiu como artilheiro do time com cinco gols. Casagrande será comandado por Luis Carlos Winck, que inclusive já treinou o Bacabal. A divisão de acesso do Goianão começa dia 12 de junho. O Jataiense recebe na estréia o Rio Verde.

Homicídios marcam o fim de semana na Barra

O domingo, foi marcado por dois homicídios em Barra do Corda, um no bairro Tresidela e outro no bairro Altamira. Os crimes aconteceram por volta das 21h e 21h30, respectivamente. O primeiro aconteceu na rua Rio Xingu, no bairro Tresidela, onde segundo informações, uma pessoa teria chegado na residência da vítima identificada como Amaro, de aproximadamente 60 anos, e dado um tiro contra a mesma entre um olho e outro. O outro crime aconteceu na rua Antonio Leite Brasil, na Altamira, onde informações dão conta de que dois homens teria chegado em uma motocicleta, e acabaram chamado a vítima que era conhecida pelo apelido de Fanta, este estava em seu estabelecimento comercial e recebeu cerca de três disparos de arma de fogo. Em ambos os casos até o momento não se tem pistas dos autores dos homicídios. As investigações estão a cargo da Polícia Civil.

domingo, 22 de maio de 2011

Sampaio segue para o bicampaeonato estadual


O Sampaio Corrêa venceu o clássico Mamará e deu um largo passo para conquistar o bicampeonato maranhense de futebol. O Tricolor da Ilha goleou o MAC por 4 a 1, confirmando seu favoritismo para a conquista. Os gols do Sampaio foram marcados por Célio Codo (2), Marcos Viníus e Thiago Miracema, enquanto que Edgar fez o gol de honra do Bode Gregório.

O Sampaio lidera o estadual com 23 pontos, e só depende de si para faturar a competição. O Santa Quitéria venceu o São José por 2 a 0, e chega aos 18 pontos, na vice-liderança.

Nesta segunda 23, Bacabal e Cordino se enfrentam no Correão, em Bacabal.

Cordino Série B: Competição terá sósia Espanhol

O Campeonato Cordino da Séria B, terá início no próximo dia 4, de junho. Após reunião, ficou definido a participação de 35 equipes na competição que promete ser uma das mais equilibradas dos últimos anos. Uma das novidades desta segundona é a participação do estreante Barcelona, da comunidade da Agrovila dos Currais. O sósia do time espanhol foi fundado recetemente e fez seu jogo de estréia em partida amistosa contra o Araticum, terminando com o empate de 1 a 1.

A segundona é organizada pela Liga Esportiva de Barra do Corda, com o apoio da secretaria de Esportes do município. A Liga ainda não divulgou a tabela da competição.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Flávio Dino está focado em 2014




O ex-deputado federal Flávio Dino disse na noite desta quinta-feira (19), durante a solenidade de filiação de novas lideranças ao PCdoB, ocorrido na sede do partido, que depois de concorrer os dois últimos pleitos, o projeto maior agora é disputar as eleições para o governo do Estado em 2014. Dino definiu seu futuro político como “uma equação que não será solucionada neste momento”.

“Esta decisão não vai ser tomada agora, não vou dar essa resposta sozinho, resposta esta de muita responsabilidade. Temos que olhar para os desafios da frente com o objetivo grande de ganhar a eleição de 2014, percorrendo o caminho da firmeza, da coragem, da força e da determinação”, disse o comunista.

Derrotado por uma diferença de 0,08% (oito centésimos) para a atual governadora Roseana Sarney, obtendo 859.402 votos, Flávio Dino voltou a reafirmar que esta foi a última eleição que a oligarquia venceu no Maranhão. “Acabou a hora do perder ganhando, é hora do ganhar ganhando; a nossa grande batalha é em 2014”, asseverou.

O ex-deputado ressaltou que é necessário compreender o momento político com o sentimento de que o Maranhão, além de São Luís, tem outros 216 municípios. “Não podemos esquecer que quase um milhão de pessoas depositaram suas esperanças em nossos ombros”, lembrou Flávio, ao declarar que a eleição para a Prefeitura de São Luís no próximo ano não está em primeiro plano.

No ato de filiação dos novos comunistas estiverem presentes os deputados Rubens Jr. (PCdoB), Marcelo Tavares (PSB) e Eliziane Gama (PPS), o vereador Fernando Lima (PCdoB) e o suplente Geraldo Castro, o suplente de deputado Luciano Genésio (PCdoB), o presidente do Diretório Municipal do PCdoB, jornalista Marcio Jerry, o presidente estadual do PPS Paulo Matos, além de várias lideranças dos movimentos sociais do Estado.

John Cutrim






Jornal ‘O Estado do Maranhão’ poderá ser decisivo na cassação de Roseana


Quando o ex- governador Jackson Lago resolveu passar em Codó, em abril de 2006, e comparecer àquele comício para o qual nem havia sido convidado, não imaginava que as imagens ali capturadas por filmadoras pudessem vir a ser fator decisivo para cassar-lhe o mandato menos de dois anos depois.


A exibição do vídeo no plenário do Tribunal Superior Eleitoral, com o então governador José Reinaldo assinando um convênio em praça pública, teve um simbolismo crucial para cassar o mandato de Jackson. Em política, seja na busca do voto, seja num processo eleitoral, o simbolismo dos fatos, às vezes, é mais importante do que os próprios fatos.


Quatro anos depois do evento Codó, como ficou conhecido o comício realizado pelo então prefeito Biné Figueiredo, com as presenças do governador Zé Reinaldo e seu candidato, Edson Vidigal, Roseana Sarney poderá sofrer o efeito devastador do simbolismo de um fato.


No dia 08 de junho de 2010, uma terça-feira, o jornal O Estado do Maranhão, de propriedade da governadora Roseana Sarney (que integra sua declaração de bens entregue à justiça eleitoral), estampou na coluna mais lida do matutino, “Estado Maior”, o seguinte:


Riscos

Prefeitos e deputados mostram insatisfação, mas reconhecem que a governadora Roseana Sarney tem razão quando mostra os riscos de assinar convênios em período eleitoral. O pedetista Jackson Lago perdeu o mandato exatamente por ter sido beneficiado pela liberação de convênios, em 2006, pelo então governador José Reinaldo Tavares (PSB), em pleno período vedado pela Legislação Eleitoral. Aos mais afoitos, os líderes governistas têm pedido cautela.

Nesta nota, o jornal expressamente confessa que se Roseana fizer uso dos mesmos convênios eleitoreiros, que haviam cassado Jackson Lago, poderia ter o mesmo destino. Uma autêntica confissão de culpa por antecipação, pelo que havia de acontecer poucos dias depois da divulgação.


Muitos chegaram a acreditar no ar de probidade e elevado bom senso de Roseana, que não queria correr riscos de perder o mandato tal como Jackson. Era sinal de maturidade política e não-uso da máquina pública na cooptação de apoios para beneficiar sua candidatura. Não foram poucos os elogios a essa postura republicana da governadora.


No entanto, menos de uma semana depois, através de seu secretariado, a governadora Roseana Sarney deu início à farra alucinante de convênios eleitoreiros com toda espécie de entidades.


Foram realizados convênios com prefeituras, associação de beach socer, associação de moradores, clube de mães, etc, culminado com a assinatura de mais de mil convênios somente no mês de junho de 2010, sendo mais de quinhentos deles apenas no dia da convenção que homologou a candidatura de Roseana Sarney à reeleição, 24 de junho.


O processo de cassação de Roseana Sarney, movido pelo ex-governador Zé Reinaldo, tem como maior fundamento exatamente a farra de convênios feitos por Roseana, com liberação de cerca de 500 milhões de reais aos seus aliados. Por conta disso, a cúpula dos Leões e do Senado já começa a vislumbrar assombrações.


No processo contra Roseana Sarney, as provas dos abusos são contundentes. Verifica-se, por exemplo, que alguns órgãos do Governo do Estado usaram simplesmente todo seu orçamento de 2010 somente para realizar convênios no mês de junho de 2010, três meses antes da eleição, que garantiriam a reeleição da governadora.


Nos bastidores, sabe-se que o morubixaba José Sarney já contactou o ex-ministro do STF, Sepúlveda Pertence, para acompanhar o caso devido ao calhamaço de provas dos abusos dos convênios.


O ex-ministro foi o advogado de Roseana que, da tribuna do TSE, condenou de forma arrasadora os convênios feitos em 2006, que teriam beneficiado Jackson Lago. Agora o mesmo Sepúlveda terá de achar argumentos bastante convincentes para defender que apenas Roseana Sarney poderia celebrar convênios e não ter o mandato cassado.


Assim como o “evento Codó” foi o calvário e crucificação de Jackson Lago, a coluna Estado Maior, do jornal Estado do Maranhão, com sua nota desavisada e ingênua, poderá decretar o destino de Roseana à cassação do mandato. Com um agravante: a confissão de culpa partiu de dentro da casa da própria governadora, antecipada, e de um dos seus vários veículos de comunicação.


Um renomado advogado de Brasília, com doutorado em direito eleitoral, foi ouvido pelo blog e afirmou: “jamais Roseana poderia usar do mesmo instrumento que levou à cassação de Jackson Lago, pois sabia do grande risco que correria”. Risco esse reconhecido, talvez até involuntariamente, pelo jornal da própria governadora dias antes de iniciar a farra de convênios.


Será que a nota publicada no Estado Maior era uma espécie de profecia?


John Cutrim

Artilheiro do Cordino disputará a Série B do Brasileirão

O grande destaque do Cordino ano passado e neste primeiro semestre de 2011, o atacante Casagrande está indo para o Goiás, equipe na qual dispurá o Brasileiro Série B. O jogador foi revelado pelo Cordino, onde ano passado foi vice-artilheiro da equipe na Série B Maranhense com cinco gols e um dos responsáveis pelo acesso do time de Barra do Corda. No início deste ano, Casagrande foi negociado com o Botafogo-PB e acabou voltando por empréstimo ao Cordino para o estadual maranhense, onde ele sai como o principal artilheiro do time com cinco gols. Segundo as últimas imformações, o jogador já teria assinado contrato com o Goiás, e a apresentação do atleta é aguardada para esta sexta-feira.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Por causa das chuvas, casa desaba no Centro da Barra





Em virtude das chuvas que caem na Barra, uma casa desabou no início da manhã desta quinta, no Centro da cidade. A residência que veio a desabar fica localizada na rua Isaac Martins, no Centro, esta referida casa fica ao lado da residência do maestro Joaquim Bilio. Segundo informações, dois irmãos estavam no interior de casa e por sorte ambos estavam acordados e ao ouvirem os estalos, logo trataram de sairem do local.

Igor Lago assume presidência da Comissão Provisória do PDT




Em reunião realiza ontem na sede do PDT em São Luís, que durou cerca de seis horas, o filho do ex-governador Jackson Lago, médico Igor Lago, foi referendado como novo presidente da Comissão Provisória estadual da legenda. A homologação ocorrerá na próxima quinta-feira, dia 26, pela Executiva Nacional.

Após consenso dos membros da comissão formada para a escolha da nova direção da sigla, ficou decidido que Igor Lago ficará no comando do partido até a convocação da convenção para implantação do diretório estadual, que deve acontecer daqui há 4 meses, quando expira a validade da Comissão Provisória. O cargo, antes, era ocupado pelo pai, o ex-governador Jackson Lago.

Na reunião desta quarta-feira (18) estiveram presentes o ex-deputado federal Julião Amin e o suplente de deputado federal Weverton Rocha, o ex-deputado estadual Chico Leitoa, os deputados estaduais Carlinhos Amorim e Valéria Macedo, os prefeitos de Porto Franco Deoclides Macedo e de Santa Rita Hilton Gonçalo, e ainda Cândido Lima e Luis Carlos.

O deputado Camilo Figueiredo e Clodomir Paz estiveram ausentes. A presença do filho de Jackson Lago deve evitar os conflitos entre os vários grupos que hoje compõem o PDT maranhense.

John Cutrim

Conselho Tutelar: I Simpósio de combate a exploração sexual contra Crianças e Adolescentes




O Conselho Tutelar de Barra do Corda realizou o I Simpósio de combate a exploração sexual contra crianças e adolescentes. Para os participantes o tema merece a atenção de todos pelo fato de ser um problema que lamentavelmente está presente no dia-a-dia. A Conselheira Sileiva Pinto, alerta para um acompanhamento mais próximo por parte da família, pelo fato de alguns casos de pedofilia começarem dentro de casa, as vezes por um vizinho. "Pedimos para que todos estejam atentos e faça sua parte nessa luta", disse ela.

O evento aconteceu na Maçonaria, contando com a participação do Promotor de Justiça da Infância e Juventude Dr. Jorge Luis, Pastor Silvestre, vereador Erik Costa, Polícia Militar, alunos de várias escolas e representantes de outros segmentos da sociedade. Membros dos Conselhos de Mirador e Tuntum também se fizeram presentes.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Câmara de Imperatriz aprova Moção de Aplausos à deputada Valéria Macedo


Valéria Macedo


Fátima Avelino


Imperatriz – A Câmara de Vereadores de Imperatriz aprovou ontem (17) durante sessão ordinária Moção de Aplausos à deputada estadual Valéria Macedo (PDT), em reconhecimento a sua brilhante atuação em favor das causas da região tocantina, em especial pela reabertura do debate sobre a criação do estado do Maranhão do Sul, quando conseguiu aprovar recentemente na Assembleia Legislativa um requerimento criando a Comissão Especial de Redivisão Territorial e Política Demográfica do Maranhão.

A Moção, que é de autoria da vereadora Fátima Avelino (PMDB), recebeu a aprovação de todos os vereadores presentes na sessão e agora segue para a Assembleia Legislativa para o conhecimento daquela casa. "Não poderiamos deixar de reconhecer o importante papel que a deputada vem exercendo na defesa de nossa região e a sua brilhante idéia de reabrir a discussão sobre o Maranhão do Sul, sonho maior de nossa gente tocantina e sul maranhense", disse Fátima Avelino.

Ao tomar conhecimento da aprovação da Moção de Aplauso, Valéria Macedo agradeceu a vereadora Fátima Avelino e à Câmara de Imperatriz pelo gesto de reconhecimento públco do seu trabalho, afirmando que isso só lhe dá mais forças para continuar representando bem a região e cada vez mais atenta ás grandes causas do povo do Maranhão.

"Sinto-me honrada com esse gesto que só me dá forças para continuar lutando mais pela nossa região. Agradeço a vereadora Fátima e ao seus colegas da Câmara de Imperatriz, aproveitando para me colocar a disposiçãod e todos em nome das causas que nos unem em favor de nossa região tocantina e do Maranhão do Sul", completou Valéria.

Josué Moura

Festa da Colônia Barra-cordense terá animação dos FEVERS em Brasília

O empresário Gilson Pacheco pede a colaboração no sentido de que todos os amigos, conterâneos ou simpatizantes de Barra do Corda recebam convite para a festa da colônia barra-cordense em Brasília, na noite de sábado 28, no Guará-DF.
Aos que moram em outras cidades, entrem em contato para a recepção em Brasília.

Abaixo, o resumo da festa, que terá um brinde especial pelos 176 anos de Barra do Corda.

FESTA COLÔNIA BARRA-CORDENSE

Baile: com FEVERS e MATUSKELA
Dia: 28/05/011
Horário: 22h
Local: Salão de Múltiplas Funções - Guará
Ingresso: R$40,00 - INDIVIDUAL
Preço da cerveja R$3,00
Telefone para informação: 3382 3030

Sinproesemma emite Nota Oficial encerrando a Greve dos Professores


A informação é do presidente do Sindicato dos Professores do Estado do Maranhão, Júlio Pinhe. O Sindicato dos Professores do Estado do Maranhão (Sinproessema) decidiu, nesta manhã, (17), pelo fim da greve da categoria em todo o Maranhão. O anúncio foi feito pelo presidente do Sinproessema, Júlio Pinheiro, no programa Ponto Final, na rádio Mirante AM.


Segundo Júlio Pinheiro, o Sinproessema concordou com a proposta enviada, na última sexta-feira, dia 13, pelo governo do Estado. Em nota, a ser divulgada, ainda, hoje, o Sinproessema se manifestará junto à sociedade sobre o fim da paralisação que durou 78 dias, onde explicarão da retomada das aulas e de como a categoria irá conduzir o ano letivo.


De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproessema), no novo documento, o governo define o prazo de 60 dias para o envio do Projeto de Lei do Estatuto do Educador à Assembleia Legislativa, contatos a partir da publicação do acórdão do Supremo Tribunal Federal (STF), que julgou constitucional a Lei do piso salarial nacional do professor.


Também define o prazo até o mês de junho deste ano para fazer o pagamento dos valores descontados nos salários dos professores, “mediante compromisso da reposição integral de todas as aulas não ministradas no período da paralisação, obedecendo ao calendário escolar de 2011, que estabelece o término das aulas em 23/12/11″. Em relação ao retorno dos trabalhadores remanejados, o governo “assegura, de imediato, o retorno dos remanejados no período da paralisação”.


Quanto ao cumprimento da Lei do Piso, o governo mantém a proposta original de somente “colocar em prática o piso salarial da categoria determinado pelo Supremo Tribunal Federal, no prazo de até 30 dias, após o STF emitir o acórdão da sua decisão e o Ministério da Educação dar cumprimento ao disposto no art. 4º da Lei 11.738, de 16/7/2008″.


Veja a nota na integra:


NOTA OFICIAL


Em respeito à sociedade, o SINPROESEMMA vem a público comunicar que a categoria, em assembleias regionais, decidiu por maioria suspender a greve, após 78 dias de luta, enfrentando o terrorismo e o autoritarismo do atual governo do Estado.

Que a categoria manterá o estado de greve, podendo voltar a cruzar os braços, caso o governo não cumpra os compromissos assumidos nos prazos determinados para instituição de uma tabela salarial com base na Lei do Piso, aprovação e aplicação do Estatuto do Educador, abono das faltas, devolução dos salários descontados, manutenção dos grevistas em seus postos originais de trabalho e retirada da ação judicial contra a greve.

Educação de qualidade, só com Estatuto aprovado e Educador valorizado! A luta continua!

A DIREÇÃO

Fonte: Portal RG e SINPROESEMMA

PT da Barra: Antonio Soares X Paulo Lima

Com relação a nota do senhor Paulo Lima, tenho a informar o seguinte:
1. Não carrego cargo, portanto, não ASNO;
2. Não chafurdo em lama, portanto, não sou PORCO;
3. Minha mãe disse que não devemos conversar com DOIDOS;
4. Tchau, FUUUUUUUUUUUUUUUIIIIIIIIIIIIIIII

Antonio Soares

Filiado ao PT, membro do Conselho de Ética do Partido em Barra do Corda-MA

Brasília - DF

terça-feira, 17 de maio de 2011

Segurança: Polícia Militar já dispõe da TASER M26 na Barra




Nesta terça, foi realizada instrução sobre como os policiais deverão utilizar a pistola TASER M26 em Barra do Corda. A TASER é a Arma Não-Letal emissora de “ondas T” (forma de onda semelhante à onda cerebral), com ação direta sobre o sistema nervoso sensorial e sistema nervoso motor do oponente, de forma a paralisá-lo com menor possibilidade de dano em decorrência da ação da mesma, se comparada com uma arma de fogo. A arma TASER permite ao operador o controle total do tempo do disparo, podendo este tempo ser continuamente prolongado ou instantaneamente interrompido. A arma TASER dispara dardos com alcance de até 10,6 metros, através de cartucho propelido por nitrogênio - substância não-contaminante, não-tóxica, não-poluente, não-inflamável e não-explosiva. Para fins de segurança, a arma TASER dispõe de trava ambidestra e cada cartucho TASER possui trava de proteção. Para fins de registro e controle, a arma, e cada cartucho, TASER possui um número de série específico na parte externa e interna. Para fins de auditoria, por parte de autoridade fiscalizadora, a arma TASER armazena, em memória digital interna, a data e o horário dos disparos, sendo que o cartucho TASER, por sua vez, contém em seu interior “confetes identificadores” com o mesmo número serial do cartucho, de forma que este, ao ser deflagrado, libere os respectivos confetes na cena do disparo.
O Capital Ribeiro e o Tenente Nélson, explicaram passo a passo como devem ser todos os procedimentos quando do uso da TASER M26. A instrução aconteceu no Quartel do 5º BPM, e contou com a participação de 70 pessoas, dentra elas policiais militares, policiais civis e guardas municipal. Foram realizadas simulações de como o policial portador da TASER deve agir contra o individuo infrator. O 5º BPM recebeu cinco pistolas que já poderá ser utilizada caso seja necessário.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Novos Municípios: Povoados da Barra querem emancipação




Neste final de semana, várias comunidades do município de Barra do Corda, estiveram reunidas com seus municípes com o objetivo de trabalharem por suas emancipações. No Povoado Barro Branco, a reunião aconteceu no inacabado ginásio de esportes, contando com a presença da vereadora Graça do Dilamar (DEM), professor Benones, Dr. Dilamar Filho, Sr. Barranova e representantes dos mais variados segmentos da comunidade Barro Branquense. A população compareceu em bom número e todos foram unânimes pela emancipação. Na oportunidade foi criada uma comissão que terá a missão de visitar outros povoados e fartalecer a ideia da emancipação. Todos os presentes assinaram um abaixo-assinado que se estenderá a outras comunidades vizinhas que engloba a área já mapeada do Barro Branco, que inclusive já solicitara sua emancipação anteriormente no ano de 2003.


Ocorreram também reuniões tratando do mesmo tema nos Povoados de Cajazeira-BR e Três Lagos do Manduca.

Valéria Macedo pede benefícios para Ribamar Fiquene e Sítio Novo




A deputada Valéria Macedo (PDT) apresentou Indicações à Mesa Diretora da Assembleia solicitando à governadora Roseana Sarney a implantação de Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água (poço artesiano) nos povoados Brejão e Jaboti, no município de Ribamar Fiquene, e a construção de Feira Coberta, em Sítio Novo.

Segundo a deputada, os povoados Brejão e Jaboti, respectivamente, situados a 30 km da sede, com 60 famílias; e a 35 km, com 50 famílias, necessitam urgentemente desse bem público, pois seus moradores são obrigados a utilizar água de rios, açudes e igarapés, impróprias para o consumo humano. “Portanto, é de considerável importância para aqueles povoados, haja vista que contribuirá para uma relevante melhora das condições de vida e saúde de seus habitantes, a implantação desses benefícios”, explicou Valéria Macedo.

Já a construção da Feira Coberta, de acordo com a deputada, vai beneficiar uma população estimada em 17 mil habitantes, assegurando condições sanitárias e de higiene adequadas para a conservação e comercialização de alimentos aos moradores daquele município.

“Tal solicitação visa, também, propiciar conforto aos consumidores e menos transtornos aos feirantes, dotando-a de condições de higiene, segurança e dignidade para aqueles dela vivem”, justificou Valéria Macedo.


Da Assessoria